Blucher Social Sciences Proceedings
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A MIGRAÇÃO ESTUDANTIL NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA – OLHAR GEOGRÁFICO E A INTERFACE COM OS PROCESSOS FORMATIVOS NA GRADUAÇÃO.
A MIGRAÇÃO ESTUDANTIL NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA – OLHAR GEOGRÁFICO E A INTERFACE COM OS PROCESSOS FORMATIVOS NA GRADUAÇÃO.
Artigo:
O presente trabalho tem por objetivo realizar um levantamento do contexto contemporâneo do fluxo migratório de alunos de graduação e pós-graduação através da iniciativa federal Ciência Sem Fronteiras. Para tanto realizamos o levantamento dos editais do programa, bolsas de estudos concedidas finalizadas e em andamento buscando verificar o impacto do programa na ampliação do fluxo migratório realizado por estudantes universitários. Na análise das temáticas de internacionalização do ensino superior, o programa se concretiza como uma das iniciativas centrais no contexto das universidades brasileiras, apresentando impactos na formação acadêmica em nível de graduação bem como intensificando as trocas culturais entre alunos de graduação de diferentes países e/ou continentes. Neste sentido, o presente trabalho visa ampliar o debate entre as interfaces dos movimentos migratórios em contexto universitário, bem como realizar apontamentos iniciais, a serem aprofundados em trabalhos futuros, a respeito das contribuições da migração e da iniciativa Ciência Sem Fronteiras na qualificação dos processos formativos dos discentes envolvidos.
O presente trabalho tem por objetivo realizar um levantamento do contexto contemporâneo do fluxo migratório de alunos de graduação e pós-graduação através da iniciativa federal Ciência Sem Fronteiras. Para tanto realizamos o levantamento dos editais do programa, bolsas de estudos concedidas finalizadas e em andamento buscando verificar o impacto do programa na ampliação do fluxo migratório realizado por estudantes universitários. Na análise das temáticas de internacionalização do ensino superior, o programa se concretiza como uma das iniciativas centrais no contexto das universidades brasileiras, apresentando impactos na formação acadêmica em nível de graduação bem como intensificando as trocas culturais entre alunos de graduação de diferentes países e/ou continentes. Neste sentido, o presente trabalho visa ampliar o debate entre as interfaces dos movimentos migratórios em contexto universitário, bem como realizar apontamentos iniciais, a serem aprofundados em trabalhos futuros, a respeito das contribuições da migração e da iniciativa Ciência Sem Fronteiras na qualificação dos processos formativos dos discentes envolvidos.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt4_166
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Como citar:
Mariana Prudenciatto; "A MIGRAÇÃO ESTUDANTIL NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA – OLHAR GEOGRÁFICO E A INTERFACE COM OS PROCESSOS FORMATIVOS NA GRADUAÇÃO.", p-455-464.
In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 23592990,
DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt4_166
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TY - CONF T1 - A MIGRAÇÃO ESTUDANTIL NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA – OLHAR GEOGRÁFICO E A INTERFACE COM OS PROCESSOS FORMATIVOS NA GRADUAÇÃO. JO - Blucher Social Sciences Proceedings VL - 2 IS - 4 SP - 455 EP - 464 PY - 2016 T2 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas AU - SN - 23592990 DO - http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt4_166 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/a-migrao-estudantil-no-contexto-da-internacionalizao-universitria-olhar-geogrfico-e-a-interface-com-os-processos-formativos-na-graduao-23590 KW - ER -
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Mariana PRUDENCIATTO, A MIGRAÇÃO ESTUDANTIL NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA – OLHAR GEOGRÁFICO E A INTERFACE COM OS PROCESSOS FORMATIVOS NA GRADUAÇÃO., Blucher Social Sciences Proceedings, Volume 2, 2016, Pages 455-464, ISSN 23592990, http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt4_166 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/a-migrao-estudantil-no-contexto-da-internacionalizao-universitria-olhar-geogrfico-e-a-interface-com-os-processos-formativos-na-graduao-23590) Palavras-chave:: ;