Blucher Design Proceedings
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IDENTIFICAÇÃO DE BARREIRAS FÍSICAS EM AMBIENTES CONSTRUÍDOS
IDENTIFICAÇÃO DE BARREIRAS FÍSICAS EM AMBIENTES CONSTRUÍDOS
PEREIRA, Ana Beatriz Soares; SILVA, Matheus Alberto Menezes; PAIVA, Anselmo Cardoso; MAIA, Ivana Márcia Oliveira
Artigo completo:
Neste trabalho são identificadas as armadilhas de acessibilidade que funcionam como barreiras físicas, algumas vezes quase imperceptíveis, que dificultam o acesso e utilização de ambientes por pessoas com alguma deficiência física, como os desníveis de piso, maçanetas, portas, janelas, interruptores, bebedouros, sanitários, válvulas de descarga, torneiras, lavatórios, papeleiras, corrimãos etc. O estudo possibilitou identificar os variados modelos desses elementos utilizados em ambientes de uso comum, além de apontar os modelos mais adequados para o uso universal.
Neste trabalho são identificadas as armadilhas de acessibilidade que funcionam como barreiras físicas, algumas vezes quase imperceptíveis, que dificultam o acesso e utilização de ambientes por pessoas com alguma deficiência física, como os desníveis de piso, maçanetas, portas, janelas, interruptores, bebedouros, sanitários, válvulas de descarga, torneiras, lavatórios, papeleiras, corrimãos etc. O estudo possibilitou identificar os variados modelos desses elementos utilizados em ambientes de uso comum, além de apontar os modelos mais adequados para o uso universal.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/eneac2018-039
Referências bibliográficas
- [1] GUIA Prático de Acessibilidade: Critérios e especificações técnicas para avaliação de acessibilidade em edificações, mobiliário e espaços. [S.l.: s.n.], [21<<?]. 142 p. Disponível em: <http://www.mpsp.mp.br/portal/page/porta l/Cartilhas/GuiaPraticoDeAcessibilidade.pdf>. Acesso em: 01 fev. 2017. IBGE, Censo Demográfico 2010: Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Acessado em http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populaao/censo2010/caracteristicas_religiao_deficie ncia/caracteristicas_religiao_deficiencia_tab_p df.shtm IIDA, Itirok BUARQUE, Lia. Ergonomia: Projeto e Produção. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2016. 850 p. Norma Brasileira: ABNT 9050, Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. 3.ed. Rio de Janeiro: [s.n.],2015. 148 p. PEZZINI, M. Design emocional: curso: design, disciplina: Ergonomia 3 – UFSC. Notas de Aula. Slides. 2013. Disponível em: <http://www.slideshare.net/marinapzn/apost ila<de< design<2013>. Acesso em: mar/17. Portal Brasil, Educação: dados do censo escolar indicam aumento de matrículas de alunas com deficiência. Acessado em: http://www.brasil.gov.br/educacao/2015/03/dad os<do<censo< escolar<indicam<aumento<dematriculas<de<alunos<com<deficiencia projeto e produção. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2016. 850 p. SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, mar./abr. 2009, p. 10<16.
Como citar:
PEREIRA, Ana Beatriz Soares; SILVA, Matheus Alberto Menezes; PAIVA, Anselmo Cardoso; MAIA, Ivana Márcia Oliveira; "IDENTIFICAÇÃO DE BARREIRAS FÍSICAS EM AMBIENTES CONSTRUÍDOS", p-491-500.
In: .
São Paulo: Blucher,
2018.
ISSN 23186968,
DOI 10.5151/eneac2018-039
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TY - CONF T1 - IDENTIFICAÇÃO DE BARREIRAS FÍSICAS EM AMBIENTES CONSTRUÍDOS JO - Blucher Design Proceedings VL - 4 IS - 2 SP - 491 EP - 500 PY - 2018 T2 - VII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído / VIII Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral AU - , , , SN - 23186968 DO - http://dx.doi.org/10.5151/eneac2018-039 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/identificao-de-barreiras-fsicas-em-ambientes-construdos-27912 KW - ER -
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Ana Beatriz Soares PEREIRA, Matheus Alberto Menezes SILVA, Anselmo Cardoso PAIVA, Ivana Márcia Oliveira MAIA, IDENTIFICAÇÃO DE BARREIRAS FÍSICAS EM AMBIENTES CONSTRUÍDOS, Blucher Design Proceedings, Volume 4, 2018, Pages 491-500, ISSN 23186968, http://dx.doi.org/10.5151/eneac2018-039 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/identificao-de-barreiras-fsicas-em-ambientes-construdos-27912) Palavras-chave:: ;