Blucher Social Sciences Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2359-2990
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E PEDAGOGOS DO ENSINO MÉDIO: PRIMEIROS RESULTADOS DA FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E PEDAGOGOS DO ENSINO MÉDIO: PRIMEIROS RESULTADOS DA FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
GARCIA, Sandra Regina de Oliveira; FERREIRA, Maria das Graças
Artigo:
O Programa Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – Formação continuada de professores e equipes pedagógicas - é uma ação coordenada pelo Ministério da Educação em todas as unidades da Federação, com a participação das instituições de ensino superior públicas e as secretarias de estado de educação. No Paraná a UEL é responsável pela formação dos professores e equipes pedagógicas, dos formadores regionais e orientadores de estudo vinculados aos núcleos regionais de educação de Londrina, Apucarana e Ivaiporã. O programa privilegia a articulação entre teoria e prática no processo de formação docente e considera a escola como lócus de formação continuada. Propõe a reconstrução coletiva do projeto político-pedagógico, tendo como fio condutor os sujeitos do ensino médio e a formação humana integral. Em termos metodológicos, o projeto compreende o professor como um sujeito epistêmico, que elabora e produz conhecimentos com base na compreensão da realidade e nas possibilidades de transformação da sociedade. Este texto apresenta os resultados do projeto, coletado por meio de questionários que foram respondidos por todos os professores participantes. Os resultados preliminares apontam o quão importante e necessário é a formação do professor do Ensino Médio, mas também apontam as fragilidades deste processo.
O Programa Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – Formação continuada de professores e equipes pedagógicas - é uma ação coordenada pelo Ministério da Educação em todas as unidades da Federação, com a participação das instituições de ensino superior públicas e as secretarias de estado de educação. No Paraná a UEL é responsável pela formação dos professores e equipes pedagógicas, dos formadores regionais e orientadores de estudo vinculados aos núcleos regionais de educação de Londrina, Apucarana e Ivaiporã. O programa privilegia a articulação entre teoria e prática no processo de formação docente e considera a escola como lócus de formação continuada. Propõe a reconstrução coletiva do projeto político-pedagógico, tendo como fio condutor os sujeitos do ensino médio e a formação humana integral. Em termos metodológicos, o projeto compreende o professor como um sujeito epistêmico, que elabora e produz conhecimentos com base na compreensão da realidade e nas possibilidades de transformação da sociedade. Este texto apresenta os resultados do projeto, coletado por meio de questionários que foram respondidos por todos os professores participantes. Os resultados preliminares apontam o quão importante e necessário é a formação do professor do Ensino Médio, mas também apontam as fragilidades deste processo.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt6_264
Referências bibliográficas
- [1] BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Ed, 2001.
- [2] CORRÊA. Vera. As relações sociais na escola e a produção da existência do professor. In FRIGOTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria, RAMOS, Marise (orgs.). Ensino Médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
- [3] GARCIA, S. R. O. A Educação Profissional integrada ao Ensino Médio no Paraná: avanços e desafios. Tese de doutorado. UFPR, Curitiba, 2009.
- [4] NETTO, José Paulo. Economia Política: uma introdução crítica – 2ed. – São Paulo: Cortez, 2007.
- [5] MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Básica Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO: Documento orientador das ações de formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Médio em 2014. Disponível em http://pactoensinomedio.mec.gov.br/images/pdf/documento_orientador.pdf. Acesso em 30 de abril de 2016.
- [6] VASQUEZ, Adolfo S. Filosofia da Práxis. Bueno Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales – CLACSO; São Paulo; Expressão Popular, 2007
Como citar:
GARCIA, Sandra Regina de Oliveira; FERREIRA, Maria das Graças; "A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E PEDAGOGOS DO ENSINO MÉDIO: PRIMEIROS RESULTADOS DA FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO", p-636-646.
In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 23592990,
DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt6_264
últimos 30 dias
71
downloads
23
visualizações
3
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E PEDAGOGOS DO ENSINO MÉDIO: PRIMEIROS RESULTADOS DA FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO JO - Blucher Social Sciences Proceedings VL - 2 IS - 4 SP - 636 EP - 646 PY - 2016 T2 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas AU - , SN - 23592990 DO - http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt6_264 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/a-formao-continuada-de-professores-e-pedagogos-do-ensino-mdio-primeiros-resultados-da-formao-no-mbito-do-pacto-nacional-pelo-fortalecimento-do-ensino-mdio-23607 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{GARCIA20144,
title="A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E PEDAGOGOS DO ENSINO MÉDIO: PRIMEIROS RESULTADOS DA FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO",
journal="Blucher Social Sciences Proceedings",
volume="2",
number="4",
pages="636 - 646",
year="2016",
note="",
issn="23592990",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt6_264",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/a-formao-continuada-de-professores-e-pedagogos-do-ensino-mdio-primeiros-resultados-da-formao-no-mbito-do-pacto-nacional-pelo-fortalecimento-do-ensino-mdio-23607",
author="Sandra Regina de Oliveira GARCIA", "Maria das Graças FERREIRA",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Sandra Regina de Oliveira GARCIA, Maria das Graças FERREIRA, A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E PEDAGOGOS DO ENSINO MÉDIO: PRIMEIROS RESULTADOS DA FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO, Blucher Social Sciences Proceedings, Volume 2, 2016, Pages 636-646, ISSN 23592990, http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt6_264 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/a-formao-continuada-de-professores-e-pedagogos-do-ensino-mdio-primeiros-resultados-da-formao-no-mbito-do-pacto-nacional-pelo-fortalecimento-do-ensino-mdio-23607) Palavras-chave:: ;