Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

TEXTUALIDADES CONTEMPORÂNEAS: HIBRIDISMO E EXÍLIO EM O ROMANCE DA MINHA VIDA, DE LEONARDO PADURA

MONTAÑÉS, Amanda Pérez ;

Artigo:

O presente trabalho tem por objetivo analisar as especificidades textuais em O romance da minha vida (2002), do escritor cubano Leonardo Padura. A obra caracteriza-se pela mistura de fatos reais com ficção presentes em diversos registros discursivos (romance, biografia, autobiografia, memórias) e a superposição de temporalidades e espacialidades, características que evidenciam, a partir do hibridismo textual, novas tendências da narrativa latino-americana contemporânea, ressaltando a transposição dos limites entre o ficcional e o documental. Depois de dezoito anos de exílio, Fernando Terry decide voltar à Havana, com a esperança de encontrar finalmente a autobiografia desaparecida do poeta romântico José María Hereida (que tem por título, precisamente, “O romance da minha vida”), objeto de estudo de sua tese de doutorado; também quer esclarecer quem o denunciou e provocou sua expulsão da universidade forçando-o ao exílio. Nesse primeiro plano temporal sobrepõe-se a biografia de Heredia no começo do século XIX quando Cuba pertencia ao domínio espanhol. Um terceiro plano surge na história: a narração dos últimos dias de José de Jesús de Heredia, filho do poeta, que transcorrem a inícios do século XX. Dessa forma, Padura compõe seu romance num jogo de perspectivas históricas e diversas textualidades produzindo efeitos de realidade na ficção.

Artigo:

Palavras-chave: Hibridismo; Exílio; Leonardo Padura,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt8_125

Referências bibliográficas
  • [1] BEHAR, Sonia. “Perspectivismo y ficción en La novela de mi vida: la historia como versión de sí misma”. In: JUAN-NAVARRO, Santiago; TORRES-POU, Joan. Memoria histórica, Género e Interdisciplinariedad: Los Estudios Culturales Hispánicos en el siglo XXI. Madrid: Biblioteca Nueva, 2007, p. 23-30.
  • [2] GUTIÉRREZ, Rafael. “Formas híbridas na narrativa latino-americana contemporânea”. In: Revista Landa, v. 3, n. p. 94-115, 2015.
  • [3] HEREDIA, José María. “Himno del desterrado”. In: ORTEGA, Julio et all. Letras de Hispanoamérica. Nueva antología de la literatura de las Américas. Boston, Massachusetts: Vista Higher Learning, 2014.
  • [4] OLMOS, Ana Cecilia. “Transgredir o gênero: políticas da escritura na literatura hispano-americana atual”. Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. n. 38, Brasília: julho/dezembro, 2011.
  • [5] PADURA FUENTES, Leonardo. La novela de mi vida. Barcelona: Tusquets Editores, 2002 (Col. Andanzas).
  • [6] _____. José María Heredia: la patria y la vida. La Habana: Ediciones Unión, 2003. PIGLIA, Ricardo. Crítica y ficción.
  • [7] SAER, Juan José. El concepto de ficción. Buenos Aires: Seix Barral, 199
Como citar:

MONTAÑÉS, Amanda Pérez; "TEXTUALIDADES CONTEMPORÂNEAS: HIBRIDISMO E EXÍLIO EM O ROMANCE DA MINHA VIDA, DE LEONARDO PADURA", p. 740-747 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt8_125

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações