• -

Site do evento

Comissão organizadora

  • Zilsa Santiago

Você participou do Comitê Organizador desse evento?
Clique aqui.

Maio 2018 vol. 4 num. 2

VII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído / VIII Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral

Palestras

Palestras

Mesas redondas

Mesas redondas

Mesa Redonda 01 - Acessibilidade no Ambiente Construído

Mesa Redonda 01 - Acessibilidade no Ambiente Construído

Mesa Redonda 02 - Percepção e Análise do Ambiente da Tragédia da Boate Kiss

Mesa Redonda 02 - Percepção e Análise do Ambiente da Tragédia da Boate Kiss

Sessão Coordenada - Tecnologias e Metodologias Aplicadas à EAC

Sessão Coordenada - Tecnologias e Metodologias Aplicadas à EAC

Sessões Técnicas

Sessões Técnicas

Acessibilidade 1

Acessibilidade 1

Acessibilidade 2

Acessibilidade 2

Acessibilidade 3

Acessibilidade 3

Acessibilidade 4

Acessibilidade 4

Acessibilidade 5

Acessibilidade 5

Acessibilidade 6

Acessibilidade 6

Acessibilidade 7

Acessibilidade 7

Acessibilidade 8

Acessibilidade 8

Ambiente Construído 1

Ambiente Construído 1

Ambiente Construído 2

Ambiente Construído 2

Ambiente Construído 3

Ambiente Construído 3

Ambiente Construído 4

Ambiente Construído 3

Ambiente Construído 5

Ambiente Construído 5

Ambiente Construído 6

Ambiente Construído 6

Ambiente Construído 7

Ambiente Construído 7

Ambiente Construído 8

Ambiente Construído 8

Sessões de Posters

Sessões de Posters

Sessão de Poster 1

Sessão de Poster 1

Sessão de Poster 2

Sessão de Poster 2

Sessão de Poster 3

Sessão de Poster 3

Neste ano de 2018, o VII ENEAC - Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído chega à Fortaleza, sendo realizado na Universidade Federal do Ceará - UFC, sob a coordenação local do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Design do Departamento de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Tecnologia.

O Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído – ENEAC e o Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral – SBAI ocorrem simultaneamente e têm como objetivo reunir a comunidade acadêmica – pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da área – que pesquisam e desenvolvem trabalhos nestas duas áreas, propiciando o aprofundamento e compartilhando experiências. Este encontro se caracteriza como um grande momento de discussão e aprimoramento de pesquisas desenvolvidas no país, oportunidade de criar novas parcerias de pesquisas e trabalhos na área da ergonomia e acessibilidade, tendo como foco o sistema humano-ambiente.

O congresso representa um espaço qualificado de difusão, trocas e debates sobre investigações desses campos, envolvendo pós-graduação, iniciação científica, egressos, profissionais, empresas e instituições. Esta edição conta com a submissão de 140 trabalhos, entre artigos completos e resumos. Foram selecionados para apresentação 79 trabalhos completos, 33 pôsteres. Mesmo sendo um encontro nacional, temos trabalhos originários de vários estados do Brasil e de outros países, o que representa o crescimento de pesquisas nestas áreas, com a ampliação de programas de mestrado e doutorado, bem como a crescente disseminação da pesquisa no contexto do ensino em nível de diversos cursos de graduação com alunos participantes do evento, como, Arquitetura e Urbanismo, Design, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Infraestrutura, dentre outros. O evento se constitui de conferências proferidas por pesquisadoras de renome internacional das áreas em questão; mesas redondas; sessões técnicas e sessões de pôsteres. Conta ainda com uma Oficina de Fotografia Tátil realizada no laboratório do DAU e lançamento de livros.

Ressalte-se o apoio do CNPq e CAPES, bem como da instituição parceira UFPE, na qual se encontra a coordenação nacional do evento, assim como a adesão da comunidade científica brasileira de Ergonomia no Ambiente Construído e Acessibilidade Integral, que tornaram essa edição possível. Vale destacar a decisiva colaboração dos professores e pesquisadores do Comitê Científico e de avaliação que contribuíram na organização.

Nesta edição do ENEAC, teremos mais uma vez os anais publicados no site da Blucher Proceedings, com indexação de todos os artigos (DOI, CrossRef, Google Scholar) e em aplicativo de celular para Android e Iphone.
Esta é uma realização de todos nós! 
Parabéns a todos!

Esperamos vocês em Fortaleza para participar conosco de mais uma edição do ENEAC!

-

COORDENAÇÃO NACIONAL DO ENEAC

Profª.Drª. Vilma Villarouco –  Professora do Departamento de Expressão Gráfica da UFPE. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ergonomia. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Design.

 

COORDENAÇÃO LOCAL DO VII ENEAC

Profª. Drª. Zilsa Maria PintoSantiago – Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Design (PPGAU+D/UFC) do Departamento de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará.

 

 

COORDENAÇÃO DOCOMITÊ CIENTÍFICO

Prof. Dr. Lourival Costa Filho – Professor do Núcleo de Design e Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. Docentedo Curso de Graduação em Design e dos Programas de Pós-Graduação em Design (PPGDESIGN-UFPE) e em Ergonomia (PPERGO-UFPE).

 

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

PROFESSORES

Prof.ª Dr.ª Nadja Gleuca Dutra Montenegro – Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. É Professora do Departamento de Engenharia de Transportes (DET/UFC).  Coordenadora de Extensão do Pici/UFC.

Prof. Dr. Paulo Jorge Alcobia Simões – Doutor em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidadede Lisboa. Professor Colaborador do PPGAU+D/UFC. Professor do Curso de Design – DAU/UFC.

Prof. Dr. Ricardo Alexandre Paiva –Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Design (PPGAU+D) da UFC. Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo e do PPGAU+D - DAU/UFC.

Prof. Dr. Roberto Cesar Cavalcante Vieira – Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará.Professor do Curso de Design – DAU/UFC.

Prof.ª Dr.ª Vanda Magalhães Leitão – Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFC. Professora do Departamento de Letras Libras. Diretora da Secretaria de Acessibilidade UFCInclui.

 

COLABORADORES

M.Sc. Luana Ferreira Cavalcante - Mestre em Arquitetura, Urbanismo e Design pelo PPGAU+D/UFC.

Arq. Plinio Renan Silveira – Arquiteto e Urbanista. Membro da Coordenadoria de Obras e Projetos da Universidade Federal do Ceará.  Mestrando em Arquitetura, Urbanismo e Design do PPGAU+D/UFC.

Esp. Raquel Pessoa Morano - Pós-Graduada em Projeto Bioclimático e Sustentável pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestranda em Arquitetura, Urbanismo e Design do PPGAU+D/UFC.

 

APOIO TÉCNICO:

Vilenilza Matos Calado – Graduada em Economia Doméstica – Experiência em organização de eventos científicos, educacionais e sociais.

Virna Maria Oliveira – Técnica em Edificações pelo Instituto Federal do Ceará - IFCE. Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará.  

 

COMITÊ CIENTÍFICO

 

Ana Paula Lima Costa – MINISTÉRIO DA FAZENDA/PE

Angelina Dias Leão Costa – UFPB

Anna Lúcia dos Santos Vieira e Silva – UFC

Arthur Henrique Neves Baptista – UNICAP.PE

Christianne Falcão – UNICAP.PE

Claudia Mont’Alvão – PUC.RIO

Gilberto Rangel de Oliveira – UCAM

Gleice Azambuja Elali – UFRN

Isabela Fernandes Andrade – UFPEL

Laura Bezerra Martins – UFPE

Lizandra Garcia Lupi Vergara – UFSC

Lourival Lopes Costa Filho – UFPE (Coordenador)

Lúcia Gomes Ribeiro – PUC.RIO

Luiz Bueno da Silva – UFPB

Luis Carlos Paschoarelli – UNESP

Marcia Rangel – IF/ Sudeste MG

Marie Monique Bruère Paiva – UFPE

Maristela Moraes de Almeida – UFSC

Nadia Khaled Zurba – UFC

Núbia Bernardi – UNICAMP

Paulo Alcobia Simões – UFC

Thaisa Sampaio Sarmento – UFAL

Valéria de Barros Viana – UFPE

Vanessa Goulart Dorneles – UFSC

Vera Bins Ely – UFSC

Vilma Villarouco – UFPE

Zilsa Maria Pinto Santiago – UFC