Resumo expandido - Open Access.

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DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO CONCEITUAL DE AMBIENTE DE APRENDIZAGEM

SARMENTO, Thaisa F. C. S.; VILLAROUCO, Vilma;

Resumo expandido:

Este artigo aborda o desenvolvimento de um modelo conceitual de ambiente de aprendizagem, desenvolvido a partir da triangulação de métodos originalmente distintos. O Design Science Research (DRESCH et al., 2015) surge como paradigma epistemológico central, gerador de ideias, conceitos e novos artefatos, com intuito de solucionar problemas da realidade, e é alimentado por dois métodos de abordagem ergonômica para o ambiente construído: a MEAC – Metodologia Ergonômica para o Ambiente Construído (VILLAROUCO, 2009) e as etapas de projetação ergonômicas de Attaianese e Duca (2012). São especialmente descritas as técnicas geradas para coleta de dados, desenvolvimento e avaliação do Modelo Conceitual.

Resumo expandido:

This article discusses the development of a conceptual model of learning environment, developed from a triangulation of three distinct original methods. The Design Science Research (DRESCH et al., 2015) emerges as a central epistemological paradigm that generate ideas, concepts and new artifacts, with the aim of solving problems of reality. It is powered by two methods of ergonomics applied to the built environment: the MEAC – Ergonomic Methodology for the Built Environment (VILLAROUCO, 2009) and the ergonomic design steps by Attaianese and Duca (2012). There are specially detailed the generated techniques for data collection, development and evaluation of the conceptual model.

Palavras-chave: Modelo Conceitual; Design Science Research; Ergonomia do Ambiente Construído; Design Participativo.,

Palavras-chave: Conceptual Model; Design Science Research; Ergonomics for the Built Environment and Participatory design.,

DOI: 10.5151/eneac2018-mr07

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Como citar:

SARMENTO, Thaisa F. C. S.; VILLAROUCO, Vilma; "DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO CONCEITUAL DE AMBIENTE DE APRENDIZAGEM", p. 56-62 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2018-mr07

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