Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

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COMO TRABALHAR A CULTURA NAS AULAS DE ESPANHOL COM CRIANÇAS DE 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

FUCK, Jorge Rafael ; RINALDI, Simone ;

Artigo:

Este trabalho tem o propósito de apresentar o projeto de pesquisa para o Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas, da Universidade Estadual de Londrina. O estudo visa a contribuir para as investigações no campo do ensino e da aprendizagem de espanhol para crianças dos primeiros anos do ensino fundamental. Entre outros objetivos, o foco deste trabalho é sugerir propostas de trabalho que envolvam aspectos culturais, ampliando possibilidades de trabalho do professor para o ensino de língua espanhola a alunos do Ensino Fundamental, em cujo contexto lecionamos atualmente e de onde surgiu o interesse da presente investigação. Assim, nos apoiamos em estudos sobre: formação de professores de espanhol para crianças (RINALDI, 2006, 2011), desenvolvimento infantil (NOVELO, 2002) e cultura (SANTOS, 2006). Realizaremos nesta pesquisa, uma análise da coleção didática de espanhol para crianças, chamada Nuevo Recreo, edição de 2014 e, para tanto, utilizaremos uma matriz de análise de material didático ainda a ser escolhida. Iremos propor um encarte para o professor com práticas de trabalhos para o ensino de espanhol que englobem cultura por meio de atividades lúdicas se observarmos a falta de atividade que contemple os aspectos culturais.

Artigo:

Palavras-chave: cultura, materiais didáticos, língua espanhola para crianças.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt16_35

Referências bibliográficas
  • [1] BRASIL. Lei Nº. 1161, de 05 de agosto de 2005. Dispõe sobre o ensino da língua espanhola. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2005.
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  • [3] NOVELO, G. Conozcamos a nuestros niños. Mexico: Editora Paidós Mexicana, 2002.
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  • [5] RINALDI, S. O futuro é agora: possíveis caminhos para a formação de professores de espanhol como língua estrangeira para crianças. 2011. 261 p. Tese (Doutorado em Educação) - Uinversidade de Saõ Paulo, São Paulo: 2011.
  • [6] ______. Um retrato da formação de professores de espanhol como língua estrangeira para crianças: um olhar sobre o passado, uma análise do presente e caminhos para o futuro. 200 177 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Uinversidade de Saõ Paulo, São Paulo: 200
  • [7] SANTOS, J. L. O que é cultura. 16. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 2006.
Como citar:

FUCK, Jorge Rafael; RINALDI, Simone; "COMO TRABALHAR A CULTURA NAS AULAS DE ESPANHOL COM CRIANÇAS DE 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL", p. 1408-1415 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt16_35

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