Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

A CONSTRUÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E PROCESSO DELIBERATIVO EM PEQUENOS MUNICÍPIOS NO BRASIL

BALTAR, Ronaldo ; BALTAR, Cláudia Siqueira ;

Artigo:

O objetivo desse estudo é analisar a aplicabilidade do conceito de deliberação ao conjunto de ações propostas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) para pequenos municípios brasileiros (municípios com população inferior a 100 mil habitantes). A participação, a deliberação e o controle social foram eixos norteadores para elaboração do PNE e dos Plano Municipais de Educação subsequentes. Contudo, o processo consultivo e a forma estruturada para elaboração dos Planos Nacional e Municipais (PME) levantam aspectos importantes para se questionar a capacidade de formulação de um processo deliberativo. O estudo compara as diretrizes do PNE, as propostas dos PME e o limite imposto pela a realidade dos municípios, a partir do estudo de indicadores econômicos, educacionais e populacionais. O processo deliberativo não contemplou a realidade dos municípios, criando metas e estratégias que não são aplicáveis ou alcançáveis para a maioria dos pequenos municípios. Por outro lado, as proposições municipais não estão presentes na proposta nacional, traçada a partir de interesses corporativos e partidários.

Artigo:

Palavras-chave: Deliberação, Educação, Políticas Públicas.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt6_31

Referências bibliográficas
  • [1] ABELSON, J.; FOREST, P. G.; EYLES, J.; SMITH, P.; MARTIN, E.; GAUVIN, F. P. Deliberations about deliberative methods: issues in the design and evaluation of public participation processes. Social Science Medicine, v. 57, n. 2, p. 239-251, 2003.
  • [2] ALVES, M. T. G.; SOARES, J. F. Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional. Educ. Pesqui., v. 39, n. 1, p.177–194, mar. 2013.
  • [3] AVRITZER, Leonardo. Democracy and the public space in Latin America. Princeton: Princeton University Press, 2009.
  • [4] BOTTANI, N. Ilusão ou ingenuidade?: Indicadores de ensino e políticas educacionais. Educ. Soc., v. 19, n. 65, dez. 1998.
  • [5] BREEN, R.; JONSSON, J. O. Inequality of Opportunity in Comparative Perspective: Recent Research on Educational Attainment and Social Mobility. Annu. Rev. Sociol., v. 31. n. 1, p. 223–243, ago. 200
  • [6] COOKE, M. Five arguments for deliberative democracy. Political Studies, v. 48. n.5, p. 947-969, 2000.
  • [7] DOURADO, Luiz Fernandes. A Conferência Nacional de Educação, o Plano Nacional e a construção do Sistema Nacional de Educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 25, n. 2, 2011. Disponível em http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19502/11326 Acessado em 26/02/2016.
  • [8] FARIA, Cláudia Feres. Democracia deliberativa: Habermas, Cohen e Bohman. Lua Nova, n. 50, p. 47-68, 2000.
  • [9] FARIA, Cláudia Feres. Fóruns Participativos, Controle Democrático e a Qualidade da Democracia no Rio Grande do Sul: a Experiência do Governo Olívio Dutra (1999-2002). Opinião Pública, v. 12, n. 2, 2006.
  • [10] FARIA, Cláudia Feres. O Que Há de Radical na Teoria Democrática Contemporânea: Análise do Debate entre Ativistas e Deliberativos. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 25, n. 73, 20
  • [11] FARIA, Claudia Feres; SILVA, Viviane Petinelli; LINS, Isabella Lourenço. Conferências de Políticas Públicas: Um Sistema Integrado de Participação e Deliberação? Rev. Bras. Ciênc. Polít. n. 7, p. 249–284, 2012.
  • [12] GUARIGLIA, O. La Democracia en América Latina: la alternativa entre populismo y democracia deliberativa. Isegoría, v. 0, n. 44, p. 57–72, jun. 2011.
  • [13] GUTMANN, Amy; THOMPSON, Dennis. O que significa democracia deliberativa. Revista brasileira de Estudos Constitucionais, v. 1, 2007.
  • [14] JÚNIOR, F. T., FARIA, V. B.; LIMA, M. A. de. Indicadores de fluxo escolar e políticas educacionais: avaliação das últimas décadas. Est. Aval. Educ., v. 23, n. 52, ago. 2012.
  • [15] MESQUITA, S. Os resultados do Ideb no cotidiano escolar. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 20, n. 76, p. 587–606, set. 2012.
  • [16] MIGUEL, L. F. Promessas e limites da democracia deliberativa. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 16, n. 46, p. 175–177, jun. 2001.
  • [17] PATEMAN, C. Participation and Democratic Theory. Cambridge, Cambridge University Press, 1970.
  • [18] PERES, A. J. d. S., RODRIGUES, E. G., SILVA, M. L. F., SANTOS, P. P.; SANTOS, R. D. PNE em Movimento Construindo Indicadores Educacionais nos municípios. Ministério da Educação, 2016.
  • [19] SANDERS, L. M. Against deliberation. Political Theory, v. 25, n. 3, p. 347-376, 1997.
  • [20] SCHNEIDER, G. Indicadores educacionais: uma análise frente à realidade paranaense. Jornal de Políticas Educacionais, v.6, n. 11, mar. 2013.
  • [21] SOARES, J. F.; XAVIER, F. P. Pressupostos educacionais e estatísticos do Ideb. Educ. Soc., v. 34, n. 124, p. 903–923, 2013.
  • [22] SOUZA, D. B. de. Avaliações finais sobre o PNE 2001-2010 e preliminares do PNE 2014- 2024. Est. Aval. Educ., v. 25, n. 59, dec. 2013.
  • [23] VIDAL, E. M.; VIEIRA, S. L. Gestão educacional e resultados no IDEB: um estudo de caso em dez municípios cearenses. Est. Aval. Educ., v. 22, n. 50, dez. 2011.
  • [24] OCDE. What Are the Social Benefits of Education? Organisation for Economic Co-Operation and Development, 2013.
Como citar:

BALTAR, Ronaldo; BALTAR, Cláudia Siqueira; "A CONSTRUÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E PROCESSO DELIBERATIVO EM PEQUENOS MUNICÍPIOS NO BRASIL", p. 573-584 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt6_31

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações