Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

THE USE OF THE “GAME RULES” GENRE IN THE ENGLISH TEACHING FOR CHILDREN

FERREIRA, Ana Beatriz Maehashi ; TONELLI, Juliana Reichert Assunção ;

Artigo:

Esse trabalho é fruto de nossa prática docente no Centro Estadual de Educação Infantil pertencente à Universidade Estadual de Londrina. A pesquisa foi desenvolvida com alunos de 5 anos que tinham aulas de inglês com alunos-professores da mesma Universidade. O objetivo geral do estudo foi investigar a importância do domínio do gênero textual “regras de jogo” – no nosso caso, o jogo de tabuleiro – para a realização das atividades. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, baseia-se na metodologia de pesquisa-ação (SAGOR, 2000; LEWIN, 1948). Os dados utilizados foram os diários reflexivos escritos pelos alunos-professores no decorrer do estágio obrigatório, locus principal de nossa investigação. Os resultados mostraram que o conhecimento do gênero textual possibilitou o engajamento efetivo dos alunos no evento discursivo proposto, atingindo assim o objetivo principal da atividade: revisar conteúdos referentes ao semestre anterior. Além disso, percebemos que, o fato de os alunos terem sido expostos ao gênero em questão possibilitou uma aprendizagem mais significativa da língua inglesa.

Artigo:

Palavras-chave: crianças, gêneros textuais, jogo de tabuleiro.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt16_295

Referências bibliográficas
  • [1] BEHRENS, Marilda Aparecida; RODRIGUES, Daniela Gureski. Paradigma emergente: um novo desafio. IN: Pedagogia em Ação, v. 6, n. 1, mar. 2015. ISSN 2175-7003.
  • [2] BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org): O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 200 p. 19-3
  • [3] CAMERON, L. Teaching languages to young learners. Cambridge: CUP, 2001.
  • [4] CENOZ, Jasone. The influence of age on the acquisition of English: General Proficiency, Attitudes and Code Mixing. IN: MAYO, M. De P. G.; LECUMBERRI, M. L. G. Age and Acquisition of English as a Foreign Language, 2003. Ps: 77-80.
  • [5] CHAGURI, J. O ensino de espanhol com atividades lúdicas para aprendizes brasileiros. Revista X, v. 2, 2009.
  • [6] CHAGURI, J. de P.; TONELLI, J. R. A. O jogo na sala de aula estrangeira para crianças. Folio – Revista de Letras, v. 6, p. 167-187, 2014.
  • [7] CRISTOVÃO, V. L. L.; TONELLI, J.R.A. O papel dos cursos de Letras na formação de professores de inglês para crianças. Calidoscópio, v.8, n.1, p. 65- 76, 2010.
  • [8] ______; GAMERO, Raquel. BRINCAR APRENDENDO OU APRENDER BRINCANDO? O INGLÊS NA INFÂNCIA. IN: Trab. Ling. Aplic., Campinas, 48(2): 229-245, Jul./Dez. 2009.
  • [9] FIGUEIRA, C. D. de S. O Envolvimento de Crianças na Aula de Língua Estrangeira. IN: ROCHA, C. H.; TONELLI, J. R. A; SILVA, K. A. da. Língua Estrangeira para crianças: Ensino-aprendizagem e Formação Docente. Campinas, SP: Pontes Editores, 2010.
  • [10] FIGUEIREDO, D. Context, register and genre: implications for language education. IN: Revista Signos, 43 / Número Especial Monográfico Nº 1, p. 119-141, 20
  • [11] GRADDOL, David. English next. London: British Council, 2006.
  • [12] ______. The future of English. London: British Council, 1997.
  • [13] HYLAND, Ken. Genre-based pedagogies: A social response to process. IN: Journal of Second Language Writing 12, ps 17-29. 2003.
  • [14] HYLAND, Ken. Second Language Writing. New York: Cambridge University Press. 2003b.
  • [15] LEWIN, Kurt. Action Research and Minority Problems. 1948. P. 34-46.
  • [16] LIBERALLI, F. C. O Desenvolvimento Reflexivo do Professor. The ESP, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 19-37, 1996.
  • [17] MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A. P. et al. (org.) Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, p 19 – 36. 2002.
  • [18] MEDEIROS, Neilson Alves de. A Construção da textualidade no gênero ‘regra de jogo’ em produções orais de crianças da pré-escola. 104 ps. Master thesis (Master in Linguistic) – Paraíba Federal University, João Pessoa, 2009.
  • [19] MILLAR, Diane. Promoting Genre Awareness in the EFL Classroom. IN: English Teaching Forum, number 2. 2011.
  • [20] SAGOR, Richard. What is action research? IN: ______. Guiding school improvement with action research. ASCD. 2000.
  • [21] SIMIONATO, C. R.; CHIMENTÃO, L. K. A MÚSICA: um gênero a ser explorado no ensino de língua inglesa. IN: O Professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. V. 1. 2010.
  • [22] SOLER, R. Brincando e aprendendo com os jogos cooperativos. Rio de Janeiro: Sprint, 2005.
  • [23] TONELLI, ______. 2005. Histórias infantis no ensino da língua inglesa para crianças. Londrina, PR. Masters thesis. Universidade Estadual de Londrina, 270 p.
  • [24] TONELLI, ______. O uso de histórias infantis no ensino de inglês para crianças: analisando o gênero textual história infantil sob a perspectiva do interacionismo sócio- interacionismo sócio-discursivo discursivo discursivo. IN: Acta Scientiarum Language and Culture. Maringá, v. 30, n. 1, p. 19-27, 2008.
  • [25] TONELLI, Juliana Reichert Assunção. Histórias infantis e ensino de Inglês para crianças: reflexões e contribuições. IN: Revista de C. Humanas, Viçosa, v. 13, n. 2, p. 297-315, jul./dez. 2013.
  • [26] VERIDIANO, P. A influência das crenças no ensino aprendizagem de língua inglesa para crianças: o envolvimento da comunidade escolar. IN: SILVA, K. A. da. (Org.) Crenças, discursos e linguagem. v.2. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011. YOLAGELDİLİ, Gülin; ARIKAN, Arda. Effectiveness of Using Games in Teaching Grammar to Young Learners. IN: Elementary Education Online, 10(1), 219-229, 2011.
Como citar:

FERREIRA, Ana Beatriz Maehashi; TONELLI, Juliana Reichert Assunção; "THE USE OF THE “GAME RULES” GENRE IN THE ENGLISH TEACHING FOR CHILDREN", p. 1460-1471 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt16_295

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações