Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E PEDAGOGOS DO ENSINO MÉDIO: PRIMEIROS RESULTADOS DA FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO

GARCIA, Sandra Regina de Oliveira ; FERREIRA, Maria das Graças ;

Artigo:

O Programa Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – Formação continuada de professores e equipes pedagógicas - é uma ação coordenada pelo Ministério da Educação em todas as unidades da Federação, com a participação das instituições de ensino superior públicas e as secretarias de estado de educação. No Paraná a UEL é responsável pela formação dos professores e equipes pedagógicas, dos formadores regionais e orientadores de estudo vinculados aos núcleos regionais de educação de Londrina, Apucarana e Ivaiporã. O programa privilegia a articulação entre teoria e prática no processo de formação docente e considera a escola como lócus de formação continuada. Propõe a reconstrução coletiva do projeto político-pedagógico, tendo como fio condutor os sujeitos do ensino médio e a formação humana integral. Em termos metodológicos, o projeto compreende o professor como um sujeito epistêmico, que elabora e produz conhecimentos com base na compreensão da realidade e nas possibilidades de transformação da sociedade. Este texto apresenta os resultados do projeto, coletado por meio de questionários que foram respondidos por todos os professores participantes. Os resultados preliminares apontam o quão importante e necessário é a formação do professor do Ensino Médio, mas também apontam as fragilidades deste processo.

Artigo:

Palavras-chave: Política Educacional, Ensino Médio, Formação continuada,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt6_264

Referências bibliográficas
  • [1] BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Ed, 200
  • [2] CORRÊA. Vera. As relações sociais na escola e a produção da existência do professor. In FRIGOTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria, RAMOS, Marise (orgs.). Ensino Médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
  • [3] GARCIA, S. R. O. A Educação Profissional integrada ao Ensino Médio no Paraná: avanços e desafios. Tese de doutorado. UFPR, Curitiba, 2009.
  • [4] NETTO, José Paulo. Economia Política: uma introdução crítica – 2ed. – São Paulo: Cortez, 2007.
  • [5] MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Básica Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO: Documento orientador das ações de formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Médio em 2014. Disponível em http://pactoensinomedio.mec.gov.br/images/pdf/documento_orientador.pdf. Acesso em 30 de abril de 2016.
  • [6] VASQUEZ, Adolfo S. Filosofia da Práxis. Bueno Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales – CLACSO; São Paulo; Expressão Popular, 2007
Como citar:

GARCIA, Sandra Regina de Oliveira; FERREIRA, Maria das Graças; "A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E PEDAGOGOS DO ENSINO MÉDIO: PRIMEIROS RESULTADOS DA FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO", p. 636-646 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt6_264

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações