Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

O SHOKONSAI COMO PROJETO IDENTITÁRIO

HASEGAWA, Aline Yuri ; MENEZES, Marilda Aparecida de ;

Artigo:

Neste paper pretendo apresentar de que maneira o projeto identitário da comunidade japonesa de Álvares Machado-SP, município próximo de Presidente Prudente-SP, ancora-se em aspectos religiosos, que se materializam no ritual Shokonsai. Para tanto, discorrerei sobre o processo histórico de formação desta comunidade, bem como suas clivagens e conflitos internos, além de sua forma de organização social e distribuição de recursos. Neste sentido, será problematizado também de que maneira esta noção de "comunidade" opera interna e externamente a identidade japonesa e delimita quem é e quem não é portador de seus sinais de marcação. Posteriormente, abordarei alguns aspectos principais do ritual Shokonsai, que é realizado anualmente em homenagem aos ancestrais desta comunidade, em um cemitério étnico mantido por sua Associação. Tal ritual é praticado há 95 anos e é o resultado histórico da imigração de japoneses para o Brasil, que trazem a cosmologia, conceitos e modos de pensamento nativos japoneses e são confrontados com a necessidade de elaborar estratégias de reprodução cultural.

Artigo:

Palavras-chave: ritos fúnebres, Álvares Machado-SP, comunidade japonesa,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt21_285

Referências bibliográficas
  • [1] HASEGAWA, A. Y. De escuro a escuro: terra, trabalho e memória nikkei no município de Lucélia-SP. São Carlos-SP: UFSCar, v. dissertação (Mestrado), 2013. 277 p.
  • [2] MIYASHITAA, R. Takkon. Tradução de Ligia Tamura OZAKI. São Paulo-SP: Paulista, v. Tradução 1999, 1968.
  • [3] SUZUKI, J. P. Álvares Machado, uma saga japonesa. Álvares Machado-SP: /do autor, 2008.
  • [4] TAKENAKA, E. M. M. Raízes de um povo: a colônia japonesa de Álvares Machado-SP. Presidente Prudente-SP: Dissertação de Mestrado, v. Mestrado em Geografia, FCT/UNESP, 2003.
Como citar:

HASEGAWA, Aline Yuri; MENEZES, Marilda Aparecida de; "O SHOKONSAI COMO PROJETO IDENTITÁRIO", p. 1732-1739 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt21_285

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações