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PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E A FORMAÇÃO DO JOVEM DO CAMPO
PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E A FORMAÇÃO DO JOVEM DO CAMPO
ALVES, Elisson Costa; ESTEVES, Gabrieli Cristina; GARCIA, Sandra Regina de Oliveira
Artigo:
Este artigo apresenta os resultados parciais de um recorte da pesquisa que estamos realizando sobre: A prática Pedagógica como mediação entre o conhecimento científico e o conhecimento tácito, tendo a Pedagogia da Alternância desenvolvida pelas Casas Familiares Rurais - CFR do Paraná como foco do trabalho. Como parte de nossas análises buscamos compreender se esta metodologia traz alguma contribuição concreta na formação dos jovens e quais os possíveis impactos na vida dos mesmos. Nosso caminho metodológico foi primeiro o de compreender a Educação do Campo e seus grandes desafios no Brasil e a Pedagogia da Alternância que se coloca como uma alternativa para os jovens do campo nele permanecerem a partir outras condições, tendo uma relação indissociável do conhecimento científico e tácito na condução do processo formativo, o que levaria estes jovens a autonomia intelectual e consequentemente a sua emancipação. Num segundo momento ouviremos as famílias e os jovens no sentindo de compreendermos se a proposta da Pedagogia da Alternância tem um campo fértil para sua materialização. Os resultados parciais apontam que a Educação do Campo no Brasil ainda não se constituiu como política de acesso a todos e que as CFRs no Paraná tem se aproximado das expectativas das famílias e dos jovens do campo.
Este artigo apresenta os resultados parciais de um recorte da pesquisa que estamos realizando sobre: A prática Pedagógica como mediação entre o conhecimento científico e o conhecimento tácito, tendo a Pedagogia da Alternância desenvolvida pelas Casas Familiares Rurais - CFR do Paraná como foco do trabalho. Como parte de nossas análises buscamos compreender se esta metodologia traz alguma contribuição concreta na formação dos jovens e quais os possíveis impactos na vida dos mesmos. Nosso caminho metodológico foi primeiro o de compreender a Educação do Campo e seus grandes desafios no Brasil e a Pedagogia da Alternância que se coloca como uma alternativa para os jovens do campo nele permanecerem a partir outras condições, tendo uma relação indissociável do conhecimento científico e tácito na condução do processo formativo, o que levaria estes jovens a autonomia intelectual e consequentemente a sua emancipação. Num segundo momento ouviremos as famílias e os jovens no sentindo de compreendermos se a proposta da Pedagogia da Alternância tem um campo fértil para sua materialização. Os resultados parciais apontam que a Educação do Campo no Brasil ainda não se constituiu como política de acesso a todos e que as CFRs no Paraná tem se aproximado das expectativas das famílias e dos jovens do campo.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt3_262
Referências bibliográficas
- [1]
Como citar:
ALVES, Elisson Costa; ESTEVES, Gabrieli Cristina; GARCIA, Sandra Regina de Oliveira; "PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E A FORMAÇÃO DO JOVEM DO CAMPO", p-351-362.
In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 23592990,
DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt3_262
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TY - CONF T1 - PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E A FORMAÇÃO DO JOVEM DO CAMPO JO - Blucher Social Sciences Proceedings VL - 2 IS - 4 SP - 351 EP - 362 PY - 2016 T2 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas AU - , , SN - 23592990 DO - http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt3_262 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/pedagogia-da-alternncia-e-a-formao-do-jovem-do-campo-23581 KW - ER -
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Elisson Costa ALVES, Gabrieli Cristina ESTEVES, Sandra Regina de Oliveira GARCIA, PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E A FORMAÇÃO DO JOVEM DO CAMPO, Blucher Social Sciences Proceedings, Volume 2, 2016, Pages 351-362, ISSN 23592990, http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt3_262 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/pedagogia-da-alternncia-e-a-formao-do-jovem-do-campo-23581) Palavras-chave:: ;