Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

AS DISPUTAS EM TORNO DE DIREITOS COMO UM PROCESSO EDUCATIVO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A OCUPAÇÃO "NOVO PINHEIRINHO" DE EMBU DAS ARTES, SP.

ALMEIDA, Renato Macedo de Almeida ; TOMIZAKI, Aparecida ;

Artigo:

A presente pesquisa tem como objetivo central analisar os processos educativos envolvidos na luta por direitos sociais ou políticos, mais especificamente, os processos de socialização e formação relacionados ao engajamento político nas chamadas “causas coletivas. Tendo em vista analisar diferentes dimensões educativas, esta pesquisa assumirá como objeto de estudo a disputa entre o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) e a Sociedade Ecológica Amigos de Embu (SEAE) em torno da Mata do Roque Valente, uma Área de Proteção Ambiental (APA) situada no município de Embu das Artes, São Paulo. Esse conflito que começou em 2012, tendo como foco a disputa em torno dos diferentes “usos” que poderiam ser feitos desse terreno, orientando a análise da investigação os documentas produzidos, observação de reuniões e atividades que ambos os grupos realizaram e, principalmente, pela reconstituição das trajetórias dos sujeitos da pesquisa (militantes dos dois movimentos citados) para a qual lançamos mão de entrevistas em profundidade, com ênfase sobre a “educação recebida” em diferentes instâncias anteriores à entrada no movimento e, posteriormente, nos processos de formação e ressocialização promovidos no interior dos dois movimentos em questão.

Artigo:

Palavras-chave: Socialização, militância, movimento ambientalista, movimento sem-teto.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt12_70

Referências bibliográficas
  • [1] ACSELRAD, H. Meio ambiente e democracia. Rio de Janeiro: Ibase, 1992. BOULOS, G. Por que ocupamos? Uma introdução à luta dos sem-teto. São Paulo: Scortecci, 2012.
  • [2] BOURDIEU, P. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
  • [3] ____________. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp, 2007.
  • [4] ____________. Razões práticas. São Paulo: Papirus, 201
  • [5] BRITO, F. O deslocamento da população brasileira para as metrópoles. Estudos avançados, São Paulo, v. 20, n. 57, Ago. 2006. Disponível em: . Acesso em: jul. 2014.
  • [6] GOULART, D. C. O anticapitalismo do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST). Tese de doutorado – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2011.
  • [7] MARTINS, G. P. C & AMARAL, M. C. M. O habitus em Bourdieu e a teoria da justificação de Boltanski e Thévenot. Latitude, vol. 3, n. 2, pp. 96 – 108, 2009.
  • [8] MIAGUSKO, E. Movimentos de moradia e sem-teto em São Paulo: experiências no contexto do desmanche. Tese de Doutorado, Sociologia – Universidade de São Paulo, São Paulo, 200
  • [9] QUEIROZ, M. I. P. Relatos Orais: do “indizível” ao “dizível”. In: VON SIMSON, O. M. (Org.) Exerimentos com histórias de vida (Itália-Brasil). São Paulo: Vértice, 1998. P. 15-43.
  • [10] SAWICKI, F.; SIMÉANT, J. Inventário da sociologia do engajamento militante: nota crítica sobre algumas tendências recentes dos trabalhos franceses. Sociologias, Porto Alegre, ano 13, n. 28, p. 200 -255, set./dez. 2011.
  • [11] SCHWARCZ. L. M. Biografia como gênero e problema. História social, n. 24, pp. 51 -72, 2013.
  • [12] SETTON, M. G. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação, n. 20, p. 60-70, 2002.
  • [13] _____________. A socialização como fato social total: notas introdutórias sobre a teoria do habitus. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 14, n. 41, ago. 2009. Disponível em: . Acesso em: jul. 2014.
  • [14] _____________. Teorias da socialização: um estudo sobre as relações entre indivíduos e sociedade. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.37, n.4, p.711 – 724, dez. 2011.
  • [15] SINGER, P. Urbanização e desenvolvimento: o caso de São Paulo. In: SINGER, Paul. (Org.) Economia política da urbanização. 13. ed. São Paulo: Brasiliense. p. 117-133, 1973.
Como citar:

ALMEIDA, Renato Macedo de Almeida; TOMIZAKI, Aparecida; "AS DISPUTAS EM TORNO DE DIREITOS COMO UM PROCESSO EDUCATIVO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A OCUPAÇÃO "NOVO PINHEIRINHO" DE EMBU DAS ARTES, SP.", p. 1117-1129 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt12_70

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações