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TERTÚLIA LITERÁRIA DIALÓGICA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POTENCIALIDADES DA LEITURA DE CLÁSSICOS COMO EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO PARA E COM PESSOAS POUCO ESCOLARIZADAS
TERTÚLIA LITERÁRIA DIALÓGICA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POTENCIALIDADES DA LEITURA DE CLÁSSICOS COMO EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO PARA E COM PESSOAS POUCO ESCOLARIZADAS
CAMARGO, Maria Rosa Rodrigues Martins de; ITO, Tammy Silveira
Artigo:
Este trabalho apresenta uma pesquisa de mestrado em andamento, cujo objetivo é analisar o aspecto formador da leitura a partir da realização da Tertúlia Literária Dialógica (TLD) em sala de aula com alunos da Educação de Jovens e Adultos de uma instituição do município de Rio Claro/SP. A TLD é uma atividade de leitura dialógica e coletiva dos clássicos da literatura, na qual as pessoas não somente interpretam o que o autor quis dizer em determinada obra, mas constroem compreensões do que foi lido a partir do mundo da vida. Dois aspectos são considerados no percurso da pesquisa: a seleção coletiva da obra clássica, buscando compreender o que é um livro clássico para pessoas que ora retomam o processo de escolarização, e os encontros quinzenais para a leitura do livro selecionado. Além dos dados coletados por meio de observação, registro em diário de campo e gravação da participação dos alunos na atividade, também são analisados alguns materiais escritos produzidos pelos participantes sobre possíveis afetações provocadas pela leitura. A pesquisa contribui para a ampliação do contato das pessoas pouco escolarizadas com as obras clássicas bem como a ampliação de perspectivas de leitura.
Este trabalho apresenta uma pesquisa de mestrado em andamento, cujo objetivo é analisar o aspecto formador da leitura a partir da realização da Tertúlia Literária Dialógica (TLD) em sala de aula com alunos da Educação de Jovens e Adultos de uma instituição do município de Rio Claro/SP. A TLD é uma atividade de leitura dialógica e coletiva dos clássicos da literatura, na qual as pessoas não somente interpretam o que o autor quis dizer em determinada obra, mas constroem compreensões do que foi lido a partir do mundo da vida. Dois aspectos são considerados no percurso da pesquisa: a seleção coletiva da obra clássica, buscando compreender o que é um livro clássico para pessoas que ora retomam o processo de escolarização, e os encontros quinzenais para a leitura do livro selecionado. Além dos dados coletados por meio de observação, registro em diário de campo e gravação da participação dos alunos na atividade, também são analisados alguns materiais escritos produzidos pelos participantes sobre possíveis afetações provocadas pela leitura. A pesquisa contribui para a ampliação do contato das pessoas pouco escolarizadas com as obras clássicas bem como a ampliação de perspectivas de leitura.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt20_58
Referências bibliográficas
- [1] CALVINO, I. Por que ler os clássicos/ Italo Calvino; tradução Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
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- [9] LARROSA, J. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas/ Jorge Larrosa; tradução Alfredo Veiga-Neto. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
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- [11] MELLO ,R. R; BRAGA, F. M; GABASSA,V. Comunidades de aprendizagem: outra escola é possível. São Carlos: EdUFSCar, 2012.
Como citar:
CAMARGO, Maria Rosa Rodrigues Martins de; Tammy Silveira Ito; "TERTÚLIA LITERÁRIA DIALÓGICA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POTENCIALIDADES DA LEITURA DE CLÁSSICOS COMO EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO PARA E COM PESSOAS POUCO ESCOLARIZADAS", p-1613-1623.
In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 23592990,
DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt20_58
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TY - CONF T1 - TERTÚLIA LITERÁRIA DIALÓGICA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POTENCIALIDADES DA LEITURA DE CLÁSSICOS COMO EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO PARA E COM PESSOAS POUCO ESCOLARIZADAS JO - Blucher Social Sciences Proceedings VL - 2 IS - 4 SP - 1613 EP - 1623 PY - 2016 T2 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas AU - , SN - 23592990 DO - http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt20_58 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/tertlia-literria-dialgica-e-a-educao-de-jovens-e-adultos-potencialidades-da-leitura-de-clssicos-como-experincia-de-formao-para-e-com-pessoas-pouco-escolarizadas-23704 KW - ER -
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Maria Rosa Rodrigues Martins de CAMARGO, Tammy Silveira ITO, TERTÚLIA LITERÁRIA DIALÓGICA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POTENCIALIDADES DA LEITURA DE CLÁSSICOS COMO EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO PARA E COM PESSOAS POUCO ESCOLARIZADAS, Blucher Social Sciences Proceedings, Volume 2, 2016, Pages 1613-1623, ISSN 23592990, http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt20_58 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/tertlia-literria-dialgica-e-a-educao-de-jovens-e-adultos-potencialidades-da-leitura-de-clssicos-como-experincia-de-formao-para-e-com-pessoas-pouco-escolarizadas-23704) Palavras-chave:: ;