Blucher Social Sciences Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2359-2990
AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
MERCADANTE, Jefferson; MAGALHÃES, Kátia Duarte; GILDO, Laudicéia Aparecida
Artigo:
Este trabalho tem como base uma pesquisa bibliográfica acerca das teorias da aprendizagem em sua relação com a educação a distância. O objetivo do estudo foi investigar as implicações das teorias da aprendizagem na relação tutor-aluno. Para tanto, realizou-se uma revisão da literatura acerca das questões de planejamento, implementação e gestão da EaD e dos Sistemas de Tutoria em cursos a distância. Em um segundo momento, listou-se as competências necessárias aos tutores virtuais e se descreveu os principais conceitos de três diferentes abordagens da aprendizagem: a teoria sociointeracionista de Vygotsky, a pedagogia humanista de Paulo Freire e a psicanálise enquanto teoria que pode vir a orientar a compreensão de questões afetivas e interativas que envolvem tutor e aluno no processo de ensino e aprendizagem a distância. Por fim, analisou-se por meio de questionário, como as teorias de aprendizagem se aplicam à prática da tutoria virtual. Concluiu-se que, para além das competências técnicas da função de tutoria, o papel do tutor no ensino a distância requer o conhecimento teórico pedagógico e se observou que tais características podem ser desenvolvidas por meio de programas de formação e treinamento de tutores que incluam em seu escopo o estudo sobre as teorias da aprendizagem.
Este trabalho tem como base uma pesquisa bibliográfica acerca das teorias da aprendizagem em sua relação com a educação a distância. O objetivo do estudo foi investigar as implicações das teorias da aprendizagem na relação tutor-aluno. Para tanto, realizou-se uma revisão da literatura acerca das questões de planejamento, implementação e gestão da EaD e dos Sistemas de Tutoria em cursos a distância. Em um segundo momento, listou-se as competências necessárias aos tutores virtuais e se descreveu os principais conceitos de três diferentes abordagens da aprendizagem: a teoria sociointeracionista de Vygotsky, a pedagogia humanista de Paulo Freire e a psicanálise enquanto teoria que pode vir a orientar a compreensão de questões afetivas e interativas que envolvem tutor e aluno no processo de ensino e aprendizagem a distância. Por fim, analisou-se por meio de questionário, como as teorias de aprendizagem se aplicam à prática da tutoria virtual. Concluiu-se que, para além das competências técnicas da função de tutoria, o papel do tutor no ensino a distância requer o conhecimento teórico pedagógico e se observou que tais características podem ser desenvolvidas por meio de programas de formação e treinamento de tutores que incluam em seu escopo o estudo sobre as teorias da aprendizagem.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt5_137
Referências bibliográficas
- [1] CAVALCANTE FILHO, Antonio; SALES, Viviani Maria Barbosa; ALVES, FrancioneCharapa. A identidade docente do tutor da educação a distância. In: SIED – Simpósio Internacional De Educação A Distância 2012 / Encontro De Pesquisadores Em Educação A Distância, 2012, São Carlos: UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos, 2012. Disponível em:<http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/Trabalhos/295-1015-1-ED.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2015.
- [2] FARIA, Elísio Vieira de. O tutor na Educação a Distância: a construção de conhecimentos pela interação nos ambientes midiáticos no contexto da educação libertadora. Scientia FAER, Olímpia, ano 2, v. 22, p. 28-37, 1. sem. 2010. Disponível em: <http://www.faer.edu.br/revistafaer/artigos/edicao2/elisio.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2015.
- [3] FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez e Moraes, 1979.
- [4] ______. Pedagogia da Esperança: Um Reencontro com a Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
- [5] OLIVEIRA, Carmen Lúcia de Araújo Paiva. Afetividade, Aprendizagem e Tutoria Online. Revista EDaPECI, São Cristóvão, v. 3, n. 3, dez. 2009. Disponível em: <http://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/565/469>. Acesso em: 25 fev. 2015.
- [6] OLIVEIRA, Gleyva Maria Simões de. O sistema de tutoria na educação a distância. Disponível em: <http://www.uab.ufmt.br/uab/images/artigos_site_uab/tutoria_ead.pdf>. Acesso em: 31 ago. 2015.
- [7] OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento; um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 2010. (Série Pensamento e ação no Magistério).
- [8] PESSOA, Ilene Figueiredo; BORGES, Sonia Xavier de Almeida. Educação online: a transferência na relação professor-aluno. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n. 3, p. 108-123, set./dez. 2013. Disponível em: <http://www.uab.ufmt.br/uploads/pcientifica/tutoria_estado_arte.pdf>. Acesso em: 31 ago. 2015.
- [9] RESENDE, Regina Lúcia Sartorio Marinato de. Fundamentos Teórico-Pedagógicos para EAD. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 12, 2005, Florianópolis. Anais do 12 o Congresso Internacional de Educação a Distância. Florianópolis: ABED, 2005. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/055tcb5.pdf>. Acesso em: 4 jun. 2015.
- [10] SOUZA, Carlos Alberto de. et al. Tutoria na Educação a Distância. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – ABED, 11., 2004, Salvador. Anais do 11o Congresso Internacional de Educação a Distância. Salvador: ABED, 2004. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/088-TC-C2.htm>. Acesso em: 10 maio 2015.
- [11] TEIXEIRA, Janaina Angelina; COSTA E SILVA, Ana Paula; CORDEIRO, Bernadete Moreira Pessanha. Formação de Professores-Tutores sob a Perspectiva da Colaboração, Interação e Aprendizagem Significativa na Educação a Distância. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CLAED. 19, 2013, Salvador. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:xxKfs3iYMjcJ:www.abed.org.br/congresso2013/trabalhos/304.doc+&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 5 jun. 2015.
- [12] VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e Linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Como citar:
MERCADANTE, Jefferson; MAGALHÃES, Kátia Duarte; GILDO, Laudicéia Aparecida; "AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA", p-520-530.
In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 23592990,
DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt5_137
últimos 30 dias
524
downloads
168
visualizações
3
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA JO - Blucher Social Sciences Proceedings VL - 2 IS - 4 SP - 520 EP - 530 PY - 2016 T2 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas AU - , , SN - 23592990 DO - http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt5_137 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/as-teorias-da-aprendizagem-no-contexto-da-educao-a-distncia-23596 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{MERCADANTE20144,
title="AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA",
journal="Blucher Social Sciences Proceedings",
volume="2",
number="4",
pages="520 - 530",
year="2016",
note="",
issn="23592990",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt5_137",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/as-teorias-da-aprendizagem-no-contexto-da-educao-a-distncia-23596",
author="Jefferson MERCADANTE", "Kátia Duarte MAGALHÃES", "Laudicéia Aparecida GILDO",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Jefferson MERCADANTE, Kátia Duarte MAGALHÃES, Laudicéia Aparecida GILDO, AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, Blucher Social Sciences Proceedings, Volume 2, 2016, Pages 520-530, ISSN 23592990, http://dx.doi.org/10.5151/sosci-xisepech-gt5_137 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/as-teorias-da-aprendizagem-no-contexto-da-educao-a-distncia-23596) Palavras-chave:: ;