Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

A RELAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MANDAGUARI COM A COMPANHIA MELHORAMENTOS NORTE DO PARANÁ

CUNHA, Ana Paula Aparecida ; DIAS, Reginaldo Benedito ;

Artigo:

O presente trabalho é parte de um estudo em andamento no curso Mestrado em Política e Movimento Social, abordando a investigação sobre o desmembramento da cidade de Mandaguari, após a mudança do escritório da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná para a cidade de Maringá e o pensamento mandaguariense, ainda recorrente, de que a cidade não teria se desenvolvido satisfatoriamente, como Maringá, por este motivo. A investigação também percorre o imaginário local, a memória coletiva, transmitida de tempos em tempos, já fixa na cidade de que a mesma não se desenvolveu satisfatoriamente devido a este desmembramento. Que houve um momento de prosperidade, uma “bela época” mandaguariense, e esta foi rompida. Nos utilizaremos para tais discussões de autores como Raoul Girardet, Maurice Halbwachs e Jacques Le Goff. A função de unidade dada às ideias (e a memória) é um ponto de suma importância para este trabalho. O objetivo do estudo é apresentar uma alternativa de análise sobre a região, demonstrando as visões e explicações para o processo.

Artigo:

Palavras-chave: Mandaguari, imaginário local, memória.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt13_173

Referências bibliográficas
  • [1] BIANCHINI, Nair. M; FONTES, Elizabeth. A. Cinquentenário de Mandaguari: Mandaguari e sua História. Maringá: Clichetec, 1987.
  • [2] GIRARDET, Raoul. Mitos e Mitologias Políticas. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
  • [3] HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Centauro, 2004.
  • [4] LE GOFF, Jacques. História e Memória. Tradução Bernardo Leitão, et all. 2° Ed. Campinas: UNICAMP, 1992.
  • [5] REGO, L. Renato. As Cidades Plantadas: os britânicos e a construção da paisagem do norte do Paraná. Londrina: Humanidades, 2009.
  • [6] SILVA, F. A. José. Mandaguari, Sua História, Sua Gente. Maringá: J. A. Editora, 1982.
  • [7] TOMAZI, Nelson Dacio. Construções e silêncios sobre a (re)ocupação da região norte do estado do Paraná. In: DIAS, Reginaldo Benedito; ROLLO GONÇALVES, José Henrique (orgs). Maringá e o Norte do Paraná: estudos de história regional.Maringá: EDUEM, 1999.
  • [8] TOMAZI, Nelson Dacio. “Norte do Paraná”: História e Fantasmagorias. Curitiba, Tese de Doutorado, UFPR, 1997.
  • [9] WINOCK, Michel. As ideias políticas. In RÉMOND, René. (org.) Por uma história política. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, Fundação Getulio Vargas. 1996, p. 271-294.
Como citar:

CUNHA, Ana Paula Aparecida; DIAS, Reginaldo Benedito; "A RELAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MANDAGUARI COM A COMPANHIA MELHORAMENTOS NORTE DO PARANÁ", p. 1268-1274 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt13_173

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações