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A LEITURA E A SUBJETIVIDADE NOS DOCUMENTOS OFICIAIS E NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
A LEITURA E A SUBJETIVIDADE NOS DOCUMENTOS OFICIAIS E NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
HAMASAKI, Eloisa Graziela Franco de; NASCIMENTO, Maria Regina de Jesus
Artigo:
Coloca-se em pauta, neste artigo, os estudos relacionados à leitura literária e à formação do leitor que tomam esta atividade em seu caráter subjetivo, como trabalho psíquico de encontro com o texto e transformação do leitor, conforme Jouve (2002) e Petit (2008). Tendo a leitura como atividade essencial a todo processo de ensino e aprendizagem, medida em avaliações de larga escala e sendo considerada por estas como entrave para o avanço acadêmico da maioria dos alunos, o objetivo desse artigo, que se insere em uma pesquisa maior, é investigar comparativamente os encaminhamentos teórico-metodológicos da leitura em documentos oficiais – PCN, DCE e BNCC – e quais os reflexos de tais concepções na formação inicial do futuro formador de leitor. Para tanto buscamos apreciar, além dos documentos já citados, duas entrevistas de professores da rede pública considerando a sua relação com a leitura. No decorrer do artigo, portanto, serão retomados alguns trechos dos documentos em questão, bem como das entrevistas, a fim de verificarmos se se confirma a hipótese por nós levantada de que tais aspectos da formação do leitor estão pouco contemplados nos documentos e na formação dos professores.
Coloca-se em pauta, neste artigo, os estudos relacionados à leitura literária e à formação do leitor que tomam esta atividade em seu caráter subjetivo, como trabalho psíquico de encontro com o texto e transformação do leitor, conforme Jouve (2002) e Petit (2008). Tendo a leitura como atividade essencial a todo processo de ensino e aprendizagem, medida em avaliações de larga escala e sendo considerada por estas como entrave para o avanço acadêmico da maioria dos alunos, o objetivo desse artigo, que se insere em uma pesquisa maior, é investigar comparativamente os encaminhamentos teórico-metodológicos da leitura em documentos oficiais – PCN, DCE e BNCC – e quais os reflexos de tais concepções na formação inicial do futuro formador de leitor. Para tanto buscamos apreciar, além dos documentos já citados, duas entrevistas de professores da rede pública considerando a sua relação com a leitura. No decorrer do artigo, portanto, serão retomados alguns trechos dos documentos em questão, bem como das entrevistas, a fim de verificarmos se se confirma a hipótese por nós levantada de que tais aspectos da formação do leitor estão pouco contemplados nos documentos e na formação dos professores.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt14_175
Referências bibliográficas
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Como citar:
HAMASAKI, Eloisa Graziela Franco de; NASCIMENTO, Maria Regina de Jesus; "A LEITURA E A SUBJETIVIDADE NOS DOCUMENTOS OFICIAIS E NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR", p-1307-1317.
In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 23592990,
DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt14_175
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Eloisa Graziela Franco de HAMASAKI, Maria Regina de Jesus NASCIMENTO, A LEITURA E A SUBJETIVIDADE NOS DOCUMENTOS OFICIAIS E NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR, Blucher Social Sciences Proceedings, Volume 2, 2016, Pages 1307-1317, ISSN 23592990, http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt14_175 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/a-leitura-e-a-subjetividade-nos-documentos-oficiais-e-na-formao-do-professor-23673) Palavras-chave:: ;