Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

ALTERIDADE RADICAL: A DESTRUIÇÃO DA FIGURA HUMANA NAS REPRESENTAÇÕES DO CINEMA EXTREMO DE HORROR

OLIVEIRA, Vinícius Alves de ; SOUZA, Carla Delgado de ;

Artigo:

A partir de 1970, um grande número de produções cinematográficas do gênero terror começaram a utilizar da violência gráfica em suas produções, mas foi só no final da década que o projeto de explorar a injúria física como experiência de medo se alastrou no cinema. O recurso, denominado Gore, desenvolveu os mais diversos subgêneros, tendo no cinema extremo suas expressões mais radicais na produção de imagens incômodas de desintegração do corpo pela tortura e mutilação. O seguinte trabalho busca pensar como estas representações cinematográficas dialogam com o imaginário do corpo e estabelecem uma experiência de alteridade radical sobre os espectadores ao confrontar a visão com os conteúdos mais proibidos coletivamente. Explicitando a materialidade do corpo, o cinema extremo de horror também contribui à reflexão dos limites da figura humana em narrativas que tem por intenção trazer à imagem sua potência de perturbação às referências que o imaginário constitui ao fazer do próprio corpo o centro das narrativas de terror.

Artigo:

Palavras-chave: Cinema; Terror; Imaginário,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt2_240

Referências bibliográficas
  • [1] AUMONT, Jacques; Marie, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Campinas, SP: Papirus, 2003.
  • [2] BATAILLE, Georges. [1928] História do Olho. Trad. Eliane Robert Moraes. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
  • [3] CLASTRES, Pierre. [1967] “De que riem os índios?”. In: ________.A sociedade contra o Estado: pesquisas de antropologia política, São Paulo: Cosac & Naify, 200
  • [4] DOUGLAS, Mary. Pureza e Perigo. Tradução de Mônica Siqueira Leite de Barros e Zilda Zakia Pinto. São Paulo: Editora Perspectiva, 1976.
  • [5] HIJIKI, Rose Satiko G. ‘O Mal-estar no cinema: A violência como linguagem no cinema de Michael Haneke’ p 83-92 In: ________. Escrituras da imagem, São Paulo: Fapesp: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.
  • [6] _______. Imagem-violência: etnografia de um cinema provocador. São Paulo: Terceiro Nome, 2012.
  • [7] RODRIGUES, J.C. Tabu do corpo. 2.ed. Rio de Janeiro: Achiamé, 1975.
Como citar:

OLIVEIRA, Vinícius Alves de; SOUZA, Carla Delgado de; "ALTERIDADE RADICAL: A DESTRUIÇÃO DA FIGURA HUMANA NAS REPRESENTAÇÕES DO CINEMA EXTREMO DE HORROR", p. 214-223 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt2_240

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações