Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

LIMA, Somine Maria Alves de ; SOUSA, Luciana Pereira de ; ROLIM, Carmem Lucia Artioli ;

Artigo:

O presente trabalho teve como objetivo analisar no âmbito da educação básica a aplicabilidade da proposta formativa para educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Trata-se de uma investigação qualitativa que teve como procedimentos metodológicos à pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e pesquisa bibliográfica. A pesquisa documental possibilitou a análise de documentos elaborados pelo MEC. A pesquisa bibliográfica oportunizou uma revisão da literatura relacionada à temática em estudo e as entrevistas semiestruturadas foram realizadas com professores regentes e do atendimento educacional especializado da rede municipal de Palmas, Tocantins e comportaram subsidiar as análises de acordo com os objetivos da pesquisa. Nessa realidade questionamos acerca da formação que baseia a ação, a articulação e a orientação realizada pelo professor do atendimento educacional especializado aos professores regentes, bem como identificar nessa realidade as demais atividades formativas que subsidiam o fazer pedagógico. As proposições da concepção histórico-cultural fundamentam as análises. Os resultados possibilitam pontuar que a atual conjuntura política coloca as instituições de educação básica e de ensino superior ante aos desafios de reestruturação de espaço físico e propostas pedagógicas e de repensar os tempos e espaços pedagógicos para o atendimento a discentes e docentes.

Artigo:

Palavras-chave: Política de Inclusão. Formação. Docente.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt3_156

Referências bibliográficas
  • [1] ARAÚJO, M. V. de. et al. Formação de professores e inclusão escolar de pessoas com deficiência: análise de resumos de artigos na base SciELO. Rev. Psicopedagogia. Vol 2/nº. 84. São Paulo 2010, Disponível em: . Acesso em: 01 abr. 2016.
  • [2] BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.
  • [3] BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
  • [4] BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB n.º 4, de 2 de outubro de 2009b. Institui diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado na educação básica, modalidade educação especial. Diário Oficial da União, Brasília, 5 out. 2009, Seção 1, p. 17.
  • [5] BRASIL. Lei 9.394 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil]. Brasília, 1996. Disponível em: . Acesso em: 12 de maio de 2013.
  • [6] BUENO, J. G. S. A educação especial nas universidades brasileiras. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Brasília, 2002.
  • [7] MARCHESI, A. Desenvolvimento e educação de crianças surdas. In: COLL, C.; MARCHESI, A.; PALÁCIOS, J. (Orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004.
  • [8] TRIVIÑOS, A. N. S. A Pesquisa Qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1990.
  • [9] VIGOTSKI, L. S. Fundamentos de defectologia. Obras escogidas V. Madrid: Visor, 1997.
Como citar:

LIMA, Somine Maria Alves de; SOUSA, Luciana Pereira de; ROLIM, Carmem Lucia Artioli; "FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA", p. 321-329 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt3_156

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações