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A DIMENSÃO SERVIÇO NO TRABALHAR: UMA ANÁLISE CRÍTICA
A DIMENSÃO SERVIÇO NO TRABALHAR: UMA ANÁLISE CRÍTICA
ROOSLI, Ana Cláudia Barbosa da Silva; MANSANO, Sonia Regina Vargas
Artigo:
A prestação de serviços tornou-se um campo de trabalho em ascensão no nosso país. Esse crescimento coloca para os pesquisadores da área de Psicologia do Trabalho o desafio de compreender as transformações sociais mais recentemente geradas pela dimensão serviço no trabalhar. Zarifian (2007) vincula a produção do serviço ao reposicionamento das competências profissionais, que ganham relevância à medida que a realidade laboral é reconfigurada e os limites dos velhos modelos deixam entrever sua obsolescência. Baseado nisso, o presente estudo tem por objetivo compreender a produção do serviço recorrendo a uma abordagem crítica. Assim, o estudo foi dividido em três momentos: a definição de serviço e sua articulação às competências profissionais, as novas exigências subjetivas colocadas para o trabalhador e, por fim, as implicações éticas e políticas dessa atividade para a saúde do profissional. Como conclusão parcial, pode-se dizer que a prestação de serviços mobiliza o trabalhador em dimensões de ordem afetiva e subjetiva. Concomitantemente, porém, ela exige de seus destinatários uma contrapartida de atuação que nem sempre é evidenciada e conhecida. Tal negligência pode colocar em xeque a qualidade do serviço prestado, trazendo prejuízos à saúde e bem estar de quem o executa.
A prestação de serviços tornou-se um campo de trabalho em ascensão no nosso país. Esse crescimento coloca para os pesquisadores da área de Psicologia do Trabalho o desafio de compreender as transformações sociais mais recentemente geradas pela dimensão serviço no trabalhar. Zarifian (2007) vincula a produção do serviço ao reposicionamento das competências profissionais, que ganham relevância à medida que a realidade laboral é reconfigurada e os limites dos velhos modelos deixam entrever sua obsolescência. Baseado nisso, o presente estudo tem por objetivo compreender a produção do serviço recorrendo a uma abordagem crítica. Assim, o estudo foi dividido em três momentos: a definição de serviço e sua articulação às competências profissionais, as novas exigências subjetivas colocadas para o trabalhador e, por fim, as implicações éticas e políticas dessa atividade para a saúde do profissional. Como conclusão parcial, pode-se dizer que a prestação de serviços mobiliza o trabalhador em dimensões de ordem afetiva e subjetiva. Concomitantemente, porém, ela exige de seus destinatários uma contrapartida de atuação que nem sempre é evidenciada e conhecida. Tal negligência pode colocar em xeque a qualidade do serviço prestado, trazendo prejuízos à saúde e bem estar de quem o executa.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt12_296
Referências bibliográficas
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Como citar:
ROOSLI, Ana Cláudia Barbosa da Silva; MANSANO, Sonia Regina Vargas; "A DIMENSÃO SERVIÇO NO TRABALHAR: UMA ANÁLISE CRÍTICA", p-1191-1201.
In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 23592990,
DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt12_296
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TY - CONF T1 - A DIMENSÃO SERVIÇO NO TRABALHAR: UMA ANÁLISE CRÍTICA JO - Blucher Social Sciences Proceedings VL - 2 IS - 4 SP - 1191 EP - 1201 PY - 2016 T2 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas AU - , SN - 23592990 DO - http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt12_296 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/a-dimenso-servio-no-trabalhar-uma-anlise-crtica-23662 KW - ER -
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Ana Cláudia Barbosa da Silva ROOSLI, Sonia Regina Vargas MANSANO, A DIMENSÃO SERVIÇO NO TRABALHAR: UMA ANÁLISE CRÍTICA, Blucher Social Sciences Proceedings, Volume 2, 2016, Pages 1191-1201, ISSN 23592990, http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt12_296 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/a-dimenso-servio-no-trabalhar-uma-anlise-crtica-23662) Palavras-chave:: ;