Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

CAFÉ ARTE-FILOSÓFICO: UMA CRIAÇÃO DE ESPAÇO PARA O DEBATE INTERDISCIPLINAR

Kryszczun, Claudia da Silva ; Lima, Cristiane Kelly Takahara de ;

Artigo:

O I Café Arte-filosófico foi um evento dos PIBIDs de Artes Visuais e Filosofia do Colégio Aplicação, com o tema Liberdade nos filósofos: Santo Agostinho, Kant, Sartre e Foucault; elencados pelos docentes em formação. A partir de suas escolhas, os pibidianos de Filosofia produziram textos que serviram de base para que os pibidianos de Artes Visuais propusessem obras artísticas promovendo o diálogo entre as áreas. A compreensão em Deleuze e Guattari do papel da filosofia como criação conceitual e da arte como a criação de perceptos e afectos possibilitou o trabalho interdisciplinar dando subsídios para a análise das práticas docentes em Arte e Filosofia na Educação Básica e licenciatura. A interdisciplinaridade permitiu a contextualização e o esclarecimento das obras artísticas apresentadas no Café, já que estas, dentro de suas complexidades contemporâneas, necessitam de um conhecimento prévio. Atribuir significados a ideias por um referencial teórico planejado, desenvolvido com um fim e avaliado pelos docentes levaram as ações a um fazer voltado a aprendizagem significativa numa interação entre conhecimentos desenvolvidos em sala de aula e novos conceitos proporcionados pelo espaço criado do Café Arte-Filosófico.

Artigo:

Palavras-chave: Arte. Filosofia. Liberdade,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt18_23

Referências bibliográficas
  • [1] DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O que é Filosofia? Tradução Bento Prado Jr. Alberto Alonso Muñoz. 2ª edição, 2ª reimpressão. Rio de Janeiro: Editora 34, 200
  • [2] "Divisor", de Lygia Pape. Disponível em: http://brmenosmais.blogspot.com/2010/08/ lygia-pape-divisor.html Acesso em: 10 de out de 201
  • [3] MARÇAL, Jairo (org.) Antologia de Textos Filosóficos / Jairo Marçal, organizador. – Curitiba: SEED – Pr., 2009.
  • [4] PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Curitiba: SEED, 2008.
  • [5] "Shoot", de Chris Burden, disponível em: http://www.tumblr.com/tagged/christopherburden. Acesso em: 10 de out de 2012.
Como citar:

Kryszczun, Claudia da Silva; Lima, Cristiane Kelly Takahara de; "CAFÉ ARTE-FILOSÓFICO: UMA CRIAÇÃO DE ESPAÇO PARA O DEBATE INTERDISCIPLINAR", p. 1504-1510 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt18_23

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações