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MULTILETRAMENTOS NAS REDES SOCIAIS: O PAPEL DOS EMOTICONS NO PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO
MULTILETRAMENTOS NAS REDES SOCIAIS: O PAPEL DOS EMOTICONS NO PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO
Artigo:
Vivemos uma era em que, à ainda presente cultura do papel, vem sendo adicionada a cultura da tela, ou cibercultura. Assim, com o advento de novas tecnologias digitais, múltiplas práticas e gêneros emergem na sociedade e a comunicação passa a independer cada vez mais da proximidade física, surgindo novas formas de interação, dentre elas as redes sociais de relacionamento. Com isso, muitos recursos não verbais são agregados à comunicação, complementando a codificação da mensagem e a transmissão das emoções dos falantes. Tais recursos contam com ferramentas inovadoras, como, por exemplo, os emoticons, objeto de análise desse trabalho, os quais, para significar, podem ou não se associar a outros recursos de linguagem. A hibridização de diversas modalidades linguísticas permite-nos refletir sobre as tendências multimodais, vez que essas não significam dissociadamente. Diante de tais inovações, faz-se razoável pensar em propiciar aos alunos o acesso às novas ferramentas, recursos tecnológicos e digitais, a fim de conduzi-los a exercitar uma comunicação eficaz que não se limite apenas a textos escritos. Pensando nisso, este trabalho pretende apresentar uma proposta didática sob o prisma dos multiletramentos, considerando como tal perspectiva pode ser trabalhada em sala de aula com as multimodalidades propiciadas pelas ferramentas emoticon inseridas no contexto das redes sociais.
Vivemos uma era em que, à ainda presente cultura do papel, vem sendo adicionada a cultura da tela, ou cibercultura. Assim, com o advento de novas tecnologias digitais, múltiplas práticas e gêneros emergem na sociedade e a comunicação passa a independer cada vez mais da proximidade física, surgindo novas formas de interação, dentre elas as redes sociais de relacionamento. Com isso, muitos recursos não verbais são agregados à comunicação, complementando a codificação da mensagem e a transmissão das emoções dos falantes. Tais recursos contam com ferramentas inovadoras, como, por exemplo, os emoticons, objeto de análise desse trabalho, os quais, para significar, podem ou não se associar a outros recursos de linguagem. A hibridização de diversas modalidades linguísticas permite-nos refletir sobre as tendências multimodais, vez que essas não significam dissociadamente. Diante de tais inovações, faz-se razoável pensar em propiciar aos alunos o acesso às novas ferramentas, recursos tecnológicos e digitais, a fim de conduzi-los a exercitar uma comunicação eficaz que não se limite apenas a textos escritos. Pensando nisso, este trabalho pretende apresentar uma proposta didática sob o prisma dos multiletramentos, considerando como tal perspectiva pode ser trabalhada em sala de aula com as multimodalidades propiciadas pelas ferramentas emoticon inseridas no contexto das redes sociais.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt5_88
Referências bibliográficas
- [1] GATTI, Bernardete Angelina. Formação de professores no Brasil. Características e problemas. Educação & Sociedade. Campinas, v. 31, nº 113, p. 1355-1379, out-dez. 2010. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 05. maio. 2015.
- [2] LEMKE, Jay. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trad. de Clara Dornelles. Trabalhos em Linguistica Aplicada, vol. 49, nº 2, p. 455-479, jul/dez, 2010,<http://dx.doi.org/10.1590/S0103-18132010000200009>. Acesso em: 03 mar 2014.
- [3] ROJO, Roxane, & JURADO, Shirley. A leitura no ensino médio. In: MENDONÇA, Márcia, e BUNZEN, Clécio (orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
- [4] ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social, São Paulo: parábola editorial, 2009.
- [5] ROJO, Roxane, e MOURA, Eduardo (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
Como citar:
RAISA FONSECA; "MULTILETRAMENTOS NAS REDES SOCIAIS: O PAPEL DOS EMOTICONS NO PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO", p-500-509.
In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 23592990,
DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt5_88
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TY - CONF T1 - MULTILETRAMENTOS NAS REDES SOCIAIS: O PAPEL DOS EMOTICONS NO PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO JO - Blucher Social Sciences Proceedings VL - 2 IS - 4 SP - 500 EP - 509 PY - 2016 T2 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas AU - SN - 23592990 DO - http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt5_88 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/multiletramentos-nas-redes-sociais-o-papel-dos-emoticons-no-processo-de-significao-23594 KW - ER -
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Raisa Rodrigues da FONSECA, MULTILETRAMENTOS NAS REDES SOCIAIS: O PAPEL DOS EMOTICONS NO PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO, Blucher Social Sciences Proceedings, Volume 2, 2016, Pages 500-509, ISSN 23592990, http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt5_88 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/multiletramentos-nas-redes-sociais-o-papel-dos-emoticons-no-processo-de-significao-23594) Palavras-chave:: ;