Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM GRUPOS DE ORAÇÃO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: CONCILIANDO FÉ E RAZÃO

TOSTI, Alessandra ;

Artigo:

Nos últimos quarenta anos houve o surgimento de novos grupos religiosos pautados na manifestação pessoal e na subjetividade, em função disso as igrejas tradicionais passaram a adotar métodos semelhantes para não perderem fiéis, assim, a presença significativa de jovens participantes desses grupos chama atenção. O presente artigo tem como principal objetivo estudar a participação dos estudantes nos grupos de oração existentes no campus da Universidade Estadual de Londrina - UEL, com intuito de investigar como é feito a conciliação entre a formação profissional fundamentada na razão e os valores religiosos. Além de compreender como esses valores religiosos influenciam o comportamento e a visão de mundo desses estudantes. Para isso foi aplicado questionários junto aos participantes do Grupo de Oração Universitário – GOU ligado a Igreja Católica e o grupo POCKET ligado às igrejas evangélicas entre os meses de julho e agosto de 2015. Além de um estudo teórico sobre os temas religião, religiosidade, juventude e modernidade.

Artigo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt21_293

Referências bibliográficas
  • [1] BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Zahar Ed. Rio de Janeiro, 200
  • [2] Dicionário Informal. “Paraeclesiástico”. Disponível em: Visualizado em: 17 de fevereiro de 2016.
  • [3] Dunamis Moviment. “Dunamis Pockets”. Disponível em: Visualizado em: 17 de fevereiro de 2016
  • [4] Dunamis Moviment. “Quem Somos”. Disponível em: Visualizado em : 17 de fevereiro de 2016.
  • [5] KEHL, Maria Rita “Juventude como sintoma da cultura” in Juventude e Sociedade, Novaes Regina e Vannuchi, P (orgs), Fundação Perseu Abramo, 200
  • [6] MUR, Ministério Universidades Renovadas. “O que é o GOU?”, disponível em: Visualizado em: 17 de fevereiro de 201
  • [7] RCC, Renovação Carismática Católica do Brasil, “Grupo de Oração” Disponível em: Visualizado em: 17 de fevereiro de 2016.
  • [8] RCC, Renovação Carismática Católica do Brasil, “Histórico da RCC” Disponível em: Visualizado em: 17 de fevereiro de 2016.
Como citar:

TOSTI, Alessandra; "PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM GRUPOS DE ORAÇÃO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: CONCILIANDO FÉ E RAZÃO", p. 1740-1748 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt21_293

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações