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FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
LIMA, Somine Maria Alves de; SOUSA, Luciana Pereira de; ROLIM, Carmem Lucia Artioli
Artigo:
O presente trabalho teve como objetivo analisar no âmbito da educação básica a aplicabilidade da proposta formativa para educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Trata-se de uma investigação qualitativa que teve como procedimentos metodológicos à pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e pesquisa bibliográfica. A pesquisa documental possibilitou a análise de documentos elaborados pelo MEC. A pesquisa bibliográfica oportunizou uma revisão da literatura relacionada à temática em estudo e as entrevistas semiestruturadas foram realizadas com professores regentes e do atendimento educacional especializado da rede municipal de Palmas, Tocantins e comportaram subsidiar as análises de acordo com os objetivos da pesquisa. Nessa realidade questionamos acerca da formação que baseia a ação, a articulação e a orientação realizada pelo professor do atendimento educacional especializado aos professores regentes, bem como identificar nessa realidade as demais atividades formativas que subsidiam o fazer pedagógico. As proposições da concepção histórico-cultural fundamentam as análises. Os resultados possibilitam pontuar que a atual conjuntura política coloca as instituições de educação básica e de ensino superior ante aos desafios de reestruturação de espaço físico e propostas pedagógicas e de repensar os tempos e espaços pedagógicos para o atendimento a discentes e docentes.
O presente trabalho teve como objetivo analisar no âmbito da educação básica a aplicabilidade da proposta formativa para educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Trata-se de uma investigação qualitativa que teve como procedimentos metodológicos à pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e pesquisa bibliográfica. A pesquisa documental possibilitou a análise de documentos elaborados pelo MEC. A pesquisa bibliográfica oportunizou uma revisão da literatura relacionada à temática em estudo e as entrevistas semiestruturadas foram realizadas com professores regentes e do atendimento educacional especializado da rede municipal de Palmas, Tocantins e comportaram subsidiar as análises de acordo com os objetivos da pesquisa. Nessa realidade questionamos acerca da formação que baseia a ação, a articulação e a orientação realizada pelo professor do atendimento educacional especializado aos professores regentes, bem como identificar nessa realidade as demais atividades formativas que subsidiam o fazer pedagógico. As proposições da concepção histórico-cultural fundamentam as análises. Os resultados possibilitam pontuar que a atual conjuntura política coloca as instituições de educação básica e de ensino superior ante aos desafios de reestruturação de espaço físico e propostas pedagógicas e de repensar os tempos e espaços pedagógicos para o atendimento a discentes e docentes.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt3_156
Referências bibliográficas
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Como citar:
LIMA, Somine Maria Alves de; SOUSA, Luciana Pereira de; Carmem Lucia Artioli Rolim; "FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA", p-321-329.
In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 23592990,
DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt3_156
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Somine Maria Alves de LIMA, Luciana Pereira de SOUSA, Carmem Lucia Artioli ROLIM, FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA, Blucher Social Sciences Proceedings, Volume 2, 2016, Pages 321-329, ISSN 23592990, http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt3_156 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/formao-docente-inicial-e-continuada-desafios-da-educao-especial-na-perspectiva-inclusiva-23578) Palavras-chave:: ;