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A INFÂNCIA DO CONSUMO E A EXPROPRIAÇÃO DO BRINCAR CRIATIVO
A INFÂNCIA DO CONSUMO E A EXPROPRIAÇÃO DO BRINCAR CRIATIVO
OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de; FERREIRA, Daniella Caroline R. Ribeiro
Artigo:
Este texto tem o objetivo de analisar a infância do consumo na sociedade contemporânea atrelado ao brincar tecnológico de crianças pequenas, tecendo um olhar crítico sobre as mudanças relacionadas a cultura lúdica do consumo e seus impactos nas formas de brincar e interagir de crianças, bem como o próprio processo de expropriação do brincar criativo e inventivo. O estudo é fruto das reflexões relacionadas ao Projeto de Pesquisa – “Indústria Cultural, Educação e Trabalho Docente na Primeira Infância: da semiformação à emancipação humana” da Universidade Estadual de Londrina e, ainda, das atividades de Iniciação Científica – UEL. A metodologia é estudo bibliográfico à luz dos fundamentos da teoria crítica em T. Adorno e M. Horkheimer (1985), H. Marcuse (1973) entre outros. A discussão centra-se no universo lúdico atual e o significado do brinquedo para as crianças desta sociedade que, muitas vezes, se restringe a propriedade do brinquedo, mas sem brincadeira. Como resultados, acredita-se que o conceito de brincar e brincadeiras precisa ser ressignificado com olhares pedagógicos para o brincar criativo e inventivo de crianças.
Este texto tem o objetivo de analisar a infância do consumo na sociedade contemporânea atrelado ao brincar tecnológico de crianças pequenas, tecendo um olhar crítico sobre as mudanças relacionadas a cultura lúdica do consumo e seus impactos nas formas de brincar e interagir de crianças, bem como o próprio processo de expropriação do brincar criativo e inventivo. O estudo é fruto das reflexões relacionadas ao Projeto de Pesquisa – “Indústria Cultural, Educação e Trabalho Docente na Primeira Infância: da semiformação à emancipação humana” da Universidade Estadual de Londrina e, ainda, das atividades de Iniciação Científica – UEL. A metodologia é estudo bibliográfico à luz dos fundamentos da teoria crítica em T. Adorno e M. Horkheimer (1985), H. Marcuse (1973) entre outros. A discussão centra-se no universo lúdico atual e o significado do brinquedo para as crianças desta sociedade que, muitas vezes, se restringe a propriedade do brinquedo, mas sem brincadeira. Como resultados, acredita-se que o conceito de brincar e brincadeiras precisa ser ressignificado com olhares pedagógicos para o brincar criativo e inventivo de crianças.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt2_200
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Como citar:
OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de; Daniella Caroline Rodrigues Ribeiro Ferreira; "A INFÂNCIA DO CONSUMO E A EXPROPRIAÇÃO DO BRINCAR CRIATIVO", p-197-206.
In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 23592990,
DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt2_200
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Marta Regina Furlan de OLIVEIRA, Daniella Caroline R. Ribeiro FERREIRA, A INFÂNCIA DO CONSUMO E A EXPROPRIAÇÃO DO BRINCAR CRIATIVO, Blucher Social Sciences Proceedings, Volume 2, 2016, Pages 197-206, ISSN 23592990, http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt2_200 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/a-infncia-do-consumo-e-a-expropriao-do-brincar-criativo-23565) Palavras-chave:: ;