Blucher Social Sciences Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2359-2990
MODALIDADES DIDÁTICAS: A LEITURA EM VOZ ALTA DE TEXTOS LITERÁRIOS EM FOCO
MODALIDADES DIDÁTICAS: A LEITURA EM VOZ ALTA DE TEXTOS LITERÁRIOS EM FOCO
AONO, Jhecy Caroline; LEAL, Luciana Ferreira
Artigo:
Este trabalho consiste em um instrumento de reflexão sobre a discussão da temática do ensino de leitura nas escolas. Por se acreditar que o docente é o principal agente mediador da formação de leitores críticos, percorremos o percurso histórico da leitura em voz alta e consideramos as modalidades didáticas de leitura que garantem a eficácia na formação de leitores autônomos. Para isso, adotamos como referenciais teóricos alguns autores que subsidiam as práticas escolares. Este trabalho descreve e analisa o processo de formação de leitores de estudantes de uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental dos anos iniciais de uma escola municipal de Tupã, por meio da modalidade didática “leitura em voz alta realizada pelo professor”, objetivando, especificamente, averiguar a prática leitura em voz alta realizada pelo professor, como modalidade didática fundamental, na construção da proficiência leitora dos alunos. Esta pesquisa possibilita análise sobre os dados coletados e socialização da base teórica que a sustenta, os aspectos abordados aqui destacam a relevância de atividade que, contemplada na rotina escolar, proporciona conhecimentos fundamentais para formação de bons leitores, capazes de compreender, escolher e ler bons textos.
Este trabalho consiste em um instrumento de reflexão sobre a discussão da temática do ensino de leitura nas escolas. Por se acreditar que o docente é o principal agente mediador da formação de leitores críticos, percorremos o percurso histórico da leitura em voz alta e consideramos as modalidades didáticas de leitura que garantem a eficácia na formação de leitores autônomos. Para isso, adotamos como referenciais teóricos alguns autores que subsidiam as práticas escolares. Este trabalho descreve e analisa o processo de formação de leitores de estudantes de uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental dos anos iniciais de uma escola municipal de Tupã, por meio da modalidade didática “leitura em voz alta realizada pelo professor”, objetivando, especificamente, averiguar a prática leitura em voz alta realizada pelo professor, como modalidade didática fundamental, na construção da proficiência leitora dos alunos. Esta pesquisa possibilita análise sobre os dados coletados e socialização da base teórica que a sustenta, os aspectos abordados aqui destacam a relevância de atividade que, contemplada na rotina escolar, proporciona conhecimentos fundamentais para formação de bons leitores, capazes de compreender, escolher e ler bons textos.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt20_19
Referências bibliográficas
- [1] GARCIA. M. A leitura em voz alta feita pelo professor como tema de pesquisa didática: O que os alunos podem aprender com isso. Disponível em: <http://veracruz.edu.br/doc/ise/ise_19cole_congresso_leitura_brasil_julho.pdf>. Acesso em: 24 out. 2015.
- [2] JEAN, G. A leitura em voz alta. Lisboa: Instituto Piaget, 2000.
- [3] MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 3ª. ed. São Paulo: Editora Atlas, 1991.
- [4] MEIRELES, C. Problemas da literatura infantil. Direção de Fany Abramovich. 2ª. ed. São Paulo: Summus, 1979.
- [5] SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Ler e Escrever: guia de planejamento e orientações didáticas; professor alfabetizador – 1º ano. 4ª ed. rev. e atual. São Paulo: FDE, 2014.
- [6] SILVA, E. T. Elementos de pedagogia da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
- [7] TEBEROSKY, A.; COLOMER, T. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre, Artmed, 2003.
Como citar:
AONO, Jhecy Caroline; LEAL, Luciana Ferreira; "MODALIDADES DIDÁTICAS: A LEITURA EM VOZ ALTA DE TEXTOS LITERÁRIOS EM FOCO", p-1586-1595.
In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 23592990,
DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt20_19
últimos 30 dias
209
downloads
199
visualizações
4
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - MODALIDADES DIDÁTICAS: A LEITURA EM VOZ ALTA DE TEXTOS LITERÁRIOS EM FOCO JO - Blucher Social Sciences Proceedings VL - 2 IS - 4 SP - 1586 EP - 1595 PY - 2016 T2 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas AU - , SN - 23592990 DO - http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt20_19 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/modalidades-didticas-a-leitura-em-voz-alta-de-textos-literrios-em-foco-23701 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{AONO20144,
title="MODALIDADES DIDÁTICAS: A LEITURA EM VOZ ALTA DE TEXTOS LITERÁRIOS EM FOCO",
journal="Blucher Social Sciences Proceedings",
volume="2",
number="4",
pages="1586 - 1595",
year="2016",
note="",
issn="23592990",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt20_19",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/modalidades-didticas-a-leitura-em-voz-alta-de-textos-literrios-em-foco-23701",
author="Jhecy Caroline AONO", "Luciana Ferreira LEAL",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Jhecy Caroline AONO, Luciana Ferreira LEAL, MODALIDADES DIDÁTICAS: A LEITURA EM VOZ ALTA DE TEXTOS LITERÁRIOS EM FOCO, Blucher Social Sciences Proceedings, Volume 2, 2016, Pages 1586-1595, ISSN 23592990, http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt20_19 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/modalidades-didticas-a-leitura-em-voz-alta-de-textos-literrios-em-foco-23701) Palavras-chave:: ;