Blucher Social Sciences Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2359-2990
CAFÉ ARTE-FILOSÓFICO: UMA CRIAÇÃO DE ESPAÇO PARA O DEBATE INTERDISCIPLINAR
CAFÉ ARTE-FILOSÓFICO: UMA CRIAÇÃO DE ESPAÇO PARA O DEBATE INTERDISCIPLINAR
Kryszczun, Claudia da Silva; Lima, Cristiane Kelly Takahara de
Artigo:
O I Café Arte-filosófico foi um evento dos PIBIDs de Artes Visuais e Filosofia do Colégio Aplicação, com o tema Liberdade nos filósofos: Santo Agostinho, Kant, Sartre e Foucault; elencados pelos docentes em formação. A partir de suas escolhas, os pibidianos de Filosofia produziram textos que serviram de base para que os pibidianos de Artes Visuais propusessem obras artísticas promovendo o diálogo entre as áreas. A compreensão em Deleuze e Guattari do papel da filosofia como criação conceitual e da arte como a criação de perceptos e afectos possibilitou o trabalho interdisciplinar dando subsídios para a análise das práticas docentes em Arte e Filosofia na Educação Básica e licenciatura. A interdisciplinaridade permitiu a contextualização e o esclarecimento das obras artísticas apresentadas no Café, já que estas, dentro de suas complexidades contemporâneas, necessitam de um conhecimento prévio. Atribuir significados a ideias por um referencial teórico planejado, desenvolvido com um fim e avaliado pelos docentes levaram as ações a um fazer voltado a aprendizagem significativa numa interação entre conhecimentos desenvolvidos em sala de aula e novos conceitos proporcionados pelo espaço criado do Café Arte-Filosófico.
O I Café Arte-filosófico foi um evento dos PIBIDs de Artes Visuais e Filosofia do Colégio Aplicação, com o tema Liberdade nos filósofos: Santo Agostinho, Kant, Sartre e Foucault; elencados pelos docentes em formação. A partir de suas escolhas, os pibidianos de Filosofia produziram textos que serviram de base para que os pibidianos de Artes Visuais propusessem obras artísticas promovendo o diálogo entre as áreas. A compreensão em Deleuze e Guattari do papel da filosofia como criação conceitual e da arte como a criação de perceptos e afectos possibilitou o trabalho interdisciplinar dando subsídios para a análise das práticas docentes em Arte e Filosofia na Educação Básica e licenciatura. A interdisciplinaridade permitiu a contextualização e o esclarecimento das obras artísticas apresentadas no Café, já que estas, dentro de suas complexidades contemporâneas, necessitam de um conhecimento prévio. Atribuir significados a ideias por um referencial teórico planejado, desenvolvido com um fim e avaliado pelos docentes levaram as ações a um fazer voltado a aprendizagem significativa numa interação entre conhecimentos desenvolvidos em sala de aula e novos conceitos proporcionados pelo espaço criado do Café Arte-Filosófico.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt18_23
Referências bibliográficas
- [1] DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O que é Filosofia? Tradução Bento Prado Jr. Alberto Alonso Muñoz. 2ª edição, 2ª reimpressão. Rio de Janeiro: Editora 34, 2001.
- [2] "Divisor", de Lygia Pape. Disponível em: http://brmenosmais.blogspot.com/2010/08/ lygia-pape-divisor.html Acesso em: 10 de out de 2012.
- [3] MARÇAL, Jairo (org.) Antologia de Textos Filosóficos / Jairo Marçal, organizador. – Curitiba: SEED – Pr., 2009.
- [4] PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Curitiba: SEED, 2008.
- [5] "Shoot", de Chris Burden, disponível em: http://www.tumblr.com/tagged/christopherburden. Acesso em: 10 de out de 2012.
Como citar:
Kryszczun, Claudia da Silva; Lima, Cristiane Kelly Takahara de; "CAFÉ ARTE-FILOSÓFICO: UMA CRIAÇÃO DE ESPAÇO PARA O DEBATE INTERDISCIPLINAR", p-1504-1510.
In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 23592990,
DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt18_23
últimos 30 dias
63
downloads
30
visualizações
3
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - CAFÉ ARTE-FILOSÓFICO: UMA CRIAÇÃO DE ESPAÇO PARA O DEBATE INTERDISCIPLINAR JO - Blucher Social Sciences Proceedings VL - 2 IS - 4 SP - 1504 EP - 1510 PY - 2016 T2 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas AU - , SN - 23592990 DO - http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt18_23 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/caf-arte-filosfico-uma-criao-de-espao-para-o-debate-interdisciplinar-23692 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{Kryszczun20144,
title="CAFÉ ARTE-FILOSÓFICO: UMA CRIAÇÃO DE ESPAÇO PARA O DEBATE INTERDISCIPLINAR",
journal="Blucher Social Sciences Proceedings",
volume="2",
number="4",
pages="1504 - 1510",
year="2016",
note="",
issn="23592990",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt18_23",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/caf-arte-filosfico-uma-criao-de-espao-para-o-debate-interdisciplinar-23692",
author="Claudia da Silva Kryszczun", "Cristiane Kelly Takahara de Lima",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Claudia da Silva Kryszczun, Cristiane Kelly Takahara de Lima, CAFÉ ARTE-FILOSÓFICO: UMA CRIAÇÃO DE ESPAÇO PARA O DEBATE INTERDISCIPLINAR, Blucher Social Sciences Proceedings, Volume 2, 2016, Pages 1504-1510, ISSN 23592990, http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt18_23 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/caf-arte-filosfico-uma-criao-de-espao-para-o-debate-interdisciplinar-23692) Palavras-chave:: ;