Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MERCADANTE, Jefferson ; MAGALHÃES, Kátia Duarte ; GILDO, Laudicéia Aparecida ;

Artigo:

Este trabalho tem como base uma pesquisa bibliográfica acerca das teorias da aprendizagem em sua relação com a educação a distância. O objetivo do estudo foi investigar as implicações das teorias da aprendizagem na relação tutor-aluno. Para tanto, realizou-se uma revisão da literatura acerca das questões de planejamento, implementação e gestão da EaD e dos Sistemas de Tutoria em cursos a distância. Em um segundo momento, listou-se as competências necessárias aos tutores virtuais e se descreveu os principais conceitos de três diferentes abordagens da aprendizagem: a teoria sociointeracionista de Vygotsky, a pedagogia humanista de Paulo Freire e a psicanálise enquanto teoria que pode vir a orientar a compreensão de questões afetivas e interativas que envolvem tutor e aluno no processo de ensino e aprendizagem a distância. Por fim, analisou-se por meio de questionário, como as teorias de aprendizagem se aplicam à prática da tutoria virtual. Concluiu-se que, para além das competências técnicas da função de tutoria, o papel do tutor no ensino a distância requer o conhecimento teórico pedagógico e se observou que tais características podem ser desenvolvidas por meio de programas de formação e treinamento de tutores que incluam em seu escopo o estudo sobre as teorias da aprendizagem.

Artigo:

Palavras-chave: Educação a distância. Teorias da aprendizagem. Relação tutor-aluno.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt5_137

Referências bibliográficas
  • [1] CAVALCANTE FILHO, Antonio; SALES, Viviani Maria Barbosa; ALVES, FrancioneCharapa. A identidade docente do tutor da educação a distância. In: SIED – Simpósio Internacional De Educação A Distância 2012 / Encontro De Pesquisadores Em Educação A Distância, 2012, São Carlos: UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos, 2012. Disponível em:. Acesso em: 28 ago. 2015.
  • [2] FARIA, Elísio Vieira de. O tutor na Educação a Distância: a construção de conhecimentos pela interação nos ambientes midiáticos no contexto da educação libertadora. Scientia FAER, Olímpia, ano 2, v. 22, p. 28-37, 1. sem. 2010. Disponível em: . Acesso em: 13 mar. 2015.
  • [3] FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez e Moraes, 1979.
  • [4] ______. Pedagogia da Esperança: Um Reencontro com a Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
  • [5] OLIVEIRA, Carmen Lúcia de Araújo Paiva. Afetividade, Aprendizagem e Tutoria Online. Revista EDaPECI, São Cristóvão, v. 3, n. 3, dez. 2009. Disponível em: . Acesso em: 25 fev. 201
  • [6] OLIVEIRA, Gleyva Maria Simões de. O sistema de tutoria na educação a distância. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2015.
  • [7] OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento; um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 2010. (Série Pensamento e ação no Magistério).
  • [8] PESSOA, Ilene Figueiredo; BORGES, Sonia Xavier de Almeida. Educação online: a transferência na relação professor-aluno. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n. 3, p. 108-123, set./dez. 2013. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2015.
  • [9] RESENDE, Regina Lúcia Sartorio Marinato de. Fundamentos Teórico-Pedagógicos para EAD. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 12, 2005, Florianópolis. Anais do 12 o Congresso Internacional de Educação a Distância. Florianópolis: ABED, 2005. Disponível em: . Acesso em: 4 jun. 2015.
  • [10] SOUZA, Carlos Alberto de. et al. Tutoria na Educação a Distância. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – ABED, 11., 2004, Salvador. Anais do 11o Congresso Internacional de Educação a Distância. Salvador: ABED, 2004. Disponível em: . Acesso em: 10 maio 2015.
  • [11] TEIXEIRA, Janaina Angelina; COSTA E SILVA, Ana Paula; CORDEIRO, Bernadete Moreira Pessanha. Formação de Professores-Tutores sob a Perspectiva da Colaboração, Interação e Aprendizagem Significativa na Educação a Distância. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CLAED. 19, 2013, Salvador. Disponível em: . Acesso em: 5 jun. 2015.
  • [12] VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e Linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Como citar:

MERCADANTE, Jefferson; MAGALHÃES, Kátia Duarte; GILDO, Laudicéia Aparecida; "AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA", p. 520-530 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt5_137

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações