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A IMPORTÂNCIA DA SUBJETIVIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR
A IMPORTÂNCIA DA SUBJETIVIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR
DIETSCHE, Debora; ZARAKET, Tahera Fortunato
Artigo:
O processo de formação do leitor é uma ação em constante andamento, e o imaginário em torno da relação entre a leitura e o leitor é elemento relevante nesse desenvolvimen-to. Afirmação esta, que, em geral é desconsiderada nos documentos oficias, como PCN e DCE, pois percebemos que estes apresentam um imaginário idealizado, onde a forma-ção do leitor é baseada na concepção de que um ambiente favoravelmente letrado e es-tável são suficientes ao aluno. O leitor/aluno real é desconsiderado, assim também é o contexto no qual vive, pois procura-se generalizar os leitores e as leituras de um país inteiro num mesmo modelo. Além desses documentos, textos consagrados como o de João Ubaldo Ribeiro reforçam esse imaginário ideal. Contudo, José Paulo Paes e Graci-liano Ramos desconstroem esse mito, mostrando-nos ambientes e percepções distintos que formam um leitor tão competente quanto o leitor construído no modelo imaginário ideal. Pois, através de diversos temas inseridos em suas obras, procuram mostrar as di-ferentes opiniões e ideias a respeito do processo de formação dos leitores. Assim, olhamos com outra concepção para o processo de formação, sendo este como algo sub-jetivo e múltiplo que favorece o trabalho do docente no desenvolvimento do aluno como leitor real.
O processo de formação do leitor é uma ação em constante andamento, e o imaginário em torno da relação entre a leitura e o leitor é elemento relevante nesse desenvolvimen-to. Afirmação esta, que, em geral é desconsiderada nos documentos oficias, como PCN e DCE, pois percebemos que estes apresentam um imaginário idealizado, onde a forma-ção do leitor é baseada na concepção de que um ambiente favoravelmente letrado e es-tável são suficientes ao aluno. O leitor/aluno real é desconsiderado, assim também é o contexto no qual vive, pois procura-se generalizar os leitores e as leituras de um país inteiro num mesmo modelo. Além desses documentos, textos consagrados como o de João Ubaldo Ribeiro reforçam esse imaginário ideal. Contudo, José Paulo Paes e Graci-liano Ramos desconstroem esse mito, mostrando-nos ambientes e percepções distintos que formam um leitor tão competente quanto o leitor construído no modelo imaginário ideal. Pois, através de diversos temas inseridos em suas obras, procuram mostrar as di-ferentes opiniões e ideias a respeito do processo de formação dos leitores. Assim, olhamos com outra concepção para o processo de formação, sendo este como algo sub-jetivo e múltiplo que favorece o trabalho do docente no desenvolvimento do aluno como leitor real.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt14_237
Referências bibliográficas
- [1] BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Introdução. Ensino Fundamental. Brasilia: MEC/SEF, 1998.
- [2] JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo: UNESP, 2002.
- [3] RAMOS, Graciliano; Infância. 1. ed. Rio de Janeiro: MEDIAfashion, 2008.
- [4] RIBEIRO, João Ubaldo. Um brasileiro em Berlim. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.
- [5] Site da Academia Brasileira de Letras. Disponível em:<http://www.academia.org.br/academicos/joao-ubaldo-ribeiro>. Acesso em: 2 mai.2016.
- [6] PAES, José Paulo; Quem eu? Um poeta como outro qualquer. São Paulo: Atual, 1996.
Como citar:
DIETSCHE, Debora; ZARAKET, Tahera Fortunato; "A IMPORTÂNCIA DA SUBJETIVIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR", p-1318-1327.
In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 23592990,
DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt14_237
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TY - CONF T1 - A IMPORTÂNCIA DA SUBJETIVIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR JO - Blucher Social Sciences Proceedings VL - 2 IS - 4 SP - 1318 EP - 1327 PY - 2016 T2 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas AU - , SN - 23592990 DO - http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt14_237 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/a-importncia-da-subjetividade-no-processo-de-formao-do-leitor-23674 KW - ER -
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Debora DIETSCHE, Tahera Fortunato ZARAKET, A IMPORTÂNCIA DA SUBJETIVIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR, Blucher Social Sciences Proceedings, Volume 2, 2016, Pages 1318-1327, ISSN 23592990, http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt14_237 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/a-importncia-da-subjetividade-no-processo-de-formao-do-leitor-23674) Palavras-chave:: ;