Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

A REPRESENTAÇÃO TEMÁTICA DAS XILOGRAVURAS DO MUSEU DE ARTE DE LONDRINA: UMA ANÁLISE DA COLEÇÃO PAULO MENTEN

MACHADO, Viviane Faria ;

Artigo:

A pesquisa tem por finalidade analisar como são representadas tematicamente as xilogravuras da coleção Paulo Menten inseridas no acervo do Museu de Arte de Londrina e identificar os termos indexados no sistema InfoMusa. As xilogravuras constituem-se de técnicas específicas tornando-as importantes no conjunto entre história, arte e impressão utilitária. Para que este tipo de obra possa ser recuperada em uma unidade de informação é necessário que passe por um tratamento da informação visando a sua organização e representação do conteúdo documental, campo de estudo da área da Organização da Informação. Neste sentido as obras xilográficas precisam de tratamento temático, pois as xilogravuras são fontes de informação que retratam uma época e seu contexto. Sendo assim, a metodologia proposta foi de análise de conteúdo de forma a averiguar como são feitas as representações das xilogravuras, e relacionando-as de acordo com as categorias previamente estabelecidas no estudo, visando a organização e representação da melhor forma possível. Sendo que os resultados obtidos demonstram uma insuficiência no que se refere aos termos descritores de indexação, impossibilitando a facilidade dos pesquisadores de recuperar estes documentos, pois não atinge o nível de exaustividade e nem especificidade quanto as dimensões precisas para indexar documentos.

Artigo:

Palavras-chave: Xilogravura. Tratamento Temático de Imagens. Indexação de Imagens. Paulo Menten,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt1_162

Referências bibliográficas
  • [1] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR12676. Métodos para a análise de documentos – determinação de seus assuntos e seleção de termos de indexação. Rio de Janeiro, 1992.
  • [2] BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3.ed. Lisboa/Portugal: Edições 70, 2004.
  • [3] CAMARGO, I. A. Imagem: representação versus significação. In: GAWRYSZEWSKI, A. (Org.). Imagem em debate. Londrina: Eduel, 2011.
  • [4] CARDOSO FILHO, J. C.; SANTOS, M. M. Processos e temas selecionados. In: ALVARES, L. (Org.). Organização da informação e do conhecimento: conceitos, subsídios interdisciplinares e aplicações. São Paulo: B4 Ed., 2012. Cap.
  • [5] _________________________________________________________ COSTELLA, A. Breve história ilustrada da xilogravura. Campos do Jordão: Mantiqueira, 2003.
  • [6] ______. Introdução à gravura e história da xilografia. Campos do Jordão: Mantiqueira, 1984.
  • [7] DIAS, E. W.; NAVES, M. M. L. Análise de assunto: teoria e prática. 2. ed. rev. Brasília: Briquet de Lemos, 2013.
  • [8] FERREIRA, O. C. Imagem e letra: introdução à bibliologia brasileira: a imagem gravada. São Paulo: Universidade de São Paulo, c1976. 278 p.: il.
  • [9] LANCASTER, F. W. Indexação e resumos: teoria e prática. 2. ed. rev. e atual. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
  • [10] LEMES, F. O ‘pai’ dos totens do memorial. Folha de Londrina, Londrina, 22 agosto 2006. Folha 2. P. 2.
  • [11] LONDRINA. Secretaria de Cultura de Londrina. Museu de Arte de Londrina. Base de dados Infomusa. Londrina, 2014.Print.
  • [12] LONDRINA. Secretaria de Cultura de Londrina. Museu de Arte de Londrina. Ficha Manual. Londrina, 2014. Foto.
  • [13] MANINI, M. P. Análise documentária de imagens. Informação & Sociedade: estudos, Paraíba, v. 11, n. 1, 2001. Disponível em: . Acesso em 06 set. 2014.
  • [14] MENTEN, P. Paisagem urbana. 1998. 1 gravura. Museu de Arte de Londrina.
  • [15] RUBI, M. P. Os princípios da política de indexação na análise de assunto para catalogação: especificidade, exaustividade, revocação e precisão na perspectiva dos catalogadores e usuários. In: FUJITA, M. S. L. (Org.). A indexação de livros: a percepção de catalogadores e usuários de bibliotecas universitárias: um estudo de observação do contexto sociocognitivo com protocolos verbais. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 154 p. Capítulo 4.
  • [16] SILVA, L. C. Gravura em Londrina: Paulo Menten. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE MUSEOLOGIA, 2., 2012, Maringá. Anais... Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2012. p. 1-8.
  • [17] SIMONETTI, J. Poiesis: Paulo Menten. Londrina: Edições Humanidades, 2006.
  • [18] SMIT, J. W. Análise de imagem: um primeiro plano. In: ______(Coord.). Análise documentária: a análise da síntese. 2. ed. Brasília: IBICT, 1987. Cap. 6.
  • [19] _________________________________________________________ TAVARES, L. A. A imagem impressa e ciência: ilustrações em livros didáticos de física: séculos XIX e XX. São Paulo, 2005. 93f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2005.
Como citar:

MACHADO, Viviane Faria; "A REPRESENTAÇÃO TEMÁTICA DAS XILOGRAVURAS DO MUSEU DE ARTE DE LONDRINA: UMA ANÁLISE DA COLEÇÃO PAULO MENTEN", p. 42-52 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt1_162

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações