Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

HAROLD BLOOM E OSWALD DE ANDRADE: ANGÚSTIA DA INFLUÊNCIA VERSUS ALEGRIA ANTROPOFÁGICA

STESSUK, Silvio José ;

Artigo:

No livro Angústia da influência (1973), o crítico literário estadunidense Harold Bloom apresenta a tese de que – grosso modo – a História da Literatura se movimenta quando um autor novo, forte o suficiente, tenta estabelecer, através de sua obra, uma originali-dade criativa em face da pressão modelar de um ou mais autores canônicos. Em contras-te, o poeta brasileiro Oswald de Andrade, décadas antes, já lançara no Manifesto antro-pófago ou antropofágico (1928) a idéia, depois detalhada noutros escritos, de que – também grosso modo – a relação do autor novo com o que poderia ser chamado de câ-none se estabelece através da recepção apropriativa e da digestão crítica deste por aque-le. O presente trabalho pretende discutir, a vol d’oiseau, alguns aspectos diferenci-adores dessas perspectivas, a possível relação dialética entre elas e as possíveis aplica-ções respectivas na recepção de um patrimônio cognitivo tradicional e na constru-ção de um patrimônio cognitivo pessoal nos campos da Literatura, da Crítica Literária, da Filo-sofia e da Educação.

Artigo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt20_92

Referências bibliográficas
  • [1] ANDRADE, Oswald. Ponta de lança (Obras completas 5). 2ª ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 197
  • [2] _____. A utopia antropofágica. 4ª ed. São Paulo, Globo, 2011.
  • [3] BLOOM, Harold. A anatomia da influência – Literatura como modo de vida. Trad. Ivo Kory-towski e Renata Telles. Rio de Janeiro, Objetiva, 201
  • [4] _____. A angústia da influência – Uma teoria da Poesia. Trad. e apres. Arthur Nestrovski. Rio de Janeiro, Imago, 1991a.
  • [5] _____. The anxiety of influence – A theory of Poetry. 2nd ed. New York, Oxford, 1997. _____. Cabala e crítica. Trad. Monique Balbuena. Rio de Janeiro, Imago, 1991b. BORGES, Jorge Luis. Obras completas – 1923-1972. 14ª ed. Buenos Aires, Emecé, 1984.
  • [6] CAMPOS, Haroldo de. “Uma poética da radicalidade”. In: ANDRADE, Oswald de. Poesias reunidas (Obras completas 7). 4ª ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasilei-ra, 1974.
  • [7] ROCHA, João Cezar de Castro. “Oswald em cena: o Pau-Brasil, o Brasileiro e o Antropófago”. In: RUFFINELI, Jorge; e ROCHA, João Cezar de Castro (org.). Antro-pofagia hoje? São Paulo, É Realizações, 2011.
Como citar:

STESSUK, Silvio José; "HAROLD BLOOM E OSWALD DE ANDRADE: ANGÚSTIA DA INFLUÊNCIA VERSUS ALEGRIA ANTROPOFÁGICA", p. 1634-1645 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt20_92

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações