Blucher Social Sciences Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2359-2990
THE USE OF THE “GAME RULES” GENRE IN THE ENGLISH TEACHING FOR CHILDREN
THE USE OF THE “GAME RULES” GENRE IN THE ENGLISH TEACHING FOR CHILDREN
FERREIRA, Ana Beatriz Maehashi; TONELLI, Juliana Reichert Assunção
Artigo:
Esse trabalho é fruto de nossa prática docente no Centro Estadual de Educação Infantil pertencente à Universidade Estadual de Londrina. A pesquisa foi desenvolvida com alunos de 5 anos que tinham aulas de inglês com alunos-professores da mesma Universidade. O objetivo geral do estudo foi investigar a importância do domínio do gênero textual “regras de jogo” – no nosso caso, o jogo de tabuleiro – para a realização das atividades. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, baseia-se na metodologia de pesquisa-ação (SAGOR, 2000; LEWIN, 1948). Os dados utilizados foram os diários reflexivos escritos pelos alunos-professores no decorrer do estágio obrigatório, locus principal de nossa investigação. Os resultados mostraram que o conhecimento do gênero textual possibilitou o engajamento efetivo dos alunos no evento discursivo proposto, atingindo assim o objetivo principal da atividade: revisar conteúdos referentes ao semestre anterior. Além disso, percebemos que, o fato de os alunos terem sido expostos ao gênero em questão possibilitou uma aprendizagem mais significativa da língua inglesa.
Esse trabalho é fruto de nossa prática docente no Centro Estadual de Educação Infantil pertencente à Universidade Estadual de Londrina. A pesquisa foi desenvolvida com alunos de 5 anos que tinham aulas de inglês com alunos-professores da mesma Universidade. O objetivo geral do estudo foi investigar a importância do domínio do gênero textual “regras de jogo” – no nosso caso, o jogo de tabuleiro – para a realização das atividades. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, baseia-se na metodologia de pesquisa-ação (SAGOR, 2000; LEWIN, 1948). Os dados utilizados foram os diários reflexivos escritos pelos alunos-professores no decorrer do estágio obrigatório, locus principal de nossa investigação. Os resultados mostraram que o conhecimento do gênero textual possibilitou o engajamento efetivo dos alunos no evento discursivo proposto, atingindo assim o objetivo principal da atividade: revisar conteúdos referentes ao semestre anterior. Além disso, percebemos que, o fato de os alunos terem sido expostos ao gênero em questão possibilitou uma aprendizagem mais significativa da língua inglesa.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt16_295
Referências bibliográficas
- [1] BEHRENS, Marilda Aparecida; RODRIGUES, Daniela Gureski. Paradigma emergente: um novo desafio. IN: Pedagogia em Ação, v. 6, n. 1, mar. 2015. ISSN 2175-7003.
- [2] BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org): O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. p. 19-32.
- [3] CAMERON, L. Teaching languages to young learners. Cambridge: CUP, 2001.
- [4] CENOZ, Jasone. The influence of age on the acquisition of English: General Proficiency, Attitudes and Code Mixing. IN: MAYO, M. De P. G.; LECUMBERRI, M. L. G. Age and Acquisition of English as a Foreign Language, 2003. Ps: 77-80.
- [5] CHAGURI, J. O ensino de espanhol com atividades lúdicas para aprendizes brasileiros. Revista X, v. 2, 2009.
- [6] CHAGURI, J. de P.; TONELLI, J. R. A. O jogo na sala de aula estrangeira para crianças. Folio – Revista de Letras, v. 6, p. 167-187, 2014.
- [7] CRISTOVÃO, V. L. L.; TONELLI, J.R.A. O papel dos cursos de Letras na formação de professores de inglês para crianças. Calidoscópio, v.8, n.1, p. 65- 76, 2010.
- [8] ______; GAMERO, Raquel. BRINCAR APRENDENDO OU APRENDER BRINCANDO? O INGLÊS NA INFÂNCIA. IN: Trab. Ling. Aplic., Campinas, 48(2): 229-245, Jul./Dez. 2009.
- [9] FIGUEIRA, C. D. de S. O Envolvimento de Crianças na Aula de Língua Estrangeira. IN: ROCHA, C. H.; TONELLI, J. R. A; SILVA, K. A. da. Língua Estrangeira para crianças: Ensino-aprendizagem e Formação Docente. Campinas, SP: Pontes Editores, 2010.
- [10] FIGUEIREDO, D. Context, register and genre: implications for language education. IN: Revista Signos, 43 / Número Especial Monográfico Nº 1, p. 119-141, 2010.
- [11] GRADDOL, David. English next. London: British Council, 2006.
- [12] ______. The future of English. London: British Council, 1997.
- [13] HYLAND, Ken. Genre-based pedagogies: A social response to process. IN: Journal of Second Language Writing 12, ps 17-29. 2003.
- [14] HYLAND, Ken. Second Language Writing. New York: Cambridge University Press. 2003b.
- [15] LEWIN, Kurt. Action Research and Minority Problems. 1948. P. 34-46.
- [16] LIBERALLI, F. C. O Desenvolvimento Reflexivo do Professor. The ESP, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 19-37, 1996.
- [17] MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A. P. et al. (org.) Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, p 19 – 36. 2002.
- [18] MEDEIROS, Neilson Alves de. A Construção da textualidade no gênero ‘regra de jogo’ em produções orais de crianças da pré-escola. 104 ps. Master thesis (Master in Linguistic) – Paraíba Federal University, João Pessoa, 2009.
- [19] MILLAR, Diane. Promoting Genre Awareness in the EFL Classroom. IN: English Teaching Forum, number 2. 2011.
- [20] SAGOR, Richard. What is action research? IN: ______. Guiding school improvement with action research. ASCD. 2000.
- [21] SIMIONATO, C. R.; CHIMENTÃO, L. K. A MÚSICA: um gênero a ser explorado no ensino de língua inglesa. IN: O Professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. V. 1. 2010.
- [22] SOLER, R. Brincando e aprendendo com os jogos cooperativos. Rio de Janeiro: Sprint, 2005.
- [23] TONELLI, ______. 2005. Histórias infantis no ensino da língua inglesa para crianças. Londrina, PR. Masters thesis. Universidade Estadual de Londrina, 270 p.
- [24] TONELLI, ______. O uso de histórias infantis no ensino de inglês para crianças: analisando o gênero textual história infantil sob a perspectiva do interacionismo sócio- interacionismo sócio-discursivo discursivo discursivo. IN: Acta Scientiarum Language and Culture. Maringá, v. 30, n. 1, p. 19-27, 2008.
- [25] TONELLI, Juliana Reichert Assunção. Histórias infantis e ensino de Inglês para crianças: reflexões e contribuições. IN: Revista de C. Humanas, Viçosa, v. 13, n. 2, p. 297-315, jul./dez. 2013.
- [26] VERIDIANO, P. A influência das crenças no ensino aprendizagem de língua inglesa para crianças: o envolvimento da comunidade escolar. IN: SILVA, K. A. da. (Org.) Crenças, discursos e linguagem. v.2. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011. YOLAGELDİLİ, Gülin; ARIKAN, Arda. Effectiveness of Using Games in Teaching Grammar to Young Learners. IN: Elementary Education Online, 10(1), 219-229, 2011.
Como citar:
FERREIRA, Ana Beatriz Maehashi; TONELLI, Juliana Reichert Assunção; "THE USE OF THE “GAME RULES” GENRE IN THE ENGLISH TEACHING FOR CHILDREN", p-1460-1471.
In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 23592990,
DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt16_295
últimos 30 dias
77
downloads
24
visualizações
2
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - THE USE OF THE “GAME RULES” GENRE IN THE ENGLISH TEACHING FOR CHILDREN JO - Blucher Social Sciences Proceedings VL - 2 IS - 4 SP - 1460 EP - 1471 PY - 2016 T2 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas AU - , SN - 23592990 DO - http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt16_295 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/the-use-of-the-game-rules-genre-in-the-english-teaching-for-children-23688 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{FERREIRA20144,
title="THE USE OF THE “GAME RULES” GENRE IN THE ENGLISH TEACHING FOR CHILDREN",
journal="Blucher Social Sciences Proceedings",
volume="2",
number="4",
pages="1460 - 1471",
year="2016",
note="",
issn="23592990",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt16_295",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/the-use-of-the-game-rules-genre-in-the-english-teaching-for-children-23688",
author="Ana Beatriz Maehashi FERREIRA", "Juliana Reichert Assunção TONELLI",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Ana Beatriz Maehashi FERREIRA, Juliana Reichert Assunção TONELLI, THE USE OF THE “GAME RULES” GENRE IN THE ENGLISH TEACHING FOR CHILDREN, Blucher Social Sciences Proceedings, Volume 2, 2016, Pages 1460-1471, ISSN 23592990, http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt16_295 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/the-use-of-the-game-rules-genre-in-the-english-teaching-for-children-23688) Palavras-chave:: ;