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A PRESENÇA DOS ADOLESCENTES NA EJA: IMPLICAÇÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS
A PRESENÇA DOS ADOLESCENTES NA EJA: IMPLICAÇÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS
BARRIOS, Juliana Bicalho de Carvalho; PERRUDE, Marleide Rodrigues da Silva
Artigo:
O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre o fenômeno da juvenilização da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Utilizando-se da pesquisa qualitativa, realizamos um estudo bibliográfico e buscamos responder as seguintes questões: O que leva o adolescente e o jovem a frequentar a EJA? Quais as características do público jovem e adolescente que frequenta a modalidade? Para tanto, estudamos os documentos norteadores da EJA, tais como: a Constituição Federal (BRASIL, 1988), a LDB Lei 9394 96 (BRASIL, 1996) e as Diretrizes Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (BRASIL, 2000). Discutimos a EJA no cenário brasileiro, a crescente presença de adolescentes e as implicações políticas e pedagógicas na presente modalidade. Nesse sentido, concluímos que é necessário repensar a educação no que tange os ensinos fundamental e médio da escola regular, bem como, repensar a EJA a partir da sua configuração e novo perfil de educando.
O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre o fenômeno da juvenilização da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Utilizando-se da pesquisa qualitativa, realizamos um estudo bibliográfico e buscamos responder as seguintes questões: O que leva o adolescente e o jovem a frequentar a EJA? Quais as características do público jovem e adolescente que frequenta a modalidade? Para tanto, estudamos os documentos norteadores da EJA, tais como: a Constituição Federal (BRASIL, 1988), a LDB Lei 9394 96 (BRASIL, 1996) e as Diretrizes Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (BRASIL, 2000). Discutimos a EJA no cenário brasileiro, a crescente presença de adolescentes e as implicações políticas e pedagógicas na presente modalidade. Nesse sentido, concluímos que é necessário repensar a educação no que tange os ensinos fundamental e médio da escola regular, bem como, repensar a EJA a partir da sua configuração e novo perfil de educando.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt15_244
Referências bibliográficas
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Como citar:
BARRIOS, Juliana Bicalho de Carvalho; PERRUDE, Marleide Rodrigues da Silva; "A PRESENÇA DOS ADOLESCENTES NA EJA: IMPLICAÇÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS", p-1372-1381.
In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 23592990,
DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt15_244
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Juliana Bicalho de Carvalho BARRIOS, Marleide Rodrigues da Silva PERRUDE, A PRESENÇA DOS ADOLESCENTES NA EJA: IMPLICAÇÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS, Blucher Social Sciences Proceedings, Volume 2, 2016, Pages 1372-1381, ISSN 23592990, http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt15_244 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/a-presena-dos-adolescentes-na-eja-implicaes-polticas-e-pedaggicas-23679) Palavras-chave:: ;