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CURRÍCULO, FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: UM CAMPO DE POSSIBILIDADES PARA PENSAR AS PRÁTICAS COTIDIANAS COMO ESPAÇOS/TEMPOS
CURRÍCULO, FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: UM CAMPO DE POSSIBILIDADES PARA PENSAR AS PRÁTICAS COTIDIANAS COMO ESPAÇOS/TEMPOS
SANTOS, Adriana Regina de Jesus; OLIVEIRA, Cláudia Chueire de; LUCIANO, Hélio José
Artigo:
As recentes tendências na pesquisa educacional sobre currículo, formação e trabalho docente têm dado destaque aos estudos sobre as imagens, significados e crenças dos professores em relação a suas ações e práticas pedagógicas. Apesar da diversidade teórica e conceitual, identificar e compreender o pensamento das percepções, imagens e crenças que os professores da educação básica, especificamente docentes que atuam em um colégio estadual, localizado na cidade de Londrina, possuem sobre tal aspecto é o foco deste estudo, visando contribuir com o conjunto dos demais. Isto posto, elencamos os seguintes objetivos: a) Compreender as representações dos professores em relação a formação docente no contexto da sociedade contemporânea. Para o desenvolvimento deste estudo, elegemos o método dialético, como base para esta pesquisa, tendo como parâmetro a própria realidade, buscando os movimentos que a compõem a fim de compreender o que está obscuro e confuso para chegar ao conceito do todo, abarcando as suas determinações e relações. Na busca de compreendermos as percepções e entendimentos dos professores em relação a formação docente, a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a pesquisa de campo formam o conjunto de procedimentos investigativos. A técnica base para a coleta de informações junto aos professores vai ser o questionário, a observação e a entrevista semiestruturada.
As recentes tendências na pesquisa educacional sobre currículo, formação e trabalho docente têm dado destaque aos estudos sobre as imagens, significados e crenças dos professores em relação a suas ações e práticas pedagógicas. Apesar da diversidade teórica e conceitual, identificar e compreender o pensamento das percepções, imagens e crenças que os professores da educação básica, especificamente docentes que atuam em um colégio estadual, localizado na cidade de Londrina, possuem sobre tal aspecto é o foco deste estudo, visando contribuir com o conjunto dos demais. Isto posto, elencamos os seguintes objetivos: a) Compreender as representações dos professores em relação a formação docente no contexto da sociedade contemporânea. Para o desenvolvimento deste estudo, elegemos o método dialético, como base para esta pesquisa, tendo como parâmetro a própria realidade, buscando os movimentos que a compõem a fim de compreender o que está obscuro e confuso para chegar ao conceito do todo, abarcando as suas determinações e relações. Na busca de compreendermos as percepções e entendimentos dos professores em relação a formação docente, a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a pesquisa de campo formam o conjunto de procedimentos investigativos. A técnica base para a coleta de informações junto aos professores vai ser o questionário, a observação e a entrevista semiestruturada.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt3_207
Referências bibliográficas
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Como citar:
SANTOS, Adriana Regina de Jesus; OLIVEIRA, Cláudia Chueire de; LUCIANO, Hélio José; "CURRÍCULO, FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: UM CAMPO DE POSSIBILIDADES PARA PENSAR AS PRÁTICAS COTIDIANAS COMO ESPAÇOS/TEMPOS", p-330-341.
In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 23592990,
DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt3_207
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Adriana Regina de Jesus SANTOS, Cláudia Chueire de OLIVEIRA, Hélio José LUCIANO, CURRÍCULO, FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: UM CAMPO DE POSSIBILIDADES PARA PENSAR AS PRÁTICAS COTIDIANAS COMO ESPAÇOS/TEMPOS, Blucher Social Sciences Proceedings, Volume 2, 2016, Pages 330-341, ISSN 23592990, http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt3_207 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/currculo-formao-e-trabalho-docente-um-campo-de-possibilidades-para-pensar-as-prticas-cotidianas-como-espaostempos-23579) Palavras-chave:: ;