Blucher Social Sciences Proceedings
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ATIVIDADE PARA ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS: NEGOCIAÇÃO DE SIGNIFICADOS NO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
ATIVIDADE PARA ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS: NEGOCIAÇÃO DE SIGNIFICADOS NO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
TANACA, Jozélia Jane Corrente; MATEUS, Elaine Fernandes
Artigo:
Este trabalho tem o objetivo de analisar práticas de aprendizagem expansiva (ENGESTROM, 1987) em contexto de formação continuada de professoras de Inglês para crianças. Compreendida como um processo complexo de negociação discursiva inerentemente plural, híbrida e dialógica, a aprendizagem expansiva será investigada tomando-se por referência categorias de discurso de autoridade e discurso internamente persuasivo (BAKHTIN, 2009). Discurso de autoridade possui estrutura compacta e fechada atuando na manutenção e estabilidade de significados. Discurso internamente persuasivo, ao contrário, é aberto a réplicas que absorvem e (re) significam sentidos socialmente cristalizados por práticas discursivas. Os dados decorrem de gravações transcritas de três grupos de estudos, realizados em 2013 com professoras e coordenadoras do Projeto Londrina Global, no município de Londrina-PR e coordenadora do projeto Desenvolvimento de Atividades de Ensino de Inglês para crianças (DAEIC/UEL, 2013). Resultados indicam movimento de resistência e expansão quanto ao significado de atividades de ensino. Este estudo ancora-se na perspectiva de aprendizagem sociocultural, que concebe aprendizagem e desenvolvimento como fenômenos processuais, não lineares e mediados (VYGOTSKY, 1988, 2001; JOHNSON, 2009), nos conceitos de aprendizagem expansiva (ENGESTROM, SANNINO, 2010), comunidade de prática (WENGER, 1998), e na concepção de discurso como prática social (FAIRCLOUGH, 2003; RAMALHO e RESENDE, 2008).
Este trabalho tem o objetivo de analisar práticas de aprendizagem expansiva (ENGESTROM, 1987) em contexto de formação continuada de professoras de Inglês para crianças. Compreendida como um processo complexo de negociação discursiva inerentemente plural, híbrida e dialógica, a aprendizagem expansiva será investigada tomando-se por referência categorias de discurso de autoridade e discurso internamente persuasivo (BAKHTIN, 2009). Discurso de autoridade possui estrutura compacta e fechada atuando na manutenção e estabilidade de significados. Discurso internamente persuasivo, ao contrário, é aberto a réplicas que absorvem e (re) significam sentidos socialmente cristalizados por práticas discursivas. Os dados decorrem de gravações transcritas de três grupos de estudos, realizados em 2013 com professoras e coordenadoras do Projeto Londrina Global, no município de Londrina-PR e coordenadora do projeto Desenvolvimento de Atividades de Ensino de Inglês para crianças (DAEIC/UEL, 2013). Resultados indicam movimento de resistência e expansão quanto ao significado de atividades de ensino. Este estudo ancora-se na perspectiva de aprendizagem sociocultural, que concebe aprendizagem e desenvolvimento como fenômenos processuais, não lineares e mediados (VYGOTSKY, 1988, 2001; JOHNSON, 2009), nos conceitos de aprendizagem expansiva (ENGESTROM, SANNINO, 2010), comunidade de prática (WENGER, 1998), e na concepção de discurso como prática social (FAIRCLOUGH, 2003; RAMALHO e RESENDE, 2008).
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt16_106
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Como citar:
TANACA, Jozélia Jane Corrente; elaine mateus; "ATIVIDADE PARA ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS: NEGOCIAÇÃO DE SIGNIFICADOS NO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.", p-1416-1427.
In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 23592990,
DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt16_106
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Jozélia Jane Corrente TANACA, Elaine Fernandes MATEUS, ATIVIDADE PARA ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS: NEGOCIAÇÃO DE SIGNIFICADOS NO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA., Blucher Social Sciences Proceedings, Volume 2, 2016, Pages 1416-1427, ISSN 23592990, http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt16_106 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/atividade-para-ensino-de-ingls-para-crianas-negociao-de-significados-no-espao-de-formao-continuada-23684) Palavras-chave:: ;