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AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: QUAL O SIGNIFICADO EM SALA DE AULA?
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: QUAL O SIGNIFICADO EM SALA DE AULA?
FAVARÃO, Cláudia Fátima de Melo; SALVI, Rosana Figueiredo
Artigo:
As conversas referentes ao processo de avaliação da aprendizagem, nas escolas estaduais nas quais atuo como professora de Geografia sempre gerou inquietação. Os questionamentos levantados na experiência vivida levaram a construção teórica de uma dissertação a respeito da concepção dos professores dos anos finais do ensino fundamental sobre o processo de avaliação da aprendizagem. As dúvidas e incertezas construíram e reconstruíram nossa formação pedagógica, provocando novas problematizações que reverberaram nas seguintes questões: - Compreendo o que significa avaliar? - Os conceitos geográficos estão sendo ensinados e aprendidos? - Como? - Qual o tipo de avaliação que realizo em sala de aula? - Será que a avaliação chamada de classificatória ainda persiste nas salas de aula? - Por quê? - Qual o significado da Avaliação Classificatória e de avaliação Formativa? - A avaliação formativa é colocada em prática? Os erros estão sendo considerados nas aulas de Geografia como parte do processo de construção da aprendizagem? Os resultados apontam o difícil percurso para a construção de uma avaliação voltada para a formação humana.
As conversas referentes ao processo de avaliação da aprendizagem, nas escolas estaduais nas quais atuo como professora de Geografia sempre gerou inquietação. Os questionamentos levantados na experiência vivida levaram a construção teórica de uma dissertação a respeito da concepção dos professores dos anos finais do ensino fundamental sobre o processo de avaliação da aprendizagem. As dúvidas e incertezas construíram e reconstruíram nossa formação pedagógica, provocando novas problematizações que reverberaram nas seguintes questões: - Compreendo o que significa avaliar? - Os conceitos geográficos estão sendo ensinados e aprendidos? - Como? - Qual o tipo de avaliação que realizo em sala de aula? - Será que a avaliação chamada de classificatória ainda persiste nas salas de aula? - Por quê? - Qual o significado da Avaliação Classificatória e de avaliação Formativa? - A avaliação formativa é colocada em prática? Os erros estão sendo considerados nas aulas de Geografia como parte do processo de construção da aprendizagem? Os resultados apontam o difícil percurso para a construção de uma avaliação voltada para a formação humana.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt19_9
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Como citar:
FAVARÃO, Cláudia Fátima de Melo; SALVI, Rosana Figueiredo; "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: QUAL O SIGNIFICADO EM SALA DE AULA?", p-1555-1565.
In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 23592990,
DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt19_9
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TY - CONF T1 - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: QUAL O SIGNIFICADO EM SALA DE AULA? JO - Blucher Social Sciences Proceedings VL - 2 IS - 4 SP - 1555 EP - 1565 PY - 2016 T2 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas AU - , SN - 23592990 DO - http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt19_9 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/avaliao-da-aprendizagem-qual-o-significado-em-sala-de-aula-23698 KW - ER -
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Cláudia Fátima de Melo FAVARÃO, Rosana Figueiredo SALVI, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: QUAL O SIGNIFICADO EM SALA DE AULA?, Blucher Social Sciences Proceedings, Volume 2, 2016, Pages 1555-1565, ISSN 23592990, http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt19_9 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/avaliao-da-aprendizagem-qual-o-significado-em-sala-de-aula-23698) Palavras-chave:: ;