Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

GEOPOLÍTICA E MEIOS DE COMUNICAÇÃO: A INFLUÊNCIA DOS ESTER EÓTIPOS DIFUNDIDOS PELA MÍDIA SOBRE A CIVILIZAÇÃO MUÇULMANA NO PROCESSO DE ENSINO -APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA NO ENSINO BÁSICO

LADEIRA, Francisco Fernandes ; LEÃO, Vicente de Paula ;

Artigo:

O atentado de 11 de setembro gerou, entre outras consequências, uma intensa e poderosa campanha midiática global contra a civilização muçulmana. Não obstante, os estereótipos negativos sobre o islã e seus seguidores encontraram um campo fértil para a sua propagação nos noticiários da imprensa brasileira. Desse modo, a partir do pressuposto de que a mídia tem desempenhado o papel de influente ator no atual contexto das relações internacionais, o presente trabalho aborda a influência dos principais veículos de comunicação no processo de ensino-aprendizagem em Geografia no Ensino Básico. Primeiramente, apresentamos os mecanismos persuasivos utilizados pelos meios de comunicação de massa para, posteriormente, analisarmos como o professor de Geografia trabalha com o material midiático em sala de aula. Neste estudo constatou-se que, apesar de não possuir o mesmo poder de convencimento registrado em outras épocas, o discurso midiático, no tocante às questões geopolíticas, ainda é o principal fator que condiciona tanto a formação de opinião do professor quanto à construção do conhecimento por parte dos alunos. Ademais, grande parte dos docentes ainda concebe o material midiático apenas como mais um recurso didático e não como objeto de estudo a ser sistematizado em sala de aula.

Artigo:

Palavras-chave: mídia, geografia, muçulmanos, professor, ensino-aprendizagem.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt2_131

Referências bibliográficas
  • [1] ALVIM, Tatiana Gabriel. O uso da propaganda na guerra psicológica embutida nos meios de comunicação e seu estudo focado nas diretrizes do 11 de setembro. Barbacena: [s.n.], 2003. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda)-Faculdade Regional de Ciências Exatas e Sociais - FACEC. Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC, Barbacena, 2003.
  • [2] CAMARGO, Julia Faria. Mídia e Relações Internacionais: lições da Invasão do Iraque em 2003. 1. ed. (ano 2009) 2ª reimpr. Curitiba: Juruá, 201
  • [3] CHOMSKY, Noam; HERMAN, Edward. Manufacturing Consent. NY: Vintage Books, 1994.
  • [4] DAVID-SILVA, Giani. Análise Semiolinguística da identidade midiático-discursiva de telejornais brasileiros e franceses. Glauks (UFV), v. 8, p. 10-19, 2008.
  • [5] FRIEDMAN, Thomas L. O mundo é plano: uma breve história do Século XXI. Tradução de Cristiana Serra, Sergio Duarte e Bruno Casotti. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.
  • [6] GOMES, Ingrid. Olhares sobre o outro: Estudo das representações do Islã nos jornais Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo. Tese (Doutorado em Comunicação Social). Faculdade de Comunicação/UNESP, São Bernardo do Campo, 2012.
  • [7] GILBOA, Eytan. Diplomacy in the media age: Three models of uses effects. Diplomacy & Statecraft, v. 12, n. 2, 2001, p. 1-28. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2016. HUNTINGTON, Samuel P. O choque de civilizações: e a recomposição da ordem mundial. Rio de Janeiro: Objetiva, 199
  • [8] QUEIROZ, Ana Virginia Borges. A Ocidentalização Da Informação. Anais do XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – INTERCOM. Rio de Janeiro: UERG, 2005.
  • [9] LEÃO, Vicente de Paula; CARVALHO LEÃO, Inêz Aparecida de. Ensino de Geografia e Mídia: linguagens e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Argumentum. 2008.
  • [10] LEÃO, Vicente de Paula. O uso da mídia no ensino da geografia na educação básica. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, 2003.
  • [11] MANHÃES. Eduardo. O dia da infâmia. In: PORTO, Sérgio Dayrell (org). A incompreensão das diferenças: 11 de setembro em Nova York. Brasília: IESB, 2002. STEINBERGER, Margareth Born. Discursos geopolíticos da mídia – jornalismo e imaginário internacional na América Latina. São Paulo: FAPESP, EDUC, CORTEZ, 2005.
Como citar:

LADEIRA, Francisco Fernandes; LEÃO, Vicente de Paula; "GEOPOLÍTICA E MEIOS DE COMUNICAÇÃO: A INFLUÊNCIA DOS ESTER EÓTIPOS DIFUNDIDOS PELA MÍDIA SOBRE A CIVILIZAÇÃO MUÇULMANA NO PROCESSO DE ENSINO -APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA NO ENSINO BÁSICO", p. 167-177 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt2_131

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações