Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

UM OLHAR HUMANO SOBRE A SUBJETIVIDADE, RACIONALIDADE E CIÊNCIA

Cocchieri, Tiziana ; Luft, Eduardo ;

Artigo:

Foucault abre alguns sulcos no corpo da ciência para construir um discurso sobre o indecifrável, que considera o que há de sujeito nas pretensões de racionalidade e nas descrições de caráter sistematizado da lógica clássica estabelecida como linguagem válida. Por sua vez, ao escapar da compreensão, grosso modo, do esquema positivado no qual a ciência se fundamenta, o tema sobre a natureza do sujeito vem à tona como conceito revisitado, para a análise do que seria a natureza da racionalidade percebida em contexto contemporâneo. A pretensão de universalidade que se realizaria na contingência é um dos problemas a serem apontados. Em outro dizer, o discurso da lógica, como validando a si mesmo em sua própria autonomia axiomática, parece ser uma pretensão intangível. Ao considerarmos que sujeitos constroem as narrativas pertinentes às teorias científicas, parece relevante configurar uma topografia da perspectiva desse sujeito da ciência; assim como de seu estofo conceitual para dar vistas ao que constitui como de natureza legitimada, como portadora de sentenças válidas, em que há a transliteração da esfera qualitativa da experiência para a generalidade da quantificação.

Artigo:

Palavras-chave: Subjetividade. Racionalidade. Ciência,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt10_248

Referências bibliográficas
  • [1] CIRNE-LIMA, C. Depois de Hegel: Uma reconstrução crítica do sistema neoplatônico. Caxias do Sul – RS: Educs, 2006.
  • [2] DESCARTES, R. Discurso do Método. In: Coleção Os Pensadores. São Paulo: Ed. Nova Cultural, 2004.
  • [3] DESCARTES, R. Meditações. In: ____. Discurso do Método. Meditações. Objeções e respostas. As Paixões da Alma. Cartas. Trad. B. Prado Júnior e J. Guinsburg. Notas G. Lebrun. 3 ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983 (Coleção Os Pensadores).
  • [4] DOBRANSZKY, E. A. No tear de Palas. Imaginação e gênio no século XVII: uma introdução. Campinas: Papirus, 1992.
  • [5] DOMINGUES, D. (org.) Arte e vida no século XXI: tecnologia, ciência e criatividade. São Paulo: Ed. UNESP, 2003.
  • [6] FOUCAULT, MICHEL. La hermenéutica del sujeto. Curso del College de France 1982. Ed. Akal, 2005.
  • [7] _________. O Nascimento da Clínica. Trad. De Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense-universitária, 197
  • [8] _________. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Trad. Salma T. Muchail. 8ª ed.. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
  • [9] _________. À propôs du livre ‘Les mots et les choes’. (14 de junho de 1966). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XC7Ksv5tQso Consultado em: 15 de maio de 2016.
  • [10] FUENTES, Jesús C.. El valor en psicoterapia del término grecolatino “epimeleia heautou”. Docta Ignorancia Digital, 2011; ISSN 1989 – 9416. Año II, núm. 2 – Psicoterapia-Psicoanálisis, p. 55- 64.
Como citar:

Cocchieri, Tiziana; Luft, Eduardo; "UM OLHAR HUMANO SOBRE A SUBJETIVIDADE, RACIONALIDADE E CIÊNCIA", p. 955-965 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt10_248

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações