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ESCREVER SEM SABER ESCREVER CONVENCIONALMENTE: A ESCRITA DO ALUNO EM FOCO
ESCREVER SEM SABER ESCREVER CONVENCIONALMENTE: A ESCRITA DO ALUNO EM FOCO
ARAKI, Sueli Hamada; LEAL, Luciana Ferreira
Artigo:
Delia Lerner e outros estudiosos defendem que toda criança, independente de seu nível socioeconômico, traz consigo conhecimentos prévios que não podem ser ignorados pela instituição escolar e sim aprimorados dentro desta com boas intervenções dos professores. O aluno como ser atuante passa constantemente por um processo de assimilação e acomodação, tendo níveis de aprendizagem diferentes que exigem do professor acompanhamento preciso para propor a realização de atividades em parceria, por exemplo. Os alunos que ainda não sabem escrever convencionalmente são capazes de produzir texto tendo o professor como escriba e por meio de atividades de escrita como de nomes ou de textos estáveis compreender a maneira de que funciona o sistema de escrita. O texto é o ponto de partida e chegada do processo ensino-aprendizagem, propiciando atividades de leitura, de produção e de análise linguística. É o lugar de interação de sujeitos sociais e também uma unidade básica de ensino, por meio dos gêneros textuais.
Delia Lerner e outros estudiosos defendem que toda criança, independente de seu nível socioeconômico, traz consigo conhecimentos prévios que não podem ser ignorados pela instituição escolar e sim aprimorados dentro desta com boas intervenções dos professores. O aluno como ser atuante passa constantemente por um processo de assimilação e acomodação, tendo níveis de aprendizagem diferentes que exigem do professor acompanhamento preciso para propor a realização de atividades em parceria, por exemplo. Os alunos que ainda não sabem escrever convencionalmente são capazes de produzir texto tendo o professor como escriba e por meio de atividades de escrita como de nomes ou de textos estáveis compreender a maneira de que funciona o sistema de escrita. O texto é o ponto de partida e chegada do processo ensino-aprendizagem, propiciando atividades de leitura, de produção e de análise linguística. É o lugar de interação de sujeitos sociais e também uma unidade básica de ensino, por meio dos gêneros textuais.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt20_42
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Como citar:
ARAKI, Sueli Hamada; LEAL, Luciana Ferreira; "ESCREVER SEM SABER ESCREVER CONVENCIONALMENTE: A ESCRITA DO ALUNO EM FOCO", p-1605-1612.
In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 23592990,
DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt20_42
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Sueli Hamada ARAKI, Luciana Ferreira LEAL, ESCREVER SEM SABER ESCREVER CONVENCIONALMENTE: A ESCRITA DO ALUNO EM FOCO, Blucher Social Sciences Proceedings, Volume 2, 2016, Pages 1605-1612, ISSN 23592990, http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt20_42 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/escrever-sem-saber-escrever-convencionalmente-a-escrita-do-aluno-em-foco-23703) Palavras-chave:: ;