Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS VIA SEQUÊNCIA DIDATICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA

LAVISIO, Monique Susan Morara ;

Artigo:

O uso de gêneros textuais no ensino de línguas vem sendo amplamente estudado por vários pesquisadores. No entanto, o ensino de língua inglesa para crianças ainda é um campo pouco explorado, necessitando de estudos que auxiliem na formação dos professores. Desta forma, este trabalho tem o intuito de apresentar uma proposta de ensino de inglês para crianças baseada no gênero textual história infantil. Para tanto, faz-se uso do dispositivo Sequência Didática, fundamentada no aporte teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART 2003; DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004; TONELLI, 2008; CRISTÓVAO, 2001). Esta concepção metodológica tem auxiliado e direcionado muitas práticas em sala de aula. Assim, objetiva-se apresentar uma Sequência Didática para o ensino-aprendizagem de Língua Inglesa para crianças, considerando o contexto dos anos iniciais do Ensino fundamental no ensino público do município de Londrina. Espera-se que este trabalho possa ampliar a discussão sobre as condições de um aprendizado significativo e contextualizado, possibilitando uma organização que permita sempre retomar e reforçar os conteúdos a partir das necessidades encontradas.

Artigo:

Palavras-chave: Sequência Didática, História Infantil, Ensino de inglês para crianças.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt16_154

Referências bibliográficas
  • [1] ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 199
  • [2] BRONKART, Jean-Paul. Atividade de Linguagem, textos e discursos. São Paulo: Educ, 2003.
  • [3] COSTA-HÜBES, T. da C. O processo de formação continuada dos professores do Oeste do Paraná: um resgate histórico-reflexivo da formação em língua portuguesa. Londrina, PR: UEL, 2008 (Tese do doutorado em Estudos da Linguagem).
  • [4] CRISTOVÃO, V. L. L. Gêneros e ensino de leitura em LE: modelos didáticos de gêneros na construção e avaliação de material didático. 2001. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo: PUC-SP, 2001.
  • [5] DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Seqüências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. [Tradução e organização: Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro]. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.
  • [6] DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY. B; DOLZ, J. Gêneros Orais e Escritos na Escola. Tradução e Organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro Campinas: Mercado de Letras, 2004.
  • [7] KLEIMAN, A. O conceito de Letramento e suas implicações para a alfabetização. Projeto temático letramento do professor. Fev, 200 Disponível em < www.letramento.iel.unicamp.br> acesso em 20/04/2016.
  • [8] SUZUMURA, D. PADUA, L; TONELLI, J. A contribuição da sequencia didática para o desenvolvimento linguístico de crianças aprendizes de inglês como língua adicional. Disponível em Acesso em 20 de abril de 2016.
  • [9] TONNELI, J. O uso de histórias infantis no ensino de inglês para crianças: analisando o gênero textual história infantil sob a perspectiva do interacionismo sócio-discursivo. Rev Acta Sci. Lang. Cult. Maringá, v. 30, n. 1, p. 19-27, 2008. Disponível em
  • [10] Acesso em 10/05/2016.
Como citar:

LAVISIO, Monique Susan Morara; "O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS VIA SEQUÊNCIA DIDATICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA", p. 1428-1436 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt16_154

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações