Blucher Social Sciences Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2359-2990
DESIGN EDITORIAL INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA
DESIGN EDITORIAL INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA
LONDRINA, Rosane Fonseca de Freitas Martins; TOZATTI, Danielle de Marchi; CASAGRANDE, Lariane
Artigo:
Apesar do Brasil ser um país majoritariamente mestiço, a ausência de referenciais negros é um fato que interfere diretamente na valorização do negro e na construção da identidade da criança negra. O presente trabalho objetiva mostrar o desenvolvimento de um projeto gráfico, para um livro infantil direcionado à crianças entre 5 e 7 anos, que valoriza e estimula a diversidade e a construção da identidade negra. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória qualitativa incluindo-se pesquisa de dados primários e entrevista com o público para o qual o livro se destina. Foram eixos de pesquisa: a cultura e literatura infantil afro-brasileira; aspectos atuais gerais do livro infantil; e o design editorial, que envolve a pesquisa de cor, formato, tipografia, diagramação e, produção gráfica com destaque para a ilustração. Apresenta como resultados o projeto gráfico assertivo elaborado com base nas investigações que colabora com a ressignificação do papel feminino negro na literatura infantil.
Apesar do Brasil ser um país majoritariamente mestiço, a ausência de referenciais negros é um fato que interfere diretamente na valorização do negro e na construção da identidade da criança negra. O presente trabalho objetiva mostrar o desenvolvimento de um projeto gráfico, para um livro infantil direcionado à crianças entre 5 e 7 anos, que valoriza e estimula a diversidade e a construção da identidade negra. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória qualitativa incluindo-se pesquisa de dados primários e entrevista com o público para o qual o livro se destina. Foram eixos de pesquisa: a cultura e literatura infantil afro-brasileira; aspectos atuais gerais do livro infantil; e o design editorial, que envolve a pesquisa de cor, formato, tipografia, diagramação e, produção gráfica com destaque para a ilustração. Apresenta como resultados o projeto gráfico assertivo elaborado com base nas investigações que colabora com a ressignificação do papel feminino negro na literatura infantil.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt11_146
Referências bibliográficas
- [1] ALBERTO, Adriano Contreras. SIQUIERA, Filipe Rodrigues de. TERUO, Luiz.Vantagens e desvantagens dos livros eletrônicos se comparado com os livros impressos (físicos) na opinião do público. VIII Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paulo Souza 2013. Disponível em: < http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/pos-graduacao/workshop-de-pos-graduacao-e-pesquisa/008-workshop-
- [2] 2013/trabalhos/otimizacao_e_qualidades_de_sistemas_produtivos/121389_874_884_fin al.pdf > Acesso em nov 2015.
- [3] ALBUQUERQE, Wlamira e FRAGA FILHO, Walter, Cultura negra e cultura nacional: samba, carnaval, capoeira e candomblé in Uma história do negro no Brasil, Salvador, Fundação Cultural PALMARES, 2006,cap. IX. Disponível em: <www.ceao.ufba.br/.../uma%20historia%20do%20negro%20no%20br> Acesso em 22 de maio 2013.
- [4] ARBOLEYA, Valdinei José. O negro na literatura infantil: apontamentos para uma interpretação da construção adjetiva e da representação imagética de personagens negros. Revista África e Africanidades - Ano I - n. 3 - Nov. 2008. Disponível em < http://www.africaeafricanidades.com.br/documentos/O_negro_na_literatura_infantil_a pontamentos.pdf> Acesso em 05 jun. 2013.
- [5] ASSIS, Danilo. O Projeto Gráfico Editorial e o Universo Livresco Infantil. 2007. <http://eliasbitencourt2.files.wordpress.com/2009/07/artigoinfantil_final.pdf> Acesso em: 15 Out. 2015.
- [6] SOUZA, Marina de Mello e. A descoberta da África. In. FIGUEIREDO, Luciano (Org.). Raízes Africanas. Rio de Janeiro, RJ: Editor Sabin, 2009.
- [7] SOUZA, Silvia Cristina Martins de; FREITAG, Liliane da Costa; COSTA, Maria Paula; DE SALIS, Carmen Lúcia Gomes; STANCZYK FILHO, Milton; DE SALIS, André Ulysses (Orgs.). Conjunção de Saberes: Ensino e Pesquisa de História. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011.
- [8] MARIOSA, Gilmara Santos e REIS, Maria da Glória dos. A influência da literatura infantil afro-brasileira na construção das identidades das crianças. Estação Literária. Londrina, Vagão- volume 8, parte A, p. 42-53, dezembro de 2011. Disponível em < http://www.uel.br/pos/letras/EL/vagao/EL8AArt06.pdf> Acesso em 23 mar. 2013.
- [9] MEC, Site, 2015. Disponível em: <http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/impresso/imp_basico/pdf_eproinfo/ e3_assuntos_a3.pdf > Acesso em 11 out.2015.
- [10] JOVINO, Ione da Silva. Literatura infanto-juvenil com personagens negros no Brasil. In.SOUZA, Florentina e LIMA, Maria Nazaré (Org.). Literatura Afro-Brasileira. Centro de Estudos Afro- Orientais, Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006.
- [11] MUNANGA, Kabenguele (org). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, secretaria de Educação continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
- [12] POWERS, Alan. Tradução: Otacílio Nunes. Era uma vez uma capa: História ilustrada da literatura infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
- [13] BELEI, Renata Aparecida. GIMENIZ-PASCHOAL, Sandra Regina. NASCIMENTO, Edinalva Neves. MATSUMOTO, Patrícia Helena Vivian Ribeiro. O uso de entrevista, observação e videogravação em pesquisa qualitativa. Cadernos de Educação (FaE/PPGE/UFPel), Pelotas 30: 187-199, jan/junho 2008. Disponível em: <! http://www .unisc.br/portal/upload/com_arquivo/1350501221.pdf > Acesso em: nov.2015.
- [14] FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde; BASTOS, Dorinho. Psicodinâmica das cores em comunicação. 5. ed. São Paulo: Editora Edgard Blucher, 2006.
- [15] FRASER, Tom; BANKS, Adam. O guia completo da cor. 2 ed.São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007.
- [16] LINS, Guto. Livro Infantil? Projeto gráfico, metodologia, subjetividade. São Paulo: Edições Rodari, 2002.
- [17] LOURENÇO, Daniel Alvares. Tipografia para livro de Literatura Infantil: Desenvolvimento de um guia com recomendações tipográficas para designers. Pós-graduação em Design, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2011. Disponível em: < ! ! ! ! http://dspace.3sl.ufpr .br/dspace/bitstream/handle/1884/26092/TIPOGRAFIA%20P ARA%20LIVRO%20INFANTIL%20Desenvolvimento%20de%20um%20guia%20com %20recomendacoes%20tipograficas%20paa%20designers.pdf?sequence=1.> Acesso em Nov 2015. !
- [18] NECYK, Barbara Jane. Texto e imagem: um olhar sobre o livro infantil contemporâneo. 2007. Dissertação (Mestrado em Design). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
- [19] NIKOLAJEVA, Maria. SCOTT, Carole. Livro Ilustrado: Palavras e Imagens. How Picturesbooks Work. Tradução Cid Knipel. São Paulo, Cosac Naify, 2001.
- [20] NODELMAN, Perry. Words about Pictures: The Narrative Art of Children ́s Picture Books. Athens: University of Georgia Press, 1988.
- [21] PRÓ-LIVRO, Instituto. Retratos da Leitura no Brasil, 2011. Disponível em: < http://anl.org.br/web/pdf/retratos_da_leitura_no_brasil.pdf > Acesso em 17 Out. 2015.
- [22] SANTOS, Luís Sérgio. Tipografia e Legibilidade: O desafio da mediação visual no texto escrito 2013. Disponível em: <https://www.academia.edu/4575656/TIPOGRAFIA_E_LEGIBILIDADE_O_DESAFI
- [23] O_DA_MEDIA%C3%87%C3%83O_VISUAL_NO_TEXTO_ESCRITO_FULL_TE XT > Acesso em 17 Out. 2015.
- [24] SARAMAGO, Sílvia Sara Sousa. Metodologias de pesquisa empírica com crianças. Sociologia, Problemas e Práticas. Lisboa, no.35, p.9-29, abr. 2001.
Como citar:
LONDRINA, Rosane Fonseca de Freitas Martins; TOZATTI, Danielle de Marchi; Lariane Casagrande; "DESIGN EDITORIAL INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA", p-1039-1049.
In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 23592990,
DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt11_146
últimos 30 dias
133
downloads
94
visualizações
2
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - DESIGN EDITORIAL INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA JO - Blucher Social Sciences Proceedings VL - 2 IS - 4 SP - 1039 EP - 1049 PY - 2016 T2 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas AU - , , SN - 23592990 DO - http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt11_146 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/design-editorial-infantil-e-a-construo-da-identidade-negra-23648 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{LONDRINA20144,
title="DESIGN EDITORIAL INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA",
journal="Blucher Social Sciences Proceedings",
volume="2",
number="4",
pages="1039 - 1049",
year="2016",
note="",
issn="23592990",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt11_146",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/design-editorial-infantil-e-a-construo-da-identidade-negra-23648",
author="Rosane Fonseca de Freitas Martins LONDRINA", "Danielle de Marchi TOZATTI", "Lariane CASAGRANDE",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Rosane Fonseca de Freitas Martins LONDRINA, Danielle de Marchi TOZATTI, Lariane CASAGRANDE, DESIGN EDITORIAL INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA, Blucher Social Sciences Proceedings, Volume 2, 2016, Pages 1039-1049, ISSN 23592990, http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt11_146 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/design-editorial-infantil-e-a-construo-da-identidade-negra-23648) Palavras-chave:: ;