Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

O PAPEL DA INTERDISCIPLINARIDADE NA AVALIAÇÃO DA ACESSIBILIDADE EM AMBIENTE URBANO PÚBLICO

ALMEIDA, Eduardo Augusto Monteiro ; NOGUEIRA, Dhyego de Lima ; COSTA, Angelina Dias Leão ;

Artigo completo:

Devido à grande complexidade em mapear as condições de acessibilidade em espaços urbanos públicos de lazer, adotou-se uma relação de pesquisa-ação, a partir do olhar múltiplo de docentes e discentes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Terapia Ocupacional de uma universidade pública. Focando no público idoso, a pesquisa buscou identificar as principais atividades desenvolvidas bem como as necessidades físico-espaciais a partir de um diagnóstico físico-espacial, objetivando a melhoria da mobilidade pedonal e usufruto adequado do espaço em estudo. As atividades interdisciplinares permitiram uma visão abrangente da relação pessoa-ambiente, identificou as limitações dos usuários e as barreiras do ambiente.

Artigo completo:

Palavras-chave: Acessibilidade, Ambiente Construído, Interdisciplinaridade, Espaço Urbano.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/eneac2018-036

Referências bibliográficas
  • [1] ALMEIDA, Eduardo Augusto Monteiro. O idoso no espaço público urbano: usos, apropriações e limitações físico-espaciais no parque arruda câmara. PROBEX. UFPB. João Pessoa. 2016. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. 3. ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2015. 148p. BRASIL. Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providencias. Brasília. 2003. Disponível em: < http://goo.gl/bLddT > Acesso em: 02 de janeiro de 2015. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Demográfico e Contagem da População: Universo – Características da população e do domicilio (Tabela 1552 – População residente, por situação de domicilio e sexo, segundo a forma de declaração da idade e a idade). Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: < http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/protablasp?c=1552&z=cd&o=7&i=P > Acesso em: 26 de novembro de 2015. LYNCH, K. A imagem da cidade. Título original: The image of the city. 1960, 2ª ed. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 1997. NOGUEIRA, D.L. Wayfinding e legibilidade ambiental em parque urbano: Um estudo da percepção de usuários idosos. Dissertação de mestrado, Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. RHEINGANTZ, P.A. et al. Observando a qualidade do lugar: procedimentos para a avaliação pós-ocupação. Coleção PROARQ. FAU/UFRJ. Rio de Janeiro/RJ: 2009.
Como citar:

ALMEIDA, Eduardo Augusto Monteiro; NOGUEIRA, Dhyego de Lima; COSTA, Angelina Dias Leão; "O PAPEL DA INTERDISCIPLINARIDADE NA AVALIAÇÃO DA ACESSIBILIDADE EM AMBIENTE URBANO PÚBLICO", p. 465-476 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2018-036

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações