Blucher Social Sciences Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2359-2990
LEITURA DE POESIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO LEITOR
LEITURA DE POESIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO LEITOR
ABREU, Joice Naiara Camargo de; LEAL, Luciana Ferreira
Artigo:
Partindo da premissa de que todas as possibilidades oferecidas a partir da leitura devem ser garantidas no âmbito escolar por meio de uma educação intencional; e de que a poesia infantil proporciona experiências que são possíveis e compatíveis à imaginação da criança e vão além da função didática, este trabalho visa investigar, com base na pesquisa de campo, se as experiências de leitura de textos desse gênero literário, realizadas em sala de aula, na educação infantil, tornam-se aprendizagem significativa que contribuem para formação do futuro leitor apto e crítico e se há alguma indicação para o trabalho com a poesia nas sugestões do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Por fim, identificamos o espaço ocupado pela poesia na escola e algumas possibilidades pedagógicas na educação infantil, uma vez que, refletir sobre as práticas que propiciam o desenvolvimento integral da criança por meio da poesia, pode ser o ponto de partida para incitar o conhecimento poético na escola e em consequência disso pode ocorrer a ampliação nas escolhas e nos gostos pela leitura de poesia desde a primeira infância.
Partindo da premissa de que todas as possibilidades oferecidas a partir da leitura devem ser garantidas no âmbito escolar por meio de uma educação intencional; e de que a poesia infantil proporciona experiências que são possíveis e compatíveis à imaginação da criança e vão além da função didática, este trabalho visa investigar, com base na pesquisa de campo, se as experiências de leitura de textos desse gênero literário, realizadas em sala de aula, na educação infantil, tornam-se aprendizagem significativa que contribuem para formação do futuro leitor apto e crítico e se há alguma indicação para o trabalho com a poesia nas sugestões do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Por fim, identificamos o espaço ocupado pela poesia na escola e algumas possibilidades pedagógicas na educação infantil, uma vez que, refletir sobre as práticas que propiciam o desenvolvimento integral da criança por meio da poesia, pode ser o ponto de partida para incitar o conhecimento poético na escola e em consequência disso pode ocorrer a ampliação nas escolhas e nos gostos pela leitura de poesia desde a primeira infância.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt20_104
Referências bibliográficas
- [1] AGUIAR, V. T; CECCANTINI, J. L. Poesia infantil e juvenil brasileira: uma ciranda sem fim. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.
- [2] BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. v. III. Brasília: MEC/SEF, 1998.
- [3] GEBARA, A. E. L. A poesia na escola: leitura e análise de poesia para crianças. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
- [4] GONÇALVES, M. L. B. Poesia infantil: uma linguagem lúdica. Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil. Anais. Porto Alegre: PUC, 2008. Disponível em: <http://www.pucrs.br/edipucrs/CILLIJ/praticas/POESIA_INFANTIL_ OK.pdf>. Acesso em: 4 jun. 2015.
- [5] LAKATOS, E. M; MARCONE, M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.
- [6] LERNER, D. Ler e escrever: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
- [7] MARTHA, A. A. P. Literatura Infantil – A poesia. In: Zanchetta Junior, J. Caderno de Formação: Formação de professores - Didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
- [8] SORRENTI, N. A poesia vai à escola: reflexões, comentários e dicas de atividades. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2009.
Como citar:
ABREU, Joice Naiara Camargo de; LEAL, Luciana Ferreira; "LEITURA DE POESIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO LEITOR", p-1646-1655.
In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 23592990,
DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt20_104
últimos 30 dias
270
downloads
136
visualizações
2
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - LEITURA DE POESIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO LEITOR JO - Blucher Social Sciences Proceedings VL - 2 IS - 4 SP - 1646 EP - 1655 PY - 2016 T2 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas AU - , SN - 23592990 DO - http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt20_104 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/leitura-de-poesia-na-educao-infantil-contribuio-para-a-formao-do-futuro-leitor-23707 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{ABREU20144,
title="LEITURA DE POESIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO LEITOR",
journal="Blucher Social Sciences Proceedings",
volume="2",
number="4",
pages="1646 - 1655",
year="2016",
note="",
issn="23592990",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt20_104",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/leitura-de-poesia-na-educao-infantil-contribuio-para-a-formao-do-futuro-leitor-23707",
author="Joice Naiara Camargo de ABREU", "Luciana Ferreira LEAL",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Joice Naiara Camargo de ABREU, Luciana Ferreira LEAL, LEITURA DE POESIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO LEITOR, Blucher Social Sciences Proceedings, Volume 2, 2016, Pages 1646-1655, ISSN 23592990, http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt20_104 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/leitura-de-poesia-na-educao-infantil-contribuio-para-a-formao-do-futuro-leitor-23707) Palavras-chave:: ;