Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

MODALIDADES DIDÁTICAS: A LEITURA EM VOZ ALTA DE TEXTOS LITERÁRIOS EM FOCO

AONO, Jhecy Caroline ; LEAL, Luciana Ferreira ;

Artigo:

Este trabalho consiste em um instrumento de reflexão sobre a discussão da temática do ensino de leitura nas escolas. Por se acreditar que o docente é o principal agente mediador da formação de leitores críticos, percorremos o percurso histórico da leitura em voz alta e consideramos as modalidades didáticas de leitura que garantem a eficácia na formação de leitores autônomos. Para isso, adotamos como referenciais teóricos alguns autores que subsidiam as práticas escolares. Este trabalho descreve e analisa o processo de formação de leitores de estudantes de uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental dos anos iniciais de uma escola municipal de Tupã, por meio da modalidade didática “leitura em voz alta realizada pelo professor”, objetivando, especificamente, averiguar a prática leitura em voz alta realizada pelo professor, como modalidade didática fundamental, na construção da proficiência leitora dos alunos. Esta pesquisa possibilita análise sobre os dados coletados e socialização da base teórica que a sustenta, os aspectos abordados aqui destacam a relevância de atividade que, contemplada na rotina escolar, proporciona conhecimentos fundamentais para formação de bons leitores, capazes de compreender, escolher e ler bons textos.

Artigo:

Palavras-chave: leitura em voz alta; docente; modalidades didáticas; proficiência leitora,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt20_19

Referências bibliográficas
  • [1] GARCIA. M. A leitura em voz alta feita pelo professor como tema de pesquisa didática: O que os alunos podem aprender com isso. Disponível em: . Acesso em: 24 out. 2015.
  • [2] JEAN, G. A leitura em voz alta. Lisboa: Instituto Piaget, 2000.
  • [3] MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 3ª. ed. São Paulo: Editora Atlas, 1991.
  • [4] MEIRELES, C. Problemas da literatura infantil. Direção de Fany Abramovich. 2ª. ed. São Paulo: Summus, 1979.
  • [5] SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Ler e Escrever: guia de planejamento e orientações didáticas; professor alfabetizador – 1º ano. 4ª ed. rev. e atual. São Paulo: FDE, 2014.
  • [6] SILVA, E. T. Elementos de pedagogia da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
  • [7] TEBEROSKY, A.; COLOMER, T. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre, Artmed, 2003.
Como citar:

AONO, Jhecy Caroline; LEAL, Luciana Ferreira; "MODALIDADES DIDÁTICAS: A LEITURA EM VOZ ALTA DE TEXTOS LITERÁRIOS EM FOCO", p. 1586-1595 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt20_19

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações