Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE DO GRAU DE INSTRUÇÃO DOS ASSISTIDOS QUE POSSUEM MEDIDA EDUCATIVA NO PATRONATO PENITÊNCIÁRIO DE LONDRINA

CAVAGNARI, Alinne Garcia ; ALMEIDA, Nayara Ap. Dos Santos ; BARRIOS, Juliana Bicalho de Carvalho ;

Artigo:

O presente trabalho tem como objetivo analisar o grau de escolaridade dos sujeitos que possuem como condição penal a Medida Educativa no qual irá dar inicio ao seu processo de ressocialização por meio do acompanhamento do Pedagogo situado no Patronato Penitenciário de Londrina. Esta pesquisa se configura por ser uma pesquisa quantitativa, baseada em dados obtidos pelo próprio Patronato, no qual foram analisados e tabulados para a busca de novas constatações. O Patronato Penitenciário de Londrina se configura como sendo a única Instituição Publica voltada para o processo de ressocialização de sujeitos que já cumpriram uma demanda penal em regime fechado e adquirem o direito de cumprir em regime aberto o restante de sua pena. A Medida Educativa se constitui como uma das alternativas de ressocialização deste sujeito, onde proporciona para o mesmo o contato com a educação por meio de cursos ou mesmo a própria Educação Formal. Assim, esta pesquisa adquire um caráter investigativo de buscar revelar se o grau de escolaridade dos sujeitos que cumprem Medida Educativa obtém relação com a incidência de novos delitos.

Artigo:

Palavras-chave: Ressocialização; Grau de Instrução, Medida Educativa.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt6_188

Referências bibliográficas
  • [1] BRASIL, Presidência da República. Disponível em: .Acesso em 03 de maio de 2016.
  • [2] BRASIL, Presidência da República. Disponível em: . Acesso em 05 de maio de 2016.
  • [3] BARATTA, Alessandro. Ressocialização ou controle social: uma abordagem crítica da “reintegração social” do sentenciado. Universidade de Saarland, RFA) Alemanha Federal. Disponível em: < http://www. eap. sp. gov.br/pdf/ressocializacao. pdf>. Acesso em 18 de Maio, v. 1, 2007.
  • [4] EDUCAÇAO, Ministério da. Diretrizes Nacionais para a oferta de educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais. Disponível em: . Acesso em 21 de abril de 2016.
  • [5] FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1987
Como citar:

CAVAGNARI, Alinne Garcia; ALMEIDA, Nayara Ap. Dos Santos; BARRIOS, Juliana Bicalho de Carvalho; "ANÁLISE DO GRAU DE INSTRUÇÃO DOS ASSISTIDOS QUE POSSUEM MEDIDA EDUCATIVA NO PATRONATO PENITÊNCIÁRIO DE LONDRINA", p. 616-623 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt6_188

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações