Blucher Social Sciences Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2359-2990
TRADE-OFF NEOPENTECOSTAL: TEORIA DA PROSPERIDADE, CAPITAL ESPIRITUAL E MOBILIDADE SOCIAL. A “NOVA” CLASSE MÉDIA EMPREENDEDORA?
TRADE-OFF NEOPENTECOSTAL: TEORIA DA PROSPERIDADE, CAPITAL ESPIRITUAL E MOBILIDADE SOCIAL. A “NOVA” CLASSE MÉDIA EMPREENDEDORA?
BERTANI, Silvia Mara Novaes Sousa; BÓGUS, Lúcia
Artigo:
Na primeira década do século XXI a expressão “nova” classe média impôs-se como um dos temas mais debatidos no campo da sociologia, envolvendo acadêmicos, políticos, empresários e a sociedade. A expressão, historicamente, tem sentido no contexto de uma relação de classe definida pela classe trabalhadora e pela classe capitalista. A controvérsia da(s) classe(s) média(s) está na tendência da evitar ser identificada com as classes mais baixas e, seu fracasso, em não equiparar-se à classe dominante. Com implicações perceptíveis, a temática remete para a discussão sobre as controvérsias que se estabeleceram na sociedade e os limites da realidade de fato e a veracidade da cena da(s) classe(s) média(s). Essa situação da(s) classe(s) média(s) muda, entretanto, com a ascensão de uma “nova” classe média: a empreendedora. Questionam-se, assim, os impactos da “nova” classe, a classe média empreendedora e o papel dos neopentecostais dizimistas que se vinculam a teoria da prosperidade. Em concreto, o que se busca é compreender como a “nova” classe média empreendedora se constituiu pressupondo-a como indicador da ascensão à “nova” classe do grupo neopentecostal obtentor do capital espiritual a ele devido por direito e decorrente da prática dizimista.
Na primeira década do século XXI a expressão “nova” classe média impôs-se como um dos temas mais debatidos no campo da sociologia, envolvendo acadêmicos, políticos, empresários e a sociedade. A expressão, historicamente, tem sentido no contexto de uma relação de classe definida pela classe trabalhadora e pela classe capitalista. A controvérsia da(s) classe(s) média(s) está na tendência da evitar ser identificada com as classes mais baixas e, seu fracasso, em não equiparar-se à classe dominante. Com implicações perceptíveis, a temática remete para a discussão sobre as controvérsias que se estabeleceram na sociedade e os limites da realidade de fato e a veracidade da cena da(s) classe(s) média(s). Essa situação da(s) classe(s) média(s) muda, entretanto, com a ascensão de uma “nova” classe média: a empreendedora. Questionam-se, assim, os impactos da “nova” classe, a classe média empreendedora e o papel dos neopentecostais dizimistas que se vinculam a teoria da prosperidade. Em concreto, o que se busca é compreender como a “nova” classe média empreendedora se constituiu pressupondo-a como indicador da ascensão à “nova” classe do grupo neopentecostal obtentor do capital espiritual a ele devido por direito e decorrente da prática dizimista.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/sosci-xisepech-g12_61
Referências bibliográficas
- [1] BOURDIEU, P. The Forms of Capital. In: RICHARDSON, J. (Ed.). Handbook of theory and research for the sociology of education. New York, Greenwood Press, 1986. BOURDIEU, P. The forms of capital. Oxford University Press. United States of America, 1983.
- [2] MARX, Karl. Capital – Volume III: A Critique of Political Economy - The Process of Capitalist Production as a Whole. Edited by Friedrich Engels. New York: International Publisher, 1996b. Revista MovimentAção v.01, n.01, pp. 68-80, 2014.
- [3] NERI, Marcelo. Economia das religiões. FGV/IBRE, CPS, Rio de Janeiro, 2007
- [4] __________. A nova classe média: o lado brilhante da base da pirâmide. São Paulo: Saraiva, 2011.
- [5] POCHMAN, Marcio. O mito da grande classe média: capitalismo e estrutura social. São Paulo: Boitempo Editorial, 2014.
- [6] __________. Nova classe média?: o trabalho na base da pirâmide social brasileira. São Paulo: Boitempo, 2012.
- [7] SAES, D. Classe média e política de classes. Contraponto. Rio de Janeiro, n. 10, dezembro 1977.
- [8] SOUZA J. Os batalhadores brasileiros: nova classe média ou nova classe trabalhadora? 2. ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.
- [9] WEBER. M. Economia e sociedade. Brasília, DF: Ed. UnB, 1999. v. 1.
- [10] __________. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
- [11] WRIGHT, E. Race, class, and income inequality. American Journal of Sociology. V.83, n.6, 1978. _________; Classes. London: Verso, 1985.
Como citar:
BERTANI, Silvia Mara Novaes Sousa; BÓGUS, Lúcia; "TRADE-OFF NEOPENTECOSTAL: TEORIA DA PROSPERIDADE, CAPITAL ESPIRITUAL E MOBILIDADE SOCIAL. A “NOVA” CLASSE MÉDIA EMPREENDEDORA?", p-1108-1116.
In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 23592990,
DOI 10.5151/sosci-xisepech-g12_61
últimos 30 dias
99
downloads
22
visualizações
3
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - TRADE-OFF NEOPENTECOSTAL: TEORIA DA PROSPERIDADE, CAPITAL ESPIRITUAL E MOBILIDADE SOCIAL. A “NOVA” CLASSE MÉDIA EMPREENDEDORA? JO - Blucher Social Sciences Proceedings VL - 2 IS - 4 SP - 1108 EP - 1116 PY - 2016 T2 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas AU - , SN - 23592990 DO - http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-g12_61 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/trade-off-neopentecostal-teoria-da-prosperidade-capital-espiritual-e-mobilidade-social-a-nova-classe-mdia-empreendedora-23654 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{BERTANI20144,
title="TRADE-OFF NEOPENTECOSTAL: TEORIA DA PROSPERIDADE, CAPITAL ESPIRITUAL E MOBILIDADE SOCIAL. A “NOVA” CLASSE MÉDIA EMPREENDEDORA?",
journal="Blucher Social Sciences Proceedings",
volume="2",
number="4",
pages="1108 - 1116",
year="2016",
note="",
issn="23592990",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-g12_61",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/trade-off-neopentecostal-teoria-da-prosperidade-capital-espiritual-e-mobilidade-social-a-nova-classe-mdia-empreendedora-23654",
author="Silvia Mara Novaes Sousa BERTANI", "Lúcia BÓGUS",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Silvia Mara Novaes Sousa BERTANI, Lúcia BÓGUS, TRADE-OFF NEOPENTECOSTAL: TEORIA DA PROSPERIDADE, CAPITAL ESPIRITUAL E MOBILIDADE SOCIAL. A “NOVA” CLASSE MÉDIA EMPREENDEDORA?, Blucher Social Sciences Proceedings, Volume 2, 2016, Pages 1108-1116, ISSN 23592990, http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-g12_61 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/trade-off-neopentecostal-teoria-da-prosperidade-capital-espiritual-e-mobilidade-social-a-nova-classe-mdia-empreendedora-23654) Palavras-chave:: ;