Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

O CATOLICISMO DENTRO DO CONTEXTO POLÍTICO, SOCIAL E INTELECTUAL DO BRASIL REPUBLICANO: O PERÍODO DA REPÚBLICA DA ESPADA

SPLENDOR, Liliane Andréia ; DIAS, Reginaldo Benedito ;

Artigo:

A mudança de regime político ocorrida no Brasil em novembro de 1889 provocou uma série de transformações em todas as áreas, algumas radicais e outras mais brandas. Uma dessas alterações, decorrentes da decretada separação entre o Estado e a Igreja Católica, foi a retirada do catolicismo do seu posto de religião oficial do país. No entanto, não é difícil verificar que a mesma continuou exercendo significativa influência durante o primeiro quinquênio do regime republicano, não só política, mas também social e intelectualmente. Apoiando-se sobre leituras de diversos autores, este artigo procura apontar a influência da Igreja Católica no desenvolvimento inicial do republicanismo brasileiro, expondo suas estratégias de atuação, demonstrando que ela utiliza a consciência popular para atingir os seus fins, para intervir em áreas que supostamente deveriam ser de domínio único e exclusivo do Estado a partir de então, e principalmente mostrar a influência de uma religião sobre o processo de desenvolvimento de uma nação.

Artigo:

Palavras-chave: Igreja Católica. Estado. Catolicismo.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt21_213

Referências bibliográficas
  • [1] ELLIS, Myrian [et al.]. O Brasil Monárquico, v.6: Declínio e Queda do Império. História Geral da Civilização Brasileira, t. 2. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
  • [2] EPISCOPADO BRASILEIRO. Pastoral Coletiva do Episcopado Brasileiro (1890). In: RODRIGUES, Anna Maria Moog (Org.). A Igreja na República. Coleção Pensamento Político Republicano. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1981, p. 17-58.
  • [3] MANOEL, Ivan A. O Pêndulo da História: Tempo e Eternidade no Pensamento Católico (1800-1960). Maringá: EDUEM, 2004.
  • [4] MARIA, Júlio. A Igreja e a República. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1981
  • [5] PINHEIRO, Paulo Sérgio [et al.]. O Brasil Republicano, v. 9: Sociedade e Instituições (1889-1930). História Geral da Civilização Brasileira, t. 3. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
  • [6] ROMANO, Roberto. Brasil: Igreja Contra Estado. São Paulo: Kairós, 1979.
Como citar:

SPLENDOR, Liliane Andréia; DIAS, Reginaldo Benedito; "O CATOLICISMO DENTRO DO CONTEXTO POLÍTICO, SOCIAL E INTELECTUAL DO BRASIL REPUBLICANO: O PERÍODO DA REPÚBLICA DA ESPADA", p. 1696-1706 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt21_213

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações