Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

FORMAÇÃO CONTINUADA E CONTROLE DEMOCRÁTICO: RELAÇÃO NECESSÁRIA PARA O AVANÇO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.

SILVA, Geovana ; TOLÊDO, Herculis Pereira ; ALBINO, Aydee Valário de Souza ;

Artigo:

Este trabalho apresenta a experiência junto à Política de Assistência Social: a formação continuada enquanto ferramenta estratégica para consolidação do controle democrático no município do Rio de Janeiro. Desde 2013 é realizado um ciclo de capacitação: três encontros com representantes de Entidades regularmente inscritas ou que desejam se inscrever no Conselho Municipal da cidade do Rio de Janeiro para fins da inscrição ou Regularidade Anual. O ciclo de Formação Continuada deu-se por iniciativa dos conselheiros municipais de assistência social por entenderem a necessidade de contribuírem no processo de profissionalização das Entidades de Assistência Social em decorrência do longo período em que esta política assentou-se numa cultura da caridade e benemerência. O objetivo é mostrar avanços e desafios postos àquelas Entidades no que tange a implementação da Política de Assistência Social através das Proteções Sociais da Básica e Especial de Média e Alta Complexidade, onde se faz necessário o conhecimento dos marcos legais que balizam a citada Política Social, o Planejamento das atividades a serem executas pelos mesmos, bem como uma análise social critica.

Artigo:

Palavras-chave: Assistência Social, Controle Democrático, Formação Continuada.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt6_75

Referências bibliográficas
  • [1] BOSCHETTI, Ivanete e STEIN, Rosa Helena. A Pesquisa Realizada pelo CFESS: A Inserção dos Assistentes Sociais nos Conselhos de Direitos e de Políticas no Brasil, in: Revista Em Foco, O Serviço Social e os Conselhos de direitos e de políticas, CRESS/RJ, edição nº 4, 2008.
  • [2] BOSCHETTI, Ivanete. Assistência Social: um Direito entre Originalidade e Conservadorismo. Brasília: GESST/SER/UnB, 2ª edição, 2003.
  • [3] BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil. Texto constitucional promulgado em 05 de outubro de 1988. Brasília: Senado Federal – Subsecretaria de Edições Técnicas, 2006.
  • [4] ______. Lei Orgânica de Assistência Social. Lei nº 8.742, de 07 de Dezembro de 1993. Presidência da República, Brasília, 1993. Lei nº 12.435 de 07 de Julho de 2011. Presidência da República, Brasília, 2011.
  • [5] ______. Política Nacional de Assistência Social PNAS/ 2004. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. – Brasília, DF: MDS; Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, 200
  • [6] ______. Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Resolução CNAS 109, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2009.
  • [7] CANDAU, V. M. (Org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997, p. 51-68
  • [8] MESTRINER, Maria Luiza. O Estado entre a filantropia e a assistência social. 3.ed. São Paulo, Cortez, 200
  • [9] PEREIRA, Potyara Amazoneida. A assistência social na perspectiva dos direitos: críticas aos padrões dominantes de proteção aos pobres no Brasil. Ed. Thesaurus. Brasília, 1996.
  • [10] ______. A política social no contexto da seguridade social e do welfare state: a particularidade da assistência social. Revista Serviço Social e Sociedade, n.º 56, São Paulo: Cortez, 1998.
  • [11] PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Org). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.
  • [12] RAICHELIS, Raquel. Esfera Política e Conselhos de Assistência Social. Cortez, 2007.
  • [13] YAZBEK, Maria Carmelita. XXI – A prevalência dos programas de transferência de renda. 3.ed. - São Paulo: Cortez, 2007.
Como citar:

SILVA, Geovana; TOLÊDO, Herculis Pereira; ALBINO, Aydee Valário de Souza; "FORMAÇÃO CONTINUADA E CONTROLE DEMOCRÁTICO: RELAÇÃO NECESSÁRIA PARA O AVANÇO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.", p. 585-594 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt6_75

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações