Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

A FOTOGRAFIA NA COMPOSIÇÃO DO INVENTÁRIO: ESTUDO DE CASO NO MUSEU HISTÓRICO DE LONDRINA

VIEIRA, Ailton dos Santos ;

Artigo:

O desejo em se reunir objetos com o propósito de resguardo da memória coletiva selam os caminhos de nossa própria existência. Para que isto ocorra esses objetos de memória precisam ser organizados, tratados, acomodados, preservados e registrados. Esse é um dos propósitos do Museu Histórico de Londrina. Toda informação tratada têm seu usuário e a documentação museológica se constitui na organização dos objetos sob a guarda no acervo do museu. Ao analisarmos os museus a partir de um olhar para suas estruturas documentais, constata-se que são instituições estreitamente ligadas à informação, e como veículos de informação, têm na conservação e na documentação as bases para se transformar em fontes geradoras e disseminadoras de novas informações. Esta pesquisa segue no propósito investigar a importância da fotografia documentária no inventário e identificando-se a contribuição desta para as práticas museológicas. Para alcançarmos os objetivos desta pesquisa, utilizou-se como Metodologia o Estudo de Caso, especificamente na busca da compreensão dos procedimentos de organização do inventário, e, principalmente, como é o processo fotográfico dos objetos do acervo. Como referencial teórico, o texto discorreu sobre fotografia documentária, documentação museológica, e o uso da fotografia no documento de inventário.

Artigo:

Palavras-chave: Fotografia documentária. Documentação museológica. Inventário. Museu Histórico de Londrina,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt1_189

Referências bibliográficas
  • [1] ALBUQUERQUE, Ana Cristina de. Catalogação e descrição de documentos fotográficos em bibliotecas e arquivos: uma aproximação comparativa dos códigos AACR2 e ISAD (G). 2006. 188f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2006.
  • [2] BARBUY, H. Documentação museológica e a pesquisa em museus. In: GRANATO, M., et al. Documentação em Museus/Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST. Rio de Janeiro: MAST, 2008. (MAST Colloquia; 10)
  • [3] BARROS, A. J. S. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. p. 112.
  • [4] MARCON, G. G. Entre fichas, livros e registros: os caminhos percorridos pela Documentação Museológica no Museu Municipal Parque da Baronesa. 2010. 57 p. Monografia (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. 2010.
  • [5] MOTTA, D. L. A. P. Manual prático de procedimentos museológicos. Sorocaba: Museu de arte contemporânea, 201 100 p.
  • [6] OLIVEIRA, H. S. de; SILVA, E. P.S. Véritas Mouseion: um olhar sobre a documentação museológica. In: Cadernos do Tempo Presente. 2012. Disponível em: . Acesso em: 18 abr. 2015.
  • [7] PADILHA, R. C.; CAFE, L. M. A. Organização de acervo fotográfico histórico: proposta de descrição. In: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 5, n. 1, p. 90-111, 2014.
  • [8] KOSSOY, Boris. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. Cotia/SP: Ateliê Editorial, 2002.
  • [9] ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 200.
  • [10] SUANO, M. O que é museu. São Paulo: Brasiliense, 101 p., 1986
  • [11] SOUGEZ, Marie-Loup. História da fotografia. Lisboa: Ediciones Cátedra, 2001.
Como citar:

VIEIRA, Ailton dos Santos; "A FOTOGRAFIA NA COMPOSIÇÃO DO INVENTÁRIO: ESTUDO DE CASO NO MUSEU HISTÓRICO DE LONDRINA", p. 61-72 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt1_189

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações