Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

MASCULINIDADES E FEMINISMO: UM PERCURSO DE (DES)IDENTIDADES NA CRÔNICA DE ELIANE BRUM

BONONO, Letícia Ueno ; SIMON, Luiz Carlos Santos ;

Artigo:

O objetivo deste artigo é analisar de que forma Eliane Brum, em seu texto Enfim, a emancipação masculina, publicada na obra A menina quebrada (2013), desconstrói as concepções de identidade e de gênero, as quais figuram um contexto de crise. A análise será feita, principalmente, sob a luz de teorias críticas pós-estruturalista. Servirão de base teórica as concepções de Judith Butler, Derrida, Hall, Connell, Jean-Jacques Courtine, etc. Os estudos feministas têm problematizado as condições das mulheres e desconstruído conceitos a fim de uma emancipação social e de direito. O que os estudos das masculinidades vêm fazer é reforçar a necessidade de desconstrução do conceito de “papéis” e, consequentemente, de gênero, partindo do pressuposto de que não há um “homem de verdade”, conforme o ideal de “masculinidade hegemônica” tenta dar conta. O que se vive, segundo essas pesquisas, é uma crise da masculinidade, muitas vezes negada. Os estudos vão, portanto, totalmente ao encontro daquele que deve ser o maior objetivo dos estudos feministas: uma mudança de consciência e, consequentemente, de comportamento em relação às diferenças, sejam elas sexuais, de gênero, étnicas, culturais, de espécie, etc. Eliane Brum discute essas questões de forma acessível, o que torna o texto ainda mais interessante.

Artigo:

Palavras-chave: masculinidades, feminismo, identidade.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt15_402

Referências bibliográficas
  • [1] BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. BRUM, Eliane. A menina quebrada. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2013. BUTLER, Judith P. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
  • [2] CONNELL, R. W; MESSERSCHMIDT, J. W. Masculinidade hegemônica: repensando o conceito. Estudos Feministas, Florianópolis, 21(1): 241-282, jan.- abr. 2013.
  • [3] Disponível em:. Acesso em: 10 mar. 2016.
  • [4] COURTINE, Jean-Jacques. “Impossível virilidade”. A virilidade em crise? Séculos XX-XXI. CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. v.3 de História da virilidade. COURTINE, Jean-Jacques (org.). Tradução Noéli Correia de Mello Sobrinho e Thiago de Abreu e Lima Florêncio. Rio de Janeiro: Vozes, 2013. DERRIDA, Jacques. Gramatologia. São Paulo: Perspectiva, 1973.
  • [5] EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
  • [6] HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 200
  • [7] HAROCHE, Claudine. “Antropologias da virilidade: o medo da impotência”. A virilidade em crise? Séculos XX-XXI. CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. v.3 de História da virilidade. COURTINE, Jean-Jacques (org.). Tradução Noéli Correia de Mello Sobrinho e Thiago de Abreu e Lima Florêncio. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.
  • [8] KIMMEL, Michael. A produção simultânea de masculinidades hegemônicas e subalternas. In: Horizontes antropológicos. Porto Alegre, ano 4, n. 9, out. 199
Como citar:

BONONO, Letícia Ueno; SIMON, Luiz Carlos Santos; "MASCULINIDADES E FEMINISMO: UM PERCURSO DE (DES)IDENTIDADES NA CRÔNICA DE ELIANE BRUM", p. 1398-1407 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt15_402

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações