Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

UMA LEITURA DO CONTO UM MÉDICO RURAL, DE FRANZ KAFKA, À LUZ DO INCONSCIENTE FREUDIANO: ENTRE DAS UNHEIMLICHE E O GROTESCO

FIGLIOLO, Gustavo ;

Artigo:

O conceito de Unheimliche foi publicado por Sigmund Freud em 1919 e traduzido ao português como “O Estranho” (Das Unheimliche) e indica de um modo geral uma alegoria do retorno do recalcado. A estranheza provocada deriva do fato de que o evento que vem à tona não se trata de uma coisa externa, algo exterior ao indivíduo, mas, de algo estranhamente familiar, “impressão de estranheza (que) surge na vida cotidiana e na criação estética quando certos complexos infantis recalcados são abruptamente despertados” (ROUDINESCO; PLON, 1997). Por outro lado, a categoria do grotesco implica, de maneira generalizada, a criação de universos fantásticos, o apelo à fantasia e ao onírico, o bizarro e outras formas estranhas de representação da realidade. No conto Um Médico Rural, de Franz Kafka, podem ser observadas essas características do estranho e do grotesco veiculados pelo inconsciente que desvenda a angústia do sujeito quando é destruída nele qualquer faculdade de desejar. Essa é a leitura que este artigo propõe-se examinar.

Artigo:

Palavras-chave: unheimliche, grotesco, psicanálise,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt8_406

Referências bibliográficas
  • [1] ADORNO, Theodor. Teoria Estética. Lisboa: Edições 70, 1970.
  • [2] FREUD, Sigmund. Uma Neurose Infantil e Outros Trabalhos. (1918). Edição Standard Brasileira (ESB) das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol. VXIII. Rio de Janeiro: Imago, 2006.
  • [3] ________ O Estranho (1919). In: Edição Standard Brasileira (ESB) das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol. XVII. Rio de Janeiro: Imago, 2006.
  • [4] ________ Inibições, Sintomas e Ansiedade (1926). Edição Standard Brasileira (ESB) das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol. VXIII. Rio de Janeiro: Imago, 2006.
  • [5] HEGEL, George Wilhelm Friedrich. Cursos de estética. São Paulo: Edusp, 2001.
  • [6] HOFFMANN, Ernst Theodor Amadeus. O Homem de Areia. Rio de Janeiro: Rocco, 2010.
  • [7] KAFKA, Franz. Um Médico Rural. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. Tradução Modesto Carone.
  • [8] KANT, Inmanuel. Crítica da Faculdade do Juízo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
  • [9] KAYSER, Wolfgang. O Grotesco. São Paulo: Perspectiva, 2013.
  • [10] ROUDINESCO, Elisabeth; PLON, Michel. Dicionário de Psicanálise. Tradução Vera Ribeiro, Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
Como citar:

FIGLIOLO, Gustavo; "UMA LEITURA DO CONTO UM MÉDICO RURAL, DE FRANZ KAFKA, À LUZ DO INCONSCIENTE FREUDIANO: ENTRE DAS UNHEIMLICHE E O GROTESCO", p. 844-851 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt8_406

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações