Blucher Social Sciences Proceedings
XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas
XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas
Imagens e oralidades: relações transversais de diferentes formas de linguagem
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PODCAST: UMA PROPOSTA DE DESCRIÇÃO POR MEIO DE PADRÕES DE METADADOS
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ANÁLISE DA CLASSIFICAÇÃO APLICADA A DOCUMENTOS FOTOGRÁFICOS EM INSTITUIÇÕES DO PARANÁ
ANALYSIS OF CLASSIFICATION APPLIED TO DOCUMENTS IN PHOTOGRAPHIC PARANÁ INSTITUTIONS
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PDF - p-42-52 -
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A FOTOGRAFIA NA COMPOSIÇÃO DO INVENTÁRIO: ESTUDO DE CASO NO MUSEU HISTÓRICO DE LONDRINA
PDF - p-61-72 -
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O PROCESSO DE CATALOGAÇÃO DE COLEÇÕES ESPECIAIS: MOEDAS EM BIBLIOTECAS
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PDF - p-89-98 -
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JUVENTUDES: UM CLICK, UMA IMAGEM; VÁRIOS CLICKS UMA ETNOGRAFIA
PDF - p-99-110
Mídias, Cultura Visual e Imaginação Social
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O MITO DO HERÓI EM ZIGGY STARDUST
PDF - p-111-120 -
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INTERPRETAÇÕES SOBRE O FUNCIONÁRIO GREVISTA NA MÍDIA LOCAL
PDF - p-121-131 -
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A REPRESENTAÇÃO IMAGÉTICA DO PODER JUDICIÁRIO NA IMPRENSA REPUBLICANA BRASILEIRA (1930-1945)
PDF - p-132-143 -
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POR UMA CRÍTICA FENOMENOLÓGICA DA IMAGEM TÉCNICA DA PUBLICIDADE: O PROBLEMA DA ATENÇÃO
PDF - p-144-152 -
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PDF - p-153-166 -
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PDF - p-167-177 -
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INDÚSTRIA CULTURAL, MÍDIA E EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DO PENSAMENTO INFANTIL
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A CONSTRUÇÃO DO ETHOS EM SHREK 2 (2004): O HUMOR EM CENAS ENUNCIATIVAS
PDF - p-188-196 -
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OS IMPACTOS DA INDÚSTRIA CULTURAL E CONSUMO NA INFÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE O BRINCAR TECNOLÓGICO
PDF - p-207-213 -
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ALTERIDADE RADICAL: A DESTRUIÇÃO DA FIGURA HUMANA NAS REPRESENTAÇÕES DO CINEMA EXTREMO DE HORROR
PDF - p-214-223 -
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PDF - p-224-231 -
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INFÂNCIA, MÚSICA E EXPRESSIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PONTUAÇÕES NECESSÁRIAS
PDF - p-232-240 -
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PDF - p-241-250 -
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O EXTERMÍNIO DA JUVENTUDE DA PERIFERIA SOB O OLHAR DA MÍDIA
PDF - p-251-260 -
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PDF - p-261-269 -
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CONTEMPORARY FAMILY AND THE ABSENCE OF PRIVACY: A STUDY ON THE TEENAGERS EXPOSURE ON SOCIAL NETWORKS
PDF - p-270-280 -
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LUTA LIVRE NOS FILMES: CONCEPÇÃO, SIMILARIDADE E JUSTIÇA
PDF - p-281-292
Desafios na Formação Inicial e Continuidade do Professor Pesquisar nas Ciências Humanas
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ENCONTRO DO PIBID DA UEL: INTERDISCIPLINARIDADE, REFLEXÕES E A FORMAÇÃO DOCENTE
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PDF - p-312-320 -
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FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
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FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE O PROJETO DOCÊNCIA COMPARTILHADA
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As múltiplas dimensões das migrações contemporâneas e suas interfaces
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PDF - p-363-366 -
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IDENTIDADE E LUGARIDADES: A ONTOLOGIA DO SER MIGRANTE
PDF - p-367-376 -
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A IMIGRAÇÃO HAITIANA EM SANTA CATARINA: FASES E CONTRADIÇÕES DA INSERÇÃO LABORAL
PDF - p-377-388 -
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MIGRAÇÃO E POBREZA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES PARA O BRASIL (1995-2014)*
PDF - p-389-403 -
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PDF - p-416-429 -
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MIGRAÇÕES “RURAIS-URBANAS” PERMANENTEMENTE TEMPORÁRIAS NO CONTEXTO DO AGRONEGÓCIO PAULISTA
PDF - p-430-441 -
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OS REFUGIADOS: CONSIDERAÇÕES ARENDTIANAS E A ATUAL EXPERIÊNCIA
PDF - p-442-454 -
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PDF - p-455-464 -
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PDF - p-465-478 -
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MIGRAÇÕES CONTEMPORÂNEAS: REPRESENTAÇÕES E SENTIDOS DO DESENVOLVIMENTO E DA COOPERAÇÃO
PDF - p-479-487 -
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PDF - p-488-499
Educação e letramentos digitais
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MULTILETRAMENTOS NAS REDES SOCIAIS: O PAPEL DOS EMOTICONS NO PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO
PDF - p-500-509 -
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TIC SOBRE GEOLINGUÍSTICA: UM ROBÔ ACIONADO POR TEXTO E VOZ
PDF - p-510-519 -
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AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
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MULTILETRAMENTOS EM PERSPECTIVA: O INFOGRÁFICO WEB COMO RECURSO DIDÁTICO
PDF - p-531-541 -
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O PROFESSOR NO DISCURSO DE DOCENTES DE ENSINO A DISTÂNCIA
PDF - p-542-552 -
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Deliberação, Políticas Públicas e Formação de Educadores
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PDF - p-562-572 -
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A CONSTRUÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E PROCESSO DELIBERATIVO EM PEQUENOS MUNICÍPIOS NO BRASIL
PDF - p-573-584 -
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PDF - p-595-604 -
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CARTOGRAFANDO AFETOS E APRENDIZADOS EM UMA ASSOCIAÇÃO CULTURAL AUTOGERIDA
PDF - p-605-615 -
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PEDAGOGIA DELIBERATIVA: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL
PDF - p-647-659 -
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Pensando Londrina: confguração urbana e seus habitantes
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PDF - p-670-681 -
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DESENVOLVIMENTO URBANO: O NEGRO NA CIDADE DE LONDRINA – PR
PDF - p-682-690 -
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PDF - p-691-705 -
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A PERCEPÇÃO DOS JOVENS RESIDENTES EM ÁREAS DE SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL SOBRE A POLÍCIA EM LONDRINA
PDF - p-706-717
Os caminhos e descaminhos do texto
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O PRIMEIRO CAPÍTULO DO FOLHETIM DE CONY NO JORNAL ALTERNATIVO O SOL (1967)
PDF - p-729-739 -
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TEXTUALIDADES CONTEMPORÂNEAS: HIBRIDISMO E EXÍLIO EM O ROMANCE DA MINHA VIDA, DE LEONARDO PADURA
PDF - p-740-747 -
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LEI MARIA DA PENHA: UM MEIO PARA COIBIR O DISCURSO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
PDF - p-748-756 -
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CONSTRUCAO DO DISCURSO AUDIOVISUAL NA REPORTAGEM TELEVISIVA
PDF - p-770-778 -
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GRAMÁTICA E ARGUMENTAÇÃO EM NASCE O POEMA, DE FERREIRA GULLAR
PDF - p-779-788 -
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O DISCURSO NA “LUTA PELA TERRA”
PDF - p-800-811 -
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ENTENDER DIREITO É UM DIREITO DE TODOS
PDF - p-812-822 -
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A ESCRITA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS E TEXTOS ACADÊMICOS: ACIMA DO BEM E DO MAL?
PDF - p-835-843 -
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PDF - p-844-851
Arte e sociedade
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A REPRESENTAÇÃO DO TRABALHADOR EM TEXTOS DRAMÁTICOS LONDRINENSES
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GEOGRAFICIDADE E O “EDIFÍCIO MASTER”, DE EDUARDO COUTINHO: BUSCANDO ALGUNS CAMINHOS
PDF - p-863-870 -
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CRÔNICAS DA CIDADE: VIVÊNCIAS TRANS, DE GÊNEROS, DE TEATROS, DE TRÂNSITOS
PDF - p-871-879 -
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ENTRE OLHARES, TAMBORES E AFETOS: ISHINDAIKO
PDF - p-880-888 -
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O PAPEL DA FICÇÃO NO FILME ETNOGRÁFICO
PDF - p-889-896 -
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PDF - p-897-907 -
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PDF - p-908-914
Espaço, Tempo e Subjetividade
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HEIDEGGER E SLOTERDIJK SOBRE A NOÇÃO DE “ESPAÇO INTERIOR” EM RILKE
PDF - p-915-915 -
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O INTERIOR E O EXTERIOR EM WITTGENSTEIN
PDF - p-916-923 -
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O ESPAÇO E O TEMPO NA GEOGRAFIA DAS RELAÇÕES HUMANAS NA LITERATURA DE LIMA BARRETO
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UM ARGUMENTO A FAVOR DA NÃO JUSTIFICAÇÃO DAS CRENÇAS BASE
PDF - p-935-944 -
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HEIDEGGER E SLOTERDIJK SOBRE A NOÇÃO DE “ESPAÇO INTERIOR” EM RILKE
PDF - p-945-954 -
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UM OLHAR HUMANO SOBRE A SUBJETIVIDADE, RACIONALIDADE E CIÊNCIA
PDF - p-955-965 -
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ALGUMAS IMPLICAÇÕES METAÉTICAS ACERCA DA PERSPECTIVA DA SEGUNDA-PESSOA E DA FILOSOFIA MORAL KANTIANA
PDF - p-966-975 -
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OS NOVOS CONTORNOS DA LOUCURA NO ESPAÇO URBANO CONTEMPORÂNEO
PDF - p-976-982 -
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DOENÇA MENTAL E CINEMA: UMA ANÁLISE PSICOSSOCIAL
PDF - p-983-993
Expressões da cultura africana, afro-brasileira e indígena na arte e na educação
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PDF - p-994-1002 -
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A CONSTRUÇÃO DO ETHOS INDÍGENA POR JOSÉ DE ALENCAR
PDF - p-1003-1010 -
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AS PONTES CULTURIAS DE MARTINHO DA VILA: DISCURSO E CRIAÇÃO
PDF - p-1011-1019 -
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PDF - p-1020-1030 -
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O MEIO ELETRÔNICO COMO ESPAÇO DE FALA PARA MULHERES NEGRAS
PDF - p-1031-1038 -
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DESIGN EDITORIAL INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA
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PDF - p-1050-1062 -
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PDF - p-1063-1073
Trabalho, Classe Social e Movimentos Sociais
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REFLEXÕES SOBRE A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NA ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS/RJ.
PDF - p-1074-1084 -
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CONTROLE SOCIAL DEMOCRÁTICO: O PAPEL (OU A CONTRIBUIÇÃO) DOS ASSISTENTES SOCIAIS NO CMAS/RJ
PDF - p-1085-1095 -
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PDF - p-1096-1107 -
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PDF - p-1117-1129 -
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PDF - p-1130-1138 -
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MOVIMENTOS ULTRALIBERAIS NO BRASIL – “MOVIMENTO BRASIL LIVRE” E “VEM PRA RUA”
PDF - p-1139-1146 -
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PDF - p-1168-1178 -
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PDF - p-1179-1190 -
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A DIMENSÃO SERVIÇO NO TRABALHAR: UMA ANÁLISE CRÍTICA
PDF - p-1191-1201 -
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PDF - p-1202-1213
Memória e Sociedade
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MEMÓRIA, ESQUECIMENTO E ATUALIDADE: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA
PDF - p-1214-1222 -
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ARQUIVO DA JUSTIÇA DO TRABALHO DE LONDRINA E SUA IMPORTÂNCIA NOS AMBIENTES DE MEMÓRIA.
PDF - p-1223-1233 -
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MEMÓRIAS DO CANGAÇO: UMA REFLEXÃO SOBRE A MEMÓRIA, A HISTÓRIA E O CINEMA NO FILME O BAILE PERFUMADO
PDF - p-1234-1244 -
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A MEMÓRIA ORGANIZACIONAL COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO EM AMBIENTES ORGANIZACIONAIS
PDF - p-1245-1255 -
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MEMÓRIA PARA A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR
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A RELAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MANDAGUARI COM A COMPANHIA MELHORAMENTOS NORTE DO PARANÁ
PDF - p-1268-1274 -
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HISTÓRIA E MEMÓRIA: PROSTITUIÇÃO EM LONDRINA
PDF - p-1275-1284 -
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MEMÓRIA, AFETOS E PAIXÕES EM AULA DE INGLÊS DE LYGIA BOJUNGA
PDF - p-1285-1295 -
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MEMÓRIAS E NARRATIVAS HÍBRIDAS NO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO
PDF - p-1296-1306
Subjetividade e formação do leitor no Ensino Fundamental
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A LEITURA E A SUBJETIVIDADE NOS DOCUMENTOS OFICIAIS E NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
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A IMPORTÂNCIA DA SUBJETIVIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR
PDF - p-1318-1327 -
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LEITURA LITERÁRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: SUBJETIVIDADE NA FORMAÇÃO DO LEITOR
PDF - p-1328-1337 -
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PDF - p-1338-1349 -
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O TEXTO: ELEMENTO ARTICULADOR ENTRE O ADOLESCENTE E A CIDADANIA
PDF - p-1350-1359
Feminismo, Gênero e Educação
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PDF - p-1360-1371 -
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A PRESENÇA DOS ADOLESCENTES NA EJA: IMPLICAÇÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS
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PDF - p-1382-1392 -
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O GRANDE SILÊNCIO: INVISIBILIDADE E TRANSFEMINICÍDIO NO BRASIL
PDF - p-1393-1397 -
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MASCULINIDADES E FEMINISMO: UM PERCURSO DE (DES)IDENTIDADES NA CRÔNICA DE ELIANE BRUM
PDF - p-1398-1407
Ensino e aprendizagem de línguas/linguagens nas séries iniciais: demandas, desafios e possibilidades
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COMO TRABALHAR A CULTURA NAS AULAS DE ESPANHOL COM CRIANÇAS DE 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PDF - p-1408-1415 -
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PDF - p-1416-1427 -
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O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS VIA SEQUÊNCIA DIDATICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA
PDF - p-1428-1436 -
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PDF - p-1437-1447 -
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THE USE OF THE “GAME RULES” GENRE IN THE ENGLISH TEACHING FOR CHILDREN
PDF - p-1460-1471 -
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A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR COM BASE EM GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UMA PROPOSTA
PDF - p-1472-1484
Atitudes Linguísticas: disposições afetivas explícitas ou implícitas?
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ALÇAMENTO DAS VOGAIS POSTÔNICAS FINAIS /e/ E /o/ NAS CIDADES DE CURITIBA E LONDRINA
PDF - p-1485-1494 -
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TENDÊNCIAS DE REAÇÃO: A FAIXA ETÁRIA CONDICIONA AS CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS DOS FALANTES?
PDF - p-1495-1503
Ensino e pesquisa em Filosofia
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CAFÉ ARTE-FILOSÓFICO: UMA CRIAÇÃO DE ESPAÇO PARA O DEBATE INTERDISCIPLINAR
PDF - p-1504-1510 -
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NOVOS AMBIENTES PARA O ENSINO DE FILOSOFIA
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DA ÁGORA À ENCRUZILHADA: BLUES COMO INSTRUMENTO DE SENSIBILIZAÇÃO E CRIAÇÃO NO ENSINO DE FILOSOFIA
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NIETZSCHE, UMA REFLEXÃO A RESPEITO DO CURRÍCULO DE FILOSOFIA, EM SCHOPENHAUER COMO EDUCADOR
PDF - p-1531-1537 -
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QUANDO HÁ ARTE? APRENDIZADO ESTÉTICO EM WITTGENSTEIN
PDF - p-1538-1544 -
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PDF - p-1545-1554
Avaliação no contexto educacional: elemento provocador de mudança
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AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: QUAL O SIGNIFICADO EM SALA DE AULA?
PDF - p-1555-1565 -
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PDF - p-1566-1577
Leitura e escrita: teoria e prática da literatura em debate
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LUA NO VARAL, DE ANTONIO BARRETO E A FUNÇÃO HUMANIZADORA DA ARTE
PDF - p-1578-1585 -
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MODALIDADES DIDÁTICAS: A LEITURA EM VOZ ALTA DE TEXTOS LITERÁRIOS EM FOCO
PDF - p-1586-1595 -
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ESCRITA COLETIVA: POSSIBILITA AVANÇOS NA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA PELOS ALUNOS
PDF - p-1596-1604 -
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ESCREVER SEM SABER ESCREVER CONVENCIONALMENTE: A ESCRITA DO ALUNO EM FOCO
PDF - p-1605-1612 -
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LITERATURA JUVENIL E FORMAÇÃO DO LEITOR: ANÁLISE DA OBRA O RAPAZ QUE NÃO ERA DE LIVERPOOL
PDF - p-1624-1633 -
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HAROLD BLOOM E OSWALD DE ANDRADE: ANGÚSTIA DA INFLUÊNCIA VERSUS ALEGRIA ANTROPOFÁGICA
PDF - p-1634-1645 -
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LEITURA DE POESIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO LEITOR
PDF - p-1646-1655 -
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Religiosidades e identidades
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A RELIGIOSIDADE DO ASSISTENTE SOCIAL
PDF - p-1679-1687 -
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DO ALTAR ÀS RUAS: UMA ANÁLISE DO FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO NO BRASIL.
PDF - p-1688-1695 -
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A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NO DISCURSO RELIGIOSO
PDF - p-1707-1713 -
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REBELDIA DE UMA GERAÇÃO: O ZEN-BEAT ATRAVÉS DA LITERATURA DE JACK KEROUC.
PDF - p-1714-1720 -
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O SANTUÁRIO DE YAZILIKAYA: UM DEMARCADOR DA ETNICIDADE EM HATTI
PDF - p-1721-1731 -
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O SHOKONSAI COMO PROJETO IDENTITÁRIO
PDF - p-1732-1739 -
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PDF - p-1740-1748 -
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PDF - p-1749-1756
Humanidades, Estado e desafios didático-científico
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LUGARES DA PESQUISA E ENSINO NAS HUMANIDES NO SÉCULO XXI
PDF - p-1757-1779 -
Artigo - Open Access
PDF - p-1780-1788
O Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas é um eventocientífico de âmbito nacional, promovido pelo Centro de Letras e CiênciasHumanas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Paraná. Com ediçõesbianuais, consolida-se como espaço de atualização e divulgação da produçãoacadêmica nas áreas de Letras, Filosofia, Ciências Sociais e História, além depromover integração com áreas afins, como Geografia, Educação, Comunicação eArtes. Sua disposição interdisciplinar objetiva a interação entrepesquisadores, docentes e discentes por meio da promoção de práticascientíficas em contribuição com a mudança social.
A décima primeira edição do Seminário de Pesquisa emCiências Humanas (XI SEPECH) ocorreu entre os dias 27 e 29 de julho de 2016 sobo título Humanidades, Estado e desafios didático-científicos. Foi um momentooportuno para debater os desafios didático-científicos enfrentados tanto pelaadministração universitária quanto pelas práticas científicas em projetos depesquisa e experiências docentes em sala de aula, de forma reflexiva em relaçãoà comunidade e ao corpo discente.
O XI SEPECH contou com o apoio e recursos da FundaçãoAraucária, Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Paraná;Pró-reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Estadual de Londrina; do Fundode Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão da UEL (FAEPE); ITEDES - Instituto deTecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social; Departamentos e Colegiados deCurso do Centro de Letras e Ciências Humanas-UEL.
Objetivando uma análise institucional, ou seja, umaavaliação crítica das ações do Estado, durante as atividades do eventodestacaram-se a relação entre a liberdade intelectual e as políticasdelineadoras da Educação Superior, tanto para as licenciaturas quanto para osbacharelados. Já em relação ao espaço acadêmico, evidenciaram-se os desafiosparticulares das Humanidades, muitos deles derivados da relação com outrasáreas de conhecimento e das práticas interdisciplinares em sua relativa eficácia.
Com disposição para superação destes desafios, organizamosuma série de atividades, com destaque para Conferência de Abertura (27/07)proferida pela Profᵃ Maria Tarcisa da Silva Béga (UFPR) sobre “Humanidades,Estado e Cidadania”; bem como para a Palestra (28/07) sobre “Política Culturale os Planos de Cultura”, proferida pelo Prof. Antônio Rubim (UFBa). Tivemos aoportunidade de debater sobre a “Base Curricular Nacional e as Diretrizes paraas licenciaturas: políticas e formação de professores” em duas mesas-redondas;a primeira no dia 27/07, composta pelos docentes da UEL, Cristiano GustavoBiazzo Simon, Angela Maria de Souza Lima e Telma Gimenez; a segunda, no dia28/07, composta pelos docentes Antônio Edmilson Paschoal (UFPR), Paula Szundy (UFRJ)e Eliana Merlin Deganutti de Barros (UENP). As atividades se encerraram no dia29/07 com a mesa-redonda “Autonomia Didático-científica: as implicaçõescontemporâneas à liberdade intelectual na Universidade”. Naquele momento,pudemos ouvir o Prof. Pablo Ortellado (USP) sobre “A formação crítica daciência”, seguido do Prof. César Bessa (UEL) que falou sobre “A normatização daAutonomia das Universidades em face da Constituição Federal Brasileira”,acompanhados das análises do Prof. Marco Antonio Neves Soares (UEL).
Temos confiança no sucesso do evento, que contou com mais de600 participantes, vindos de mais de 35 Instituições de Ensino Superior, de 15estados do país. Cada participante teve a oportunidade de atualizar-se em temasespecíficos ao participar de minicursos, escolhidos dentre os 10 oferecidos.
Finalmente, é com satisfação que apresentamos aqui os Anaisdo XI SEPECH com os trabalhos completos apresentados nos 21 Grupos de Trabalho(GT).
Todos os autores assinaram termo de publicação declarandoineditismo e ausência de plágio nos artigos. Tanto o conteúdo, quanto asrevisões ortográfica e gramatical são de inteira responsabilidade dos autores.
Durante as três sessões dos GTs, os coordenadoresdedicaram-se em construir momentos de interação essenciais ao desenvolvimentocientífico e em convergência com o tema proposto nesta edição. Esperamos queesta publicação também cumpra com este objetivo, tornando-se referênciaatualizada para as áreas envolvidas.
Desejamos uma excelente leitura.
Prof. Fernando Kulaitis
Presidente da Comissão Científica
XI SEPECH, 2016
O Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas é um eventocientífico de âmbito nacional, promovido pelo Centro de Letras e CiênciasHumanas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Paraná. Com ediçõesbianuais, consolida-se como espaço de atualização e divulgação da produçãoacadêmica nas áreas de Letras, Filosofia, Ciências Sociais e História, além depromover integração com áreas afins, como Geografia, Educação, Comunicação eArtes. Sua disposição interdisciplinar objetiva a interação entrepesquisadores, docentes e discentes por meio da promoção de práticascientíficas em contribuição com a mudança social.
A décima primeira edição do Seminário de Pesquisa emCiências Humanas (XI SEPECH) ocorreu entre os dias 27 e 29 de julho de 2016 sobo título Humanidades, Estado e desafios didático-científicos. Foi um momentooportuno para debater os desafios didático-científicos enfrentados tanto pelaadministração universitária quanto pelas práticas científicas em projetos depesquisa e experiências docentes em sala de aula, de forma reflexiva em relaçãoà comunidade e ao corpo discente.
O XI SEPECH contou com o apoio e recursos da FundaçãoAraucária, Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Paraná;Pró-reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Estadual de Londrina; do Fundode Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão da UEL (FAEPE); ITEDES - Instituto deTecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social; Departamentos e Colegiados deCurso do Centro de Letras e Ciências Humanas-UEL.
Objetivando uma análise institucional, ou seja, umaavaliação crítica das ações do Estado, durante as atividades do eventodestacaram-se a relação entre a liberdade intelectual e as políticasdelineadoras da Educação Superior, tanto para as licenciaturas quanto para osbacharelados. Já em relação ao espaço acadêmico, evidenciaram-se os desafiosparticulares das Humanidades, muitos deles derivados da relação com outrasáreas de conhecimento e das práticas interdisciplinares em sua relativa eficácia.
Com disposição para superação destes desafios, organizamosuma série de atividades, com destaque para Conferência de Abertura (27/07)proferida pela Profᵃ Maria Tarcisa da Silva Béga (UFPR) sobre “Humanidades,Estado e Cidadania”; bem como para a Palestra (28/07) sobre “Política Culturale os Planos de Cultura”, proferida pelo Prof. Antônio Rubim (UFBa). Tivemos aoportunidade de debater sobre a “Base Curricular Nacional e as Diretrizes paraas licenciaturas: políticas e formação de professores” em duas mesas-redondas;a primeira no dia 27/07, composta pelos docentes da UEL, Cristiano GustavoBiazzo Simon, Angela Maria de Souza Lima e Telma Gimenez; a segunda, no dia28/07, composta pelos docentes Antônio Edmilson Paschoal (UFPR), Paula Szundy (UFRJ)e Eliana Merlin Deganutti de Barros (UENP). As atividades se encerraram no dia29/07 com a mesa-redonda “Autonomia Didático-científica: as implicaçõescontemporâneas à liberdade intelectual na Universidade”. Naquele momento,pudemos ouvir o Prof. Pablo Ortellado (USP) sobre “A formação crítica daciência”, seguido do Prof. César Bessa (UEL) que falou sobre “A normatização daAutonomia das Universidades em face da Constituição Federal Brasileira”,acompanhados das análises do Prof. Marco Antonio Neves Soares (UEL).
Temos confiança no sucesso do evento, que contou com mais de600 participantes, vindos de mais de 35 Instituições de Ensino Superior, de 15estados do país. Cada participante teve a oportunidade de atualizar-se em temasespecíficos ao participar de minicursos, escolhidos dentre os 10 oferecidos.
Finalmente, é com satisfação que apresentamos aqui os Anaisdo XI SEPECH com os trabalhos completos apresentados nos 21 Grupos de Trabalho(GT).
Todos os autores assinaram termo de publicação declarandoineditismo e ausência de plágio nos artigos. Tanto o conteúdo, quanto asrevisões ortográfica e gramatical são de inteira responsabilidade dos autores.
Durante as três sessões dos GTs, os coordenadoresdedicaram-se em construir momentos de interação essenciais ao desenvolvimentocientífico e em convergência com o tema proposto nesta edição. Esperamos queesta publicação também cumpra com este objetivo, tornando-se referênciaatualizada para as áreas envolvidas.
Desejamos uma excelente leitura.
Prof. Fernando Kulaitis
Presidente da Comissão Científica
XI SEPECH, 2016
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Comissão Científica
Prof. Dr. Fernando Kulaitis, (Presidente daComissão) Deptº Ciências Sociais – UEL
Prof.ª Dr.ª Ana Cristina de Albuquerque DeptºCiência da Informação/CECA/UEL
Prof.ª Dr.ª Adriana Regina de Jesus, Deptº Educação/CECA/UEL
Prof. Dr. Américo Grisotto, Deptº Letras Vernáculas –UEL
Prof.ª Dr.ª Angela Maria de Sousa Lima DeptºCiências Sociais - UEL
Prof.ª Dr.ª Andreia Maria Cavaminami Lugle Deptº Educação/CECA/UEL
Prof.ª Dr.ª Angélica Lyra de Araujo, LENPES/SOC/UEL
Prof. Dr. André Azevedo da Fonseca - Deptº Comunicação/CECA/UEL
Prof. Dr. Celso Vianna Bezerra de Menezes, DeptºCiências Sociais – UEL
Prof.ª Dr.ª Claudia Ferreira, Deptº LetrasEstrangeiras Modernas - UEL
Prof.ª Dr.ª Cláudia Siqueira Baltar, Deptº CiênciasSociais - UEL
Prof.ª Dr.ª Denise I. B. G. Ortenzi, Deptº LetrasEstrangeiras Modernas - UEL
Prof. Ms. Edson Elias De Morais, Deptº CiênciasSociais - UEL
Prof.ª Dr.ª Elaine Mateus - Deptº LetrasEstrangeiras Modernas - UEL
Prof. Dr. Flávio Luis Freire Rodrigues, Deptº LetrasVernáculas - UEL
Prof. Dr. Giovanni Cirino, Deptº Ciências Sociais –UEL
Prof.ª Dr.ª Juliana Tonelli, Deptº LetrasEstrangeiras Modernas – UEL
Prof.ª Dr.ª Luciana Ferreira Leal, Deptº Pedagoria -FACCAT
Prof. Dr. Luiz Henrique Alves de Souza, Deptº Filosofia – UEL
Prof. Dr. Marcelo Silveira, Deptº Letras Vernáculas- UEL
Prof.ª Dr.ª Maria José Guerra de Figueiredo Garcia, Deptº Letras Vernáculas- UEL
Prof.ª Dr.ª Maria Carolina de Godoy, Deptº Letras Vernáculas- UEL
Prof.ª Dr.ª Michele Salles El Kadri, Deptº LetrasEstrangeiras Modernas – UEL
Prof.ª Dr.ª Monica Selvatici, Deptº de Histsória –UEL
Prof. Dr. Pablo Almada, Deptº Ciências Sociais – UEL
Prof.ª Dr.ª Roberta Guimarães Peres, NEPO/UNICAMP
Prof. Dr. Rogério Ivano, Deptº de História – UEL
Prof. Dr. Ronaldo Baltar, Deptº Ciências Sociais –UEL
Prof.ª Dr.ª Samantha G. Mancini Ramos, Deptº LetrasEstrangeiras Modernas – UEL
Prof.ª Dr.ª Sheila Oliveira Lima, Deptº Letras Vernáculas– UEL
Prof.ª Dr.ª Silvana A. Mariano, Deptº CiênciasSociais – UEL
Prof. Dr. Sílvio José Stessuk, Deptº LetrasVernáculas - UEL
Prof.ª Dr.ª Simone Borges Paiva Deptº Ciência da Informação/CECA/UEL
Prof.ª Dr.ª Tânia Maria Fresca, Deptº Geografia/CCE/UEL
Prof.ª Dr.ª Telma Gimenez, Deptº Letras EstrangeirasModernas – UEL
Prof.ª Dr.ª Viviane Bagio Furtoso, Deptº LetrasEstrangeiras Modernas – UEL
Prof. Dr. WagnerFerreira Lima, Deptº Letras Vernáculas – UEL
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