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A ACESSIBILIDADE NO PROCESSO DE INCLUSÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA

BELISARIO, Thaynara Mayra Maciel; WAGNER, Milena Scur; ALVES, Ana Caroline Dias; ANGELIM, Patrícia Barreira; SANTIAGO, Zilsa Maria Pinto;

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O ambiente escolar possui importância indiscutível no processo de formação de qualquer pessoa, devendo garantir pleno acesso a todos que compõem esse espaço. O presente trabalho tem como objetivo estudar e analisar as condições de acessibilidade física em escolas públicas de diversos bairros da cidade de Fortaleza, contribuindo com a construção de um panorama geral no que diz respeito à acessibilidade espacial dos prédios escolares já construídos e buscando reforçar a importância do desenho universal na arquitetura escolar. Apresenta resultados de pesquisa sobre acessibilidade nos prédios escolares das seis regionais de Fortaleza, tendo como referência metodológica técnicas da Avaliação Pós-Ocupação.

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Palavras-chave: Acessibilidade; Escolas Públicas; Avaliação Pós-Ocupação.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/eneac2018-037

Referências bibliográficas
  • [1] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2015. BRASIL. Decreto Nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004, que regulamenta as Leis nºs10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. CAMBIAGHI, Silvana Serafino. Desenho Universal: métodos e técnicas de ensino na graduação de arquitetos e urbanistas. (Dissertação – Mestrado em Estruturas Ambientais Urbanas – FAUUSP). São Paulo, 2004. SANTIAGO, Z. M. P. Acessibilidade física no ambiente construído: o caso das escolas municipais de ensino fundamental de Fortaleza-CE (1990 – 2003). Dissertação de Mestrado. FAUUSP, São Paulo, 2005. ORNSTEIN, Sheila; ROMÉRO, Marcelo. Avaliação Pós-Ocupação (APO) do ambiente construído. São Paulo: Studio Nobel; Editora da Universidade de São Paulo, 1992. PREISER, Wolfgang F.E. Post-occupancy evaluation. New York: Van Nostrand Reinhold, 1988.
Como citar:

BELISARIO, Thaynara Mayra Maciel; WAGNER, Milena Scur; ALVES, Ana Caroline Dias; ANGELIM, Patrícia Barreira; SANTIAGO, Zilsa Maria Pinto; "A ACESSIBILIDADE NO PROCESSO DE INCLUSÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA", p. 477-488 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2018-037

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