Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

MULTILETRAMENTOS NAS REDES SOCIAIS: O PAPEL DOS EMOTICONS NO PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO

FONSECA, Raisa Rodrigues da ;

Artigo:

Vivemos uma era em que, à ainda presente cultura do papel, vem sendo adicionada a cultura da tela, ou cibercultura. Assim, com o advento de novas tecnologias digitais, múltiplas práticas e gêneros emergem na sociedade e a comunicação passa a independer cada vez mais da proximidade física, surgindo novas formas de interação, dentre elas as redes sociais de relacionamento. Com isso, muitos recursos não verbais são agregados à comunicação, complementando a codificação da mensagem e a transmissão das emoções dos falantes. Tais recursos contam com ferramentas inovadoras, como, por exemplo, os emoticons, objeto de análise desse trabalho, os quais, para significar, podem ou não se associar a outros recursos de linguagem. A hibridização de diversas modalidades linguísticas permite-nos refletir sobre as tendências multimodais, vez que essas não significam dissociadamente. Diante de tais inovações, faz-se razoável pensar em propiciar aos alunos o acesso às novas ferramentas, recursos tecnológicos e digitais, a fim de conduzi-los a exercitar uma comunicação eficaz que não se limite apenas a textos escritos. Pensando nisso, este trabalho pretende apresentar uma proposta didática sob o prisma dos multiletramentos, considerando como tal perspectiva pode ser trabalhada em sala de aula com as multimodalidades propiciadas pelas ferramentas emoticon inseridas no contexto das redes sociais.

Artigo:

Palavras-chave: multiletramentos, multimodalidades, emoticons,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt5_88

Referências bibliográficas
  • [1] GATTI, Bernardete Angelina. Formação de professores no Brasil. Características e problemas. Educação & Sociedade. Campinas, v. 31, nº 113, p. 1355-1379, out-dez. 2010. Disponível em: . Acesso em: 05. maio. 2015.
  • [2] LEMKE, Jay. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trad. de Clara Dornelles. Trabalhos em Linguistica Aplicada, vol. 49, nº 2, p. 455-479, jul/dez, 2010,. Acesso em: 03 mar 2014.
  • [3] ROJO, Roxane, & JURADO, Shirley. A leitura no ensino médio. In: MENDONÇA, Márcia, e BUNZEN, Clécio (orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
  • [4] ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social, São Paulo: parábola editorial, 2009.
  • [5] ROJO, Roxane, e MOURA, Eduardo (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
Como citar:

FONSECA, Raisa Rodrigues da; "MULTILETRAMENTOS NAS REDES SOCIAIS: O PAPEL DOS EMOTICONS NO PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO", p. 500-509 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt5_88

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações