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ALTERIDADE RADICAL: A DESTRUIÇÃO DA FIGURA HUMANA NAS REPRESENTAÇÕES DO CINEMA EXTREMO DE HORROR
ALTERIDADE RADICAL: A DESTRUIÇÃO DA FIGURA HUMANA NAS REPRESENTAÇÕES DO CINEMA EXTREMO DE HORROR
SOUZA, Carla Delgado de; OLIVEIRA, Vinícius Alves de
Artigo:
A partir de 1970, um grande número de produções cinematográficas do gênero terror começaram a utilizar da violência gráfica em suas produções, mas foi só no final da década que o projeto de explorar a injúria física como experiência de medo se alastrou no cinema. O recurso, denominado Gore, desenvolveu os mais diversos subgêneros, tendo no cinema extremo suas expressões mais radicais na produção de imagens incômodas de desintegração do corpo pela tortura e mutilação. O seguinte trabalho busca pensar como estas representações cinematográficas dialogam com o imaginário do corpo e estabelecem uma experiência de alteridade radical sobre os espectadores ao confrontar a visão com os conteúdos mais proibidos coletivamente. Explicitando a materialidade do corpo, o cinema extremo de horror também contribui à reflexão dos limites da figura humana em narrativas que tem por intenção trazer à imagem sua potência de perturbação às referências que o imaginário constitui ao fazer do próprio corpo o centro das narrativas de terror.
A partir de 1970, um grande número de produções cinematográficas do gênero terror começaram a utilizar da violência gráfica em suas produções, mas foi só no final da década que o projeto de explorar a injúria física como experiência de medo se alastrou no cinema. O recurso, denominado Gore, desenvolveu os mais diversos subgêneros, tendo no cinema extremo suas expressões mais radicais na produção de imagens incômodas de desintegração do corpo pela tortura e mutilação. O seguinte trabalho busca pensar como estas representações cinematográficas dialogam com o imaginário do corpo e estabelecem uma experiência de alteridade radical sobre os espectadores ao confrontar a visão com os conteúdos mais proibidos coletivamente. Explicitando a materialidade do corpo, o cinema extremo de horror também contribui à reflexão dos limites da figura humana em narrativas que tem por intenção trazer à imagem sua potência de perturbação às referências que o imaginário constitui ao fazer do próprio corpo o centro das narrativas de terror.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt2_240
Referências bibliográficas
- [1] AUMONT, Jacques; Marie, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Campinas, SP: Papirus, 2003.
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- [5] HIJIKI, Rose Satiko G. ‘O Mal-estar no cinema: A violência como linguagem no cinema de Michael Haneke’ p 83-92 In: ________. Escrituras da imagem, São Paulo: Fapesp: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.
- [6] _______. Imagem-violência: etnografia de um cinema provocador. São Paulo: Terceiro Nome, 2012.
- [7] RODRIGUES, J.C. Tabu do corpo. 2.ed. Rio de Janeiro: Achiamé, 1975.
Como citar:
SOUZA, Carla Delgado de; Vinícius Alves; "ALTERIDADE RADICAL: A DESTRUIÇÃO DA FIGURA HUMANA NAS REPRESENTAÇÕES DO CINEMA EXTREMO DE HORROR", p-214-223.
In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 23592990,
DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt2_240
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Carla Delgado de SOUZA, Vinícius Alves de OLIVEIRA, ALTERIDADE RADICAL: A DESTRUIÇÃO DA FIGURA HUMANA NAS REPRESENTAÇÕES DO CINEMA EXTREMO DE HORROR, Blucher Social Sciences Proceedings, Volume 2, 2016, Pages 214-223, ISSN 23592990, http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt2_240 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/alteridade-radical-a-destruio-da-figura-humana-nas-representaes-do-cinema-extremo-de-horror-23567) Palavras-chave:: ;