Blucher Social Sciences Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2359-2990
COMO TRABALHAR A CULTURA NAS AULAS DE ESPANHOL COM CRIANÇAS DE 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
COMO TRABALHAR A CULTURA NAS AULAS DE ESPANHOL COM CRIANÇAS DE 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
FUCK, Jorge Rafael; RINALDI, Simone
Artigo:
Este trabalho tem o propósito de apresentar o projeto de pesquisa para o Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas, da Universidade Estadual de Londrina. O estudo visa a contribuir para as investigações no campo do ensino e da aprendizagem de espanhol para crianças dos primeiros anos do ensino fundamental. Entre outros objetivos, o foco deste trabalho é sugerir propostas de trabalho que envolvam aspectos culturais, ampliando possibilidades de trabalho do professor para o ensino de língua espanhola a alunos do Ensino Fundamental, em cujo contexto lecionamos atualmente e de onde surgiu o interesse da presente investigação. Assim, nos apoiamos em estudos sobre: formação de professores de espanhol para crianças (RINALDI, 2006, 2011), desenvolvimento infantil (NOVELO, 2002) e cultura (SANTOS, 2006). Realizaremos nesta pesquisa, uma análise da coleção didática de espanhol para crianças, chamada Nuevo Recreo, edição de 2014 e, para tanto, utilizaremos uma matriz de análise de material didático ainda a ser escolhida. Iremos propor um encarte para o professor com práticas de trabalhos para o ensino de espanhol que englobem cultura por meio de atividades lúdicas se observarmos a falta de atividade que contemple os aspectos culturais.
Este trabalho tem o propósito de apresentar o projeto de pesquisa para o Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas, da Universidade Estadual de Londrina. O estudo visa a contribuir para as investigações no campo do ensino e da aprendizagem de espanhol para crianças dos primeiros anos do ensino fundamental. Entre outros objetivos, o foco deste trabalho é sugerir propostas de trabalho que envolvam aspectos culturais, ampliando possibilidades de trabalho do professor para o ensino de língua espanhola a alunos do Ensino Fundamental, em cujo contexto lecionamos atualmente e de onde surgiu o interesse da presente investigação. Assim, nos apoiamos em estudos sobre: formação de professores de espanhol para crianças (RINALDI, 2006, 2011), desenvolvimento infantil (NOVELO, 2002) e cultura (SANTOS, 2006). Realizaremos nesta pesquisa, uma análise da coleção didática de espanhol para crianças, chamada Nuevo Recreo, edição de 2014 e, para tanto, utilizaremos uma matriz de análise de material didático ainda a ser escolhida. Iremos propor um encarte para o professor com práticas de trabalhos para o ensino de espanhol que englobem cultura por meio de atividades lúdicas se observarmos a falta de atividade que contemple os aspectos culturais.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt16_35
Referências bibliográficas
- [1] BRASIL. Lei Nº. 11.161, de 05 de agosto de 2005. Dispõe sobre o ensino da língua espanhola. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2005.
- [2] MOYA, A. J. G. La Enseñanza de la lengua extranjera em la educación infantil. Espanha: Editora Ediciones de la Universidad de Castilla – La Mancha, 2003.
- [3] NOVELO, G. Conozcamos a nuestros niños. Mexico: Editora Paidós Mexicana, 2002.
- [4] PARRA. A. N. Língua estrangeira como cultura: Possíveis caminhos na formação social da criança. 94 p. Monografia (Especialiação em Ensino de Língua Estrangeira) - Universidade Estudual de Londrina, Londrina: 2014.
- [5] RINALDI, S. O futuro é agora: possíveis caminhos para a formação de professores de espanhol como língua estrangeira para crianças. 2011. 261 p. Tese (Doutorado em Educação) - Uinversidade de Saõ Paulo, São Paulo: 2011.
- [6] ______. Um retrato da formação de professores de espanhol como língua estrangeira para crianças: um olhar sobre o passado, uma análise do presente e caminhos para o futuro. 2006. 177 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Uinversidade de Saõ Paulo, São Paulo: 2006.
- [7] SANTOS, J. L. O que é cultura. 16. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 2006.
Como citar:
FUCK, Jorge Rafael; RINALDI, Simone; "COMO TRABALHAR A CULTURA NAS AULAS DE ESPANHOL COM CRIANÇAS DE 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL", p-1408-1415.
In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 23592990,
DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt16_35
últimos 30 dias
321
downloads
96
visualizações
3
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - COMO TRABALHAR A CULTURA NAS AULAS DE ESPANHOL COM CRIANÇAS DE 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL JO - Blucher Social Sciences Proceedings VL - 2 IS - 4 SP - 1408 EP - 1415 PY - 2016 T2 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas AU - , SN - 23592990 DO - http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt16_35 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/como-trabalhar-a-cultura-nas-aulas-de-espanhol-com-crianas-de-1-ao-5-ano-do-ensino-fundamental-23683 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{FUCK20144,
title="COMO TRABALHAR A CULTURA NAS AULAS DE ESPANHOL COM CRIANÇAS DE 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL",
journal="Blucher Social Sciences Proceedings",
volume="2",
number="4",
pages="1408 - 1415",
year="2016",
note="",
issn="23592990",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt16_35",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/como-trabalhar-a-cultura-nas-aulas-de-espanhol-com-crianas-de-1-ao-5-ano-do-ensino-fundamental-23683",
author="Jorge Rafael FUCK", "Simone RINALDI",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Jorge Rafael FUCK, Simone RINALDI, COMO TRABALHAR A CULTURA NAS AULAS DE ESPANHOL COM CRIANÇAS DE 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, Blucher Social Sciences Proceedings, Volume 2, 2016, Pages 1408-1415, ISSN 23592990, http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt16_35 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/como-trabalhar-a-cultura-nas-aulas-de-espanhol-com-crianas-de-1-ao-5-ano-do-ensino-fundamental-23683) Palavras-chave:: ;