Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO DE PARÂMETROS DE CONFORTO AMBIENTAL PARA AVALIAÇÃO DO CONFORTO TÉRMICO EM SALAS DE AULA

LOPES, Aline Cesa de Sousa ; VOLGES, Rozeli ;

Artigo completo:

A preocupação com o ambiente apropriado e que ofereça parâmetros adequados de conforto para o desenvolvimento das atividades humanas deve se estender principalmente aos edifícios escolares, em seus diferentes níveis, visto que estes locais abrigam inúmeras pessoas com a finalidade de adquirir conhecimento e cultura. Assim, é necessário que a arquitetura destes prédios esteja adequada para receber os estudantes e possibilitar condições de conforto ambiental. A condição de conforto é obtida mediante o efeito conjugado e simultâneo de um complexo conjunto de fatores objetivos, como os elementos do clima, ergonomia geral do ambiente, incluindo níveis de iluminação, ruídos, acessibilidade entre outros aspectos. O presente trabalho visa à padronização de um instrumento de avaliação que possa ser empregado em edificações escolares, tomando como base os parâmetros de conforto ambiental térmico. A pesquisa proposta foi desenvolvida a partir da abordagem qualitativa e investigativa, que resulta na concepção de um instrumento de identificação de parâmetros de conforto ambiental para avaliação do conforto térmico em salas de aula. Este instrumento pode ser aplicado na etapa de concepção do projeto, como também para processos de retrofit, direcionando medidas de adequação e melhorias do desempenho térmico da edificação e de ambientes isolados, até mesmo indicando a necessidade de uso de condicionadores de ar quando as estratégias passivas não forem suficientemente boas. 

Artigo completo:

Palavras-chave: conforto térmico, instrumento de avaliação, salas de aula.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/eneac2018-054

Referências bibliográficas
  • [1] ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15220: Desempenho Térmico de Edificações– Parte 0 Rio de Janeiro, 2005. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2015. ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575: edificações habitacionais de até cinco pavimentos – Desempenho. Rio de Janeiro, 2013. BELTRAME, M. B., MOURA, G. R. Edificações escolares: infra-estrutura necessária ao processo de ensino e aprendizagem escolar. Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Campus de Cascavel. Programa de Pós-Graduação em letras. , 2007. BRANDON, Peter S.; POWELL, James A. Quality and profit in building design. London: Spon, 1984. GIVONI, B. “Comfort, climate analysis and building design guidelines”. Energy and Building. 1992. VASCONCELLOS, S. Arquitetura: dois estudos. 2. ed. Brasília: MEC, Secretaria da Educação Superior; Goiânia: Universidade Católica de Goiás, 1983.
Como citar:

LOPES, Aline Cesa de Sousa; VOLGES, Rozeli; "DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO DE PARÂMETROS DE CONFORTO AMBIENTAL PARA AVALIAÇÃO DO CONFORTO TÉRMICO EM SALAS DE AULA ", p. 750-761 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2018-054

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações