Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

O PAPEL DA FICÇÃO NO FILME ETNOGRÁFICO

PEREIRA, Tatiana Helena de Souza ; SOUZA, Carla Delgado de ;

Artigo:

Pretende-se no presente trabalho problematizar as barreiras estabelecidas e a hierarquia vigente entre verdade e ficção nas produções humanas, para, em um segundo momento, pensar tal hierarquia na produção de filmes etnográficos, e mais especificamente no cinema indígena. Partindo da reflexão sobre filmes produzidos pelo projeto Vídeo nas Aldeias (VNA), criado em 1986 com o intuito de formar cineastas indígenas, para que estes tivessem autonomia sobre o contar de sua própria história e realidade, podemos levantar a questão sobre a ficção presente em tais produções, ao refletir que, no cinema indígena, uma representação dificilmente será percebida como algo não real, o uso de discursos ficcionais permitem explorar os mundos místicos do imaginário indígena, além de representá-los. Expondo, assim como o discurso ocidental, que opõe e delimita áreas entre verdade e ficção reduz as formas de representação de uma realidade. Já que conhecer o imaginário do outro é também uma forma de o conhecer mais profundamente ao ponto que, ao expô-lo, expõe-se também suas subjetividades.

Artigo:

Palavras-chave: Ficção; Filmes etnográficos; Cinema indígena.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt9_206

Referências bibliográficas
  • [1] DELEUZE, G. O ato da criação. Edição brasileira: Folha de São Paulo, 1999. FREIRE, M. Jean Rouch e a invenção do outro no documentário. Doc On-line, n. 03, 2007.
  • [2] GONÇALVES, M. A. O real imaginado. Editora Topbooks, Rio de Janeiro, 2007.
  • [3] MENEZES, P. Representificação: as relações (im)possíveis entre cinema documental e conhecimento. RBCS. v. 18 n. 51, 200
  • [4] PEIXOTO, C. E. Antropologia e filme etnográfico: Um travelling no cenário literário da antropologia visual. BIB, Rio de Janeiro, n. 48, 1999, p. 91-115.
  • [5] PEIXOTO, C. E. Memória em imagens: uma evocação do passado. Ensaios em Antropologia Visual. RJ: Garamond, 2001.
  • [6] RIBEIRO, J. da. S. Jean Rouch – Filme etnográfico e Antropologia visual. Doc On-line, n. 3, 2007.
  • [7] SAER, Juan J. O Conceito de ficção. Punto de Vista, n. 40, Buenos Aires, 1991.
Como citar:

PEREIRA, Tatiana Helena de Souza; SOUZA, Carla Delgado de; "O PAPEL DA FICÇÃO NO FILME ETNOGRÁFICO", p. 889-896 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt9_206

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações