Blucher Social Sciences Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2359-2990
QUANDO HÁ ARTE? APRENDIZADO ESTÉTICO EM WITTGENSTEIN
QUANDO HÁ ARTE? APRENDIZADO ESTÉTICO EM WITTGENSTEIN
SOUZA, Geysa G. R. de; GRISOTTO, Américo
Artigo:
A estética, mesmo quando não explicitamente mencionada, tem na filosofia de Wittgenstein importância que não pode ser negligenciada. Em seus últimos escritos, inclusive, o filósofo reconhece semelhanças do filosofar com o poetizar. A criação, podendo ocorrer em qualquer área, mas citando aqui especificamente a experiência artística, não tem como objetivo criar novas formas, mas, principalmente, lançar novos olhares. Tomando a obra Investigações filosóficas como foco e limite precavido para uma inicial aproximação, o conceito, ali apresentado, de ver um aspecto se destaca no argumento inferido de um aprendizado antiessencialista da arte, no qual a pergunta pelo o que é? perde todo sentido. Uma essência da linguagem já não é possível, pois esta se constitui a partir de jogos de linguagem desenvolvidos em diferentes formas de vida. A multiplicidade de formas de vida estende também aos jogos de linguagem múltiplas possibilidades. Ou seja, a linguagem não está dada pelas regras do jogo, mas se constitui na prática dele.
A estética, mesmo quando não explicitamente mencionada, tem na filosofia de Wittgenstein importância que não pode ser negligenciada. Em seus últimos escritos, inclusive, o filósofo reconhece semelhanças do filosofar com o poetizar. A criação, podendo ocorrer em qualquer área, mas citando aqui especificamente a experiência artística, não tem como objetivo criar novas formas, mas, principalmente, lançar novos olhares. Tomando a obra Investigações filosóficas como foco e limite precavido para uma inicial aproximação, o conceito, ali apresentado, de ver um aspecto se destaca no argumento inferido de um aprendizado antiessencialista da arte, no qual a pergunta pelo o que é? perde todo sentido. Uma essência da linguagem já não é possível, pois esta se constitui a partir de jogos de linguagem desenvolvidos em diferentes formas de vida. A multiplicidade de formas de vida estende também aos jogos de linguagem múltiplas possibilidades. Ou seja, a linguagem não está dada pelas regras do jogo, mas se constitui na prática dele.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt18_249
Referências bibliográficas
- [1] BRÍGIDO, Edmar. Ver aspectos: a atividade estética em Wittgenstein. In: Redescrições - Revista online do GT de Pragmatismo, ano VI, nº 1, 2015 [p. 56/69] Disponível em: http://gtpragmatismo.com.br/wp-content/uploads/2015/06/5.-ARTIGO-Edimar-
- [2] Br%C3%ADgido-Ver-aspectos.pdf Acesso em: 30/11/2015.
- [3] CRESPO, Nuno. Wittgenstein e a estética. Lisboa: Assírio e Alvim, 2011.
- [4] DELEUZE, G. O abecedário de Gilles Deleuze. Entrevista com G. Deleuze. Editoração: Brasil, Ministério da Educação, TV Escola, 2001. Paris: Éditions Montparnasse, 1997, VHS, 459min.
- [5] DELEUZE, G. O método de Dramatização. In.: A ilha deserta. Edição preparada por David Lapoujade. Organização da Tradução de Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Iluminuras, 2006; p. 129-154.
- [6] DELEUZE, Gilles. Sobre o teatro. Trad. Fátima Saadi, Ovídio de Abreu, Roberto Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.
- [7] DELEUZE, G. O que é o ato de criação? In.: O belo autônomo. Duarte, Rodrigo (org.). Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012; p. 385-398.
- [8] HELLER, Alberto Andrés. John Cage e a poética do silêncio. Tese de Doutorado em
- [9] Teoria Literária- UFSC, 2008. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp070760.pdf Acesso em: 02/01/2016.
- [10] OLIVEIRA, Ana Lúcia M. de. Um plano sobre o caos (reflexão acerca do evento). In.: História, Ciência, Saúde – Manguinhos I (2): 69-86, nov. 1994 – fev. 1995. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v1n2/a06v1n2.pdf Acesso em: 10/05/2016.
- [11] WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. Trad. Marcos G. Montagnoli. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
Como citar:
SOUZA, Geysa G. R. de; GRISOTTO, Américo; "QUANDO HÁ ARTE? APRENDIZADO ESTÉTICO EM WITTGENSTEIN", p-1538-1544.
In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 23592990,
DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt18_249
últimos 30 dias
176
downloads
98
visualizações
3
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - QUANDO HÁ ARTE? APRENDIZADO ESTÉTICO EM WITTGENSTEIN JO - Blucher Social Sciences Proceedings VL - 2 IS - 4 SP - 1538 EP - 1544 PY - 2016 T2 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas AU - , SN - 23592990 DO - http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt18_249 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/quando-h-arte-aprendizado-esttico-em-wittgenstein-23696 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{SOUZA20144,
title="QUANDO HÁ ARTE? APRENDIZADO ESTÉTICO EM WITTGENSTEIN",
journal="Blucher Social Sciences Proceedings",
volume="2",
number="4",
pages="1538 - 1544",
year="2016",
note="",
issn="23592990",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt18_249",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/quando-h-arte-aprendizado-esttico-em-wittgenstein-23696",
author="Geysa G. R. de SOUZA", "Américo GRISOTTO",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Geysa G. R. de SOUZA, Américo GRISOTTO, QUANDO HÁ ARTE? APRENDIZADO ESTÉTICO EM WITTGENSTEIN, Blucher Social Sciences Proceedings, Volume 2, 2016, Pages 1538-1544, ISSN 23592990, http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt18_249 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/quando-h-arte-aprendizado-esttico-em-wittgenstein-23696) Palavras-chave:: ;